Veja o que os brasileiros buscam ao comprar carro em 2025

15/05/2025

Veja o que os brasileiros buscam ao comprar carro em 2025

Depois de o Brasil ter batido o recorde de vendas de veículos em 2024, com 14,2 milhões de unidades comercializadas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) prevê um novo patamar histórico para o mercado automotivo do País em 2025. O resultado do setor deve ser positivo mesmo diante da redução dos financiamentos por causa dos juros em alta. 

Então, o que os brasileiros buscam ao comprar carro em 2025?

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A jornada de quem pretende comprar carro em 2025

A pesquisa “Mercado de Autos” com o público do UOL revelou que quatro em cada dez brasileiros pretendem comprar carro nos próximos dois anos. O perfil dos interessados é composto principalmente por trabalhadores (69%), pessoas das classes A e B (52%) e acima dos 35 anos (58%).

De acordo com o levantamento, 87% dos brasileiros começam a jornada de compra de forma on-line, pesquisando informações na internet. Esse número é muito próximo de um estudo internacional da EY, que informou: 83% dos consumidores em 20 países preferem começar a busca por um automóvel em canais digitais.

Entretanto, a maioria do público brasileiro ainda tem predileção pela compra presencial, segundo a pesquisa “Mercado de Autos”.

Onde prefere comprar carro:

Já a pesquisa “Intenção de Compra 2025”, da Webmotors, revela como os consumidores pretendem pagar. O financiamento parcial é a opção mais mencionada, com 57% dos entrevistados indicando essa resposta. O pagamento à vista vem em seguida, com 35%, seguido pelo financiamento total (15%) e pelo leasing ou consórcio (6%).

A influência da publicidade na jornada de compra automotiva.

O que importa ao comprar carro 0 km ou seminovo?

Dois em cada três interessados em comprar carro no Brasil estão atrás de um seminovo ou usado, segundo a Webmotors. Outros 17% procuram um veículo zero quilômetro e 17% ainda não decidiram.

Quem deseja um seminovo ou usado está de olho, principalmente, no preço mais acessível. Esse fator foi mencionado por 80% dos consumidores na categoria.

Principais motivos para a compra de um seminovo ou usado:

Por outro lado, a garantia de fábrica é um grande atrativo na compra de um carro novo. 

Principais razões para a compra de um carro zero quilômetro:

Seja ao comprar um carro novo, seja ao optar por um seminovo ou usado, os brasileiros querem se atualizar no mercado automotivo. Inclusive, as três maiores motivações para a compra ou troca dizem respeito a esse comportamento: 36% procuram uma atualização de modelo, 30% costumam trocar de tempos em tempos e 25% avaliam que o veículo atual já está velho.

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SUV e veículos flex lideram a intenção de compra no Brasil

Na pesquisa “Intenção de Compra 2025”, os SUVs são os modelos mais procurados tanto por quem sonha com um carro novo quanto por quem procura um seminovo. Depois aparecem os sedãs e os hatches.

Os SUVs só não aparecem nos favoritos de quem já possui um sedã ou uma picape. Nesses casos, a tendência é de que 43% e 48% dos proprietários, respectivamente, mantenham-se fiéis a esses modelos.

No entanto, apenas 29% dos donos de hatches pretendem continuar nessa categoria. Entre eles, 34% buscam um SUV. Já os utilitários esportivos alcançam um índice de fidelidade de incríveis 72% entre os proprietários.

Outro destaque da Webmotors diz respeito à preferência dos brasileiros por comprar carro flex. O motor flexível é a escolha de 65% dos interessados.

Tipo de motor escolhido pelos brasileiros em 2025:

Apesar de o Brasil liderar a intenção de compra de veículos elétricos na América Latina, como aponta a PwC no estudo “Rumo à mobilidade elétrica”, o País ainda está longe de ser uma potência nesse sentido. O que pode atrair mais consumidores para essa opção? Segundo a Webmotors, a economia de combustível, o custo-benefício e o valor do veículo abaixo dos R$ 200 mil reais.

Para completar o tema, aqui vai um dado interessante da pesquisa do UOL: 47% do público no mercado automotivo admite que a publicidade influencia a decisão de compra no setor. Saiba, então, como anunciar para a maior audiência em Santa Catarina com a NSC.

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