O marketing literário no Brasil tem um grande desafio. Segundo o “Panorama do Consumo de Livros”, realizado pela Nielsen BookData, apenas 16% dos adultos no País compraram livros nos 12 meses anteriores ao levantamento.
A Editora Simetria, fundada em 2019, conhece bem o cenário. É por isso que no lançamento do livro “A Revolta da Paz” a editora catarinense investiu nas mídias tradicionais para ampliar o alcance do projeto e despertar o interesse do público.
A NSC, como o maior ecossistema de comunicação em Santa Catarina, fez parte dessa estratégia. Por sinal, merece destaque a ação de conteúdo patrocinado no NSC Total especialmente desenvolvida para a divulgação da obra.
Leia mais dessa história a seguir!
Um novo momento para a Editora Simetria
Em outubro de 2023, a editora lançou “A Revolta da Paz”. A obra de viés político-econômico é baseada em quatro pilares: democracia direta e plebiscitária; democracia municipalista; democracia econômica; e ainda traz um roteiro para a execução das reformas necessárias. Como escreve Luiz A. Salies, proprietário da Editora Simetria e autor do livro:
“O Movimento Revolta da Paz vai propiciar o desenvolvimento social em todas as áreas vivenciais humanas; alçando a coletividade para degrau mais justo e igualitário, sobretudo com propósito de erradicar os males históricos, que sempre afetaram as pessoas e as nações”.
O lançamento foi um momento-chave tanto para a editora quanto para o autor. Mas, para que o livro tivesse o impacto desejado, era preciso impactar um grande público. Então, a Editora Simetria foi além da comunicação nas redes sociais e no YouTube a que estava acostumada e investiu também na mídia tradicional. Como explica Salies, o maior alcance de audiência foi determinante para essa escolha.
Repercussão com o conteúdo patrocinado no NSC Total
Em parceria com a NSC, foi elaborada uma estratégia multimídia para divulgar o lançamento de “A Revolta da Paz” entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. A presença na televisão, na rádio e no jornalismo on-line pretendia apresentar o livro ao maior público possível.
— A repercussão foi grande, ajudou a melhorar os acessos nas mídias sociais, e percebemos que aumentou a procura pelo livro. A maior repercussão foi com a publicação no NSC Total — comenta Luiz A. Salies.
O proprietário e autor refere-se ao conteúdo patrocinado no NSC Total abordando o lançamento do livro. Muitas pessoas tomaram conhecimento da obra a partir dessa matéria.
Uma das grandes vantagens do branded content, ou conteúdo patrocinado, é a possibilidade de aprofundar a mensagem para o público. E uma obra como “A Revolta da Paz” certamente se beneficia desse maior espaço.
Outro diferencial é atrair uma atenção espontânea do consumidor. Conteúdos em portais como o NSC Total, que alcança mais de 16 milhões de leitores por mês, podem atrair o interesse dos usuários a partir de temas relacionados. Isso facilita a aceitação pela audiência, contextualiza melhor o que está sendo oferecido e gera demanda para o anunciante.
Para completar, a NSC tem uma equipe de especialistas atuando em todas as fases do conteúdo. O Estúdio NSC Branded Content é uma solução completa para planejar a estratégia, criar materiais de alto engajamento e distribuí-los em diferentes formatos e veículos de grande audiência.
Quer saber mais sobre o conteúdo patrocinado na NSC? Baixe agora nosso guia de branded content e inspire-se!