O relatório de marketing da Nielsen em 2025 mostra que, na América Latina, 46% dos profissionais de marketing priorizam o reconhecimento da marca. Esse é um percentual maior até que o daqueles buscando o crescimento da receita. Mas como alcançar esse objetivo? As dicas a seguir podem ajudar.
Descubra como aumentar o reconhecimento da marca:
- esse é um objetivo para o longo prazo e exige um orçamento próprio de marketing;
- marcas fortes registram um desempenho 73% melhor que a média do mercado;
- certas mídias contribuem mais para a lembrança e, logo, o reconhecimento da marca;
- mas uma estratégia de mídia multiplataforma traz os melhores resultados no geral.
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5 dicas para aumentar o reconhecimento da marca
1. Tenha métricas separadas para objetivos de curto e longo prazo
Objetivos de curto prazo, focados exclusivamente no desempenho, são mais fáceis de mensurar. Para isso, existem métricas como visualizações, custo por mil impressões, taxa de cliques, entre tantas outras.
Mas o reconhecimento da marca não segue essa lógica. Ele não tem um resultado imediato, embora seja fundamental para fortalecer o negócio diante da concorrência e aumentar a participação dele no mercado.
Nesse sentido, um longo estudo da McKinsey & Company mostra que as empresas com um branding forte apresentam um desempenho 73% superior à média do mercado.
Seu desafio, portanto, é estabelecer métricas separadas para analisar o fortalecimento da marca, condizentes com esse projeto duradouro.
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2. Defina um orçamento específico para o reconhecimento da marca
Ao contrário do que muitas empresas praticam na comunicação, não é possível fortalecer o reconhecimento da marca apenas com anúncios comerciais. Ou seja, com a publicidade de fundo de funil, focada na conversão de vendas.
Então, sabe o que pode gerar ainda maiores resultados? Divulgar a própria marca. Segundo o ROI Genome, essa prática tem um melhor desempenho em 80% das vezes.
Já um estudo da Analytic Partners mostra que é o investimento no topo do funil que sustenta os resultados do fundo. Sem esse orçamento, as conversões seriam bem menos expressivas ao final da jornada.
Moral da história: é preciso separar parte do orçamento de marketing para investir no reconhecimento da marca. Ou, como resume a McKinsey & Company: “Ao adotar um marketing de funil completo, as empresas podem gerar mais valor sem gastos extras”.
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3. Invista nas mídias que favorecem a lembrança do público
A lembrança e o reconhecimento da marca andam juntos. Afinal, se o consumidor consegue lembrar, somente então ele pode reconhecer.
Mas nem todas as mídias contribuem da mesma forma para tornar a marca mais lembrada. Algumas são mais eficazes em reter a atenção do público e fixar a mensagem dos anunciantes. E quais são elas? Diferentes pesquisas apontam para as mídias tradicionais, como televisão e rádio.
Por exemplo, um estudo da Hub Entertainment Research comparou o efeito de anúncios vistos na TV e no celular. No primeiro, 62% dos participantes conseguiram recordar metade ou mais dos anunciantes na programação. Já na navegação móvel, o índice caiu para 46%.
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4. Use uma estratégia de mídia multiplataforma
O fato de que algumas mídias funcionam melhor para aumentar a lembrança da marca não significa que você deva investir em apenas uma delas. Pelo contrário, os dados mostram que uma comunicação multiplataforma dá bons resultados.
Esse é o caso de um levantamento de Spectrum Reach e Magna Global. Ele concluiu que combinar uma estratégia de vídeo com TV linear, TV conectada e dispositivos móveis aumentou a intenção de compra em 13%, na média.
A capacidade de reconhecer a marca em diferentes contextos é importante para o fortalecimento do negócio. Por isso, é melhor diversificar o mix de mídia, sem esquecer aqueles que são mais eficazes em atrair a atenção dos consumidores.
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5. Aposte em campanhas com mensagens fortes
Será mais difícil alguém se lembrar da marca, quanto mais a distinguir da concorrência, se os próprios anúncios dela são facilmente esquecíveis.
Nesse aspecto, a Kantar lista os elementos que as campanhas de sucesso apresentam e que sua comunicação também pode usar:
- Coragem para posicionar a marca, apoiar causas e quebrar estereótipos.
- Emoção por meio de exageros, dramas e pequenas tragédias.
- Sinceridade no discurso e na representação do tema ou das personagens.
- Humor para trazer leveza e uma nova perspectiva para a vida.
O princípio por trás disso é simples. Quanto mais sua comunicação for capaz de se conectar com o público, maior tende a ser o reconhecimento da marca.
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