O levantamento “Hábitos de Consumo e Desejo da Geração Z” mostra que o ChatGPT já está entre os buscadores favoritos de 59,43% dos jovens conectados no Brasil. Ele aparece atrás apenas do TikTok (59,96%) e do Google (76,64%). Isso impacta a estratégia de SEO das marcas, pois reduz o tráfego proveniente dos resultados. Então surge a pergunta inevitável: como posicionar seu site nas buscas feitas com inteligência artificial?
Veja as dicas de SEO para ChatGPT e outras ferramentas similares:
- marcas e sites menores podem se destacar nos resultados gerados por IA;
- mas é preciso concentrar seus esforços em conteúdos altamente informativos;
- formatos como listas, avaliações e comparativos dão um impulso extra;
- e distribuir seu conteúdo em publishers também ajuda no posicionamento da marca.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Buscas com inteligência artificial afetam o tráfego das marcas
A inteligência artificial generativa traz benefícios, assim como riscos para os negócios. Um dos problemas é a perda de tráfego, já que os resultados de ferramentas como o ChatGPT e o próprio Google reduzem a necessidade de cliques para o usuário obter uma resposta à busca.
No caso do Google, uma análise da Ahrefs apontou uma queda de 34,5% na taxa de cliques, na média, para os primeiros resultados em 300 mil palavras-chave quando o resumo de IA está presente.
Um estudo do Pew Research Center também identificou uma redução de 46,7% nos cliques. O CTR (click-through rate) caiu de 15% para 8% com a geração automática de resumos.
Além disso, dados da GrowthSRC Media mostram que a página mais bem ranqueada no Google perdeu 32% dos cliques. Mas um fenômeno interessante aconteceu entre os resultados da sexta à décima posição: o CTR aumentou 30,63% nesses casos.
Há outros indícios de que as buscas com IA generativa podem ser vantajosas para certos negócios. De acordo com a Semrush, por exemplo, a pesquisa no ChatGPT permite que sites com uma quantidade menor de visitantes ou a partir da terceira página do Google apareçam entre os primeiros resultados. Alguns endereços até já recebem mais tráfego da ferramenta da OpenAI que do buscador mais usado no mundo.
Como o brasileiro avalia o uso da inteligência artificial?
SEO para posicionar seu site no ChatGPT e outras IAs
Nem tudo está perdido para os sites. Mesmo que haja uma queda nos cliques em um primeiro momento, é possível manter a autoridade da marca e o interesse por ela no longo prazo.
Mas posicionar seu site em buscadores como o ChatGPT exige um conteúdo altamente informativo. Como revela a Semrush, a maioria das buscas conhecidas nessa ferramenta são motivadas pela necessidade de uma informação.
Já o Pew Research Center ressalta que as pesquisas contendo perguntas — quem, o quê e por quê — geram resumos de inteligência artificial em 60% das ações no Google. Ou seja, se você estruturava seu conteúdo de olho nos featured snippets dos resultados, não terá problemas nessa área.
O blog da Backlinko também recomenda investir na produção de conteúdos mais informativos, focados em responder às dúvidas dos usuários. E ainda sugere alguns formatos que facilitam a leitura pelas ferramentas de inteligência artificial:
- Listas com os “melhores” ou “mais” de uma categoria: posicionam sua marca de uma forma concreta. Mas é preciso mostrar argumentos específicos para cada item. Inclusive, cada opção pode ser a melhor para determinado perfil.
- Tabelas comparativas: são bastante úteis na fase de decisão de compra, pois permitem que a ferramenta “entenda” o diferencial da sua marca para recomendá-la.
- Páginas com dúvidas comuns: os grandes modelos de linguagem por trás de ferramentas como o ChatGPT, o Gemini ou o Claude são treinados em plataformas de perguntas e respostas. Esse, portanto, é um formato habitual para eles.
- Opiniões com direcionamentos claros: uma ótima forma de satisfazer a intenção de busca é fornecer informações diferenciadas com passos claros para os usuários agirem.
Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio.
Novos canais de conteúdo para sua estratégia de SEO
Temos mais uma dica para sua estratégia de SEO na era do ChatGPT: diversificar os canais de comunicação da marca. Se o tráfego já não vem mais dos buscadores, é preciso atrair o público no TikTok, no LinkedIn, na televisão, na rádio ou onde fizer sentido para seu negócio.
Nesse sentido, ter o conteúdo da sua marca em sites de publishers como o NSC Total pode reforçar seu posicionamento nos resultados gerados por inteligência artificial. De acordo com a Semrush, os meios de comunicação de massa são o terceiro maior gerador de tráfego no ChatGPT, atrás somente das categorias de serviços on-line e educação.
O blog da Backlinko recomenda, igualmente, a presença em publicações confiáveis na internet para melhorar seu ranqueamento nas ferramentas de IA.
Além disso, a análise da Semrush mostra que essas ferramentas priorizam conteúdos mais recentes. Aí está um motivo extra para incluir agora essa tática na sua estratégia de SEO.
Então, resumindo a resposta à pergunta de como posicionar seu site em resultados gerados por IA no Google, no ChatGPT e em outras ferramentas:
- foque em conteúdo informativo;
- use listas, comparações, FAQs e guias;
- diversifique os canais de atração de tráfego;
- distribua seu conteúdo via publishers.
Aproveite o embalo para descobrir como ter o conteúdo da sua marca nos veículos da NSC.