Santa Catarina passa dos 101 mil novos empregos gerados em 2025

01/12/2025

Novidades no setor

Santa Catarina passa dos 101 mil novos empregos gerados em 2025

O desemprego segue em queda no Brasil. No trimestre encerrado em outubro de 2025, a taxa de desocupação caiu para 5,4%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi o menor índice para o período desde o início da série histórica, em 2012. E Santa Catarina também vem gerando novos empregos, como você verá a seguir.

Saiba mais sobre a geração de empregos em Santa Catarina:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O saldo de empregos em Santa Catarina

O Estado se mantém como referência de pleno emprego no Brasil. O mercado de trabalho catarinense encerrou o terceiro trimestre de 2025 com a menor taxa de desocupação do País, de apenas 2,3%, ao lado do Mato Grosso. A informação é do IBGE.

No saldo de janeiro a outubro deste ano, o painel do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) revela que Santa Catarina ultrapassou a marca dos 101 mil empregos com carteira assinada gerados.

Durante esse período, o Estado registrou 1.504.677 admissões e 1.403.623 desligamentos.

O saldo de outubro foi de 6,1 mil novos postos de trabalho formais para Santa Catarina, apesar da perda de 2,2 mil vagas na indústria catarinense ao longo do mês.

Outros 11 estados brasileiros tiveram um resultado negativo nos empregos industriais em outubro. Quanto ao mercado catarinense, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) destaca as perdas na fabricação de materiais elétricos e eletrônicos para veículos e no segmento de madeira e móveis, este especialmente afetado pelas pressões tarifárias estadunidenses.

Santa Catarina, também vale ressaltar, é o estado com o maior percentual de trabalhadores na indústria (22,4% em 2024), segundo o IBGE. Mas o crescimento de 4,9% no Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central entre janeiro e setembro de 2025, frente ao mesmo período do ano anterior, garantiu que as vagas geradas por outros setores compensassem as perdas industriais.

Conheça o perfil dos donos de pequenos negócios no Brasil.

A distribuição das oportunidades por setores em 2025

Mesmo diante das demissões recentes na indústria catarinense, o setor ainda é o segundo maior responsável pela geração de empregos formais no Estado em 2025. Os serviços lideram nesse sentido, respondendo por 49,6% do saldo estadual.

Saldo por setor catarinense de acordo com o Novo Caged:

Se o setor moveleiro e automotivo enfrentam dificuldades na indústria, a fabricação de produtos alimentícios e a moda catarinense, por outro lado, estão com tudo em 2025. A indústria alimentícia do Estado acumula um saldo de 5.790 empregos gerados entre janeiro e outubro, enquanto as categorias de fabricação de produtos têxteis e confecção de artigos do vestuário e acessórios somam 6.655 novos empregos.

O cenário do empreendedorismo feminino em Santa Catarina.

Joinville tem o mercado de trabalho mais aquecido de SC

A cidade mais populosa do Estado apresentou a maior geração de empregos formais de janeiro a outubro. O saldo joinvilense ficou em 7.250 postos a mais, com uma importante contribuição do setor de serviços (4.388).

Florianópolis foi ainda mais dependente dos serviços para acumular um saldo positivo no mercado de trabalho. Dos 6.070 empregos gerados na capital, 5.892 vieram desse setor.

Em terceiro lugar, Itajaí teve um resultado mais bem distribuído entre os serviços (2.494) e a indústria (1.746). O saldo de empregos ficou em 5.889.

Veja as dez cidades de SC com maior saldo de empregos até outubro:

  1. Joinville: 7.250 empregos
  2. Florianópolis: 6.070 empregos
  3. Itajaí: 5.889 empregos
  4. Blumenau: 5.233 empregos
  5. Chapecó: 4.791 empregos
  6. Palhoça: 3.572 empregos
  7. São José: 2.685 empregos
  8. Brusque: 2.659 empregos
  9. Jaraguá do Sul: 2.241 empregos
  10. Gaspar: 2.222 empregos

Conheça o perfil do consumidor de Joinville em dados.

Mais empregos em Santa Catarina no final do ano

A chegada do final do ano e do verão são outros estímulos ao mercado de trabalho catarinense.

De acordo com um levantamento da Fecomércio SC, 35,8% das empresas no varejo devem contratar colaboradores temporários para atender a demanda extra do Natal e da temporada de verão. Inclusive, 77% desses empresários acreditam na possibilidade de efetivar os trabalhadores.

Ao todo, o Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (Sine SC) já soma 8,6 mil vagas abertas em todas as regiões do Estado. Balneário Camboriú (654), São José (560) e Florianópolis (548) são os municípios com o maior número de oportunidades disponíveis.

Assine a newsletter do Negócios SC para receber mais novidades no seu e-mail.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui