As vendas no e-commerce seguem crescendo na América Latina. A eMarketer calcula que o crescimento na região deve ser de 12,2% em 2025, na comparação com o ano anterior, enquanto a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta uma alta de 10% para o Brasil no mesmo período. E você, também quer evoluir no setor?
Estes dados vão ajudar a aumentar as vendas no e-commerce:
- 39% dos consumidores compram on-line pelo frete grátis ou com valor reduzido;
 - 74% preferem comprar em marketplaces, como Mercado Livre e Amazon;
 - 67% voltam a adquirir das mesmas marcas que oferecem boas experiências;
 - e 60% querem programas de recompensa pela lealdade ao negócio.
 
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3 estratégias fáceis para aumentar as vendas no e-commerce
A melhor estratégia para o e-commerce é aquela que parte do comportamento do consumidor. Então, às vezes, ter melhores resultados é muito mais simples do que parece.
Com essa ideia, trazemos os principais insights do relatório “E-Consumidor 2026”, do Opinion Box em parceria com a Nuvemshop, para mostrar três caminhos ao alcance do seu negócio. Acompanhe!
1. Use o frete grátis de maneira inteligente
Os dados da pesquisa confirmam a importância do frete na decisão de compra do consumidor on-line.
O frete grátis ou com valor reduzido, por exemplo, é o segundo motivo mais relevante para comprar em uma loja virtual. Essa foi a resposta de 39% dos entrevistados, logo abaixo dos preços menores praticados no e-commerce, com 40%.
Pela perspectiva oposta, e ainda reforçando o ponto inicial, o frete muito caro é apontado por 57% do público como o maior responsável pelo abandono do carrinho.
Mas é preciso reconhecer que oferecer o frete grátis em todos os casos não é uma prática sustentável para as lojas virtuais. O que fazer, então?
O “E-Consumidor 2026” sugere algumas soluções:
- Disponibilize o frete grátis em regiões onde o custo de envio é mais baixo, geralmente mais perto da empresa, embora também seja possível oferecer como uma promoção para o fortalecimento da marca em certos mercados.
 - Use o frete grátis como recurso para impulsionar a venda de produtos ou categorias específicas, como os itens de entrada que atraem novos consumidores para o negócio ou aqueles com margem elevada de lucro.
 - Do mesmo modo, procure oferecer essa opção para compras a partir de um valor mínimo, o que pode aumentar o ticket médio no comércio eletrônico.
 
Conheça as tendências do e-commerce no Brasil para 2026.
2) Aproveite a presença nos marketplaces
Não há como negar o papel dos marketplaces para aumentar as vendas no e-commerce. Esse é o canal preferido de 74% dos consumidores para as compras on-line, especialmente por causa da praticidade e rapidez, e é também o mais usado para começar a pesquisa sobre produtos e serviços.
Ao mesmo tempo, é o pior canal possível para os lojistas que visam reter os clientes. De acordo com a Nuvemshop, os marketplaces têm apenas 8,7% de retenção.
Nesse caso, o indicado é aproveitar a presença neles para atrair o público na primeira compra e logo direcioná-lo para os canais próprios da marca.
Aqui estão os truques para conseguir isso:
- Envie no pacote um cartão de agradecimento convidando o consumidor para seguir seus perfis nas redes sociais ou assinar a newsletter.
 - Informe sobre conteúdos ou produtos exclusivos para acompanhar no site, além de divulgar o programa de fidelidade, se tiver.
 - Inclua um código de desconto para usar na próxima compra nos canais próprios de venda.
 
Como tornar a experiência no e-commerce mais divertida?
3) Trate seu cliente como VIP
Oferecer uma boa experiência ao público é essencial para aumentar as vendas no e-commerce. O levantamento mostra que dois em cada três consumidores on-line costumam comprar sempre da mesma marca depois de terem uma experiência positiva com ela.
Daí a necessidade de cuidar de cada aspecto da jornada de compra virtual. Desde a comunicação, passando pelas páginas de produtos e o pagamento, até o envio, tudo conta para a fidelização dos clientes.
Ao mesmo tempo, o público também espera ser recompensado por essa fidelidade. Inclusive, 60% dos entrevistados no “E-Consumidor 2026” desejam ter programas de recompensa no relacionamento com as marcas.
Outras formas de oferecer um tratamento VIP incluem:
- acesso antecipado a lançamentos e promoções;
 - conteúdos sobre como usar melhor os produtos ou serviços;
 - acesso a um grupo exclusivo para clientes;
 - e eventos virtuais com especialistas da área.
 
Viu como é possível aumentar as vendas no e-commerce sem precisar reinventar a roda? Receba mais dicas para ter melhores resultados assinando a newsletter do Negócios SC.


