Santa Catarina é um destino popular de verão entre turistas nacionais e estrangeiros. Na última temporada, por exemplo, Florianópolis ficou entre os quatro locais mais procurados no mundo todo na plataforma Booking.com. Mas o Estado também vem se consolidando no turismo de inverno, como mostraremos a seguir.
Dados que destacam a força de SC como destino de inverno:
- a Serra Catarinense está entre os destinos mais acolhedores do mundo;
- mais de 50 mil turistas estrangeiros visitaram o Estado no inverno de 2024;
- agora no inverno 2025, 1,2 milhão de visitantes são esperados no total;
- isso porque a tendência do turismo doméstico também está em alta.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Santa Catarina cresce como destino de inverno internacional
A expectativa de ver neve de perto costuma mobilizar muitos paranaenses, gaúchos e paulistas, além dos próprios moradores de Santa Catarina, para a Serra Catarinense. Juntos, esses quatro estados responderam por mais de 90% dos turistas na região durante a temporada mais fria de 2024, segundo uma pesquisa da Fecomércio SC.
Mas não podemos ignorar a capacidade de Santa Catarina atrair os turistas estrangeiros durante os meses mais frios do ano. Entre junho e setembro de 2024, quase 53 mil viajantes do exterior passaram pelo Estado, de acordo com os dados da Embratur.
Esse número, inclusive, tende a crescer em 2025. No mês de junho deste ano, Santa Catarina recebeu 15 mil turistas vindos de fora do País, um salto de 51% em relação aos cerca de 10 mil que passaram por aqui no mesmo período de 2024.
O desempenho no início do inverno impulsionou o resultado geral do turismo internacional de Santa Catarina no primeiro semestre de 2025. Foram 66,8% a mais de turistas estrangeiros, o segundo maior crescimento do País, com a entrada recorde de 526.703 visitantes do exterior.
— O inverno se vive na Serra Catarinense. […] temos o privilégio de ter vários municípios, cada um com o seu potencial turístico, que são atrações complementares — declara a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de São Joaquim, Noeli Vieira Thomé, à coluna de Estela Benetti no NSC Total.
Foi justamente um município da Serra Catarinense — no caso, Urubici — que os usuários da Booking.com elegeram como o destino mais acolhedor do Brasil em 2025, além de ocupar o top dez global.
Turismo: o que fazer nas 15 regiões de Santa Catarina?
A tendência é de os brasileiros também visitarem mais SC
Além do turismo internacional, outra tendência do setor deve favorecer os destinos de inverno em Santa Catarina, a das viagens domésticas.
De acordo com a pesquisa Turismo e Viagens 2025, do Opinion Box, nove em cada dez brasileiros com o hábito de viajar estão planejando turistar neste ou no próximo ano. E 90% desse público pensa em destinos dentro do próprio Brasil.
Nesse sentido, um levantamento da Booking.com aponta que o motivo principal para os brasileiros viajarem pelo País é a maior facilidade de organização, na comparação com o exterior.
Viajar em Santa Catarina é tão fácil que isso pode até afetar a venda de pacotes turísticos. O Anuário Braztoa de 2025, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, destaca o Beto Carrero como a atração mais comercializada nas viagens nacionais em 2024. Mas nem Santa Catarina nem as cidades catarinenses aparecem nos rankings estadual e municipal de destinos mais vendidos.
Esse é um dado peculiar, considerando que o Estado é um dos mais procurados por turistas brasileiros. Tal discrepância levanta duas hipóteses: ou os turistas não veem necessidade de organizar suas viagens em Santa Catarina com a ajuda de um operador turístico, ou os produtos e serviços não estão se comunicando bem com o público.
3 dicas para impulsionar o turismo em Santa Catarina.
Santa Catarina como destino de inverno é tema de campanha
O Governo do Estado apresentou no evento Estação Inverno 2025, em Lages, o slogan para a campanha de divulgação da temporada mais fria do ano: “Santa Catarina, o inverno do Brasil é aqui”.
A posição geográfica da Serra Catarinense a torna única no Brasil quando o assunto é temperaturas baixas. Daí o intuito de destacar que a verdadeira experiência invernal do País se vive nessa região do Estado.
— Nós temos 18 municípios aqui, todos com baixas temperaturas nessa época do ano. Os mais altos, que chamam de campos de altitude, são Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema. Nesses faz mais frio, em alguns pontos muito abaixo de zero. Mas aí temos Urubici, que também tem temperatura baixa, e São José do Cerrito, ao lado de Lages, que é uma cidade fria e tem uma atração diferente, casas subterrâneas de povos originários — explica Noeli Vieira Thomé.
É justamente esse frio que aquecerá o setor turístico de Santa Catarina. Só de passagens aéreas, já são 1,2 milhão de reservas com destino ao Estado entre os meses de julho e setembro deste ano.
Baixe agora o estudo gratuito do Negócios SC sobre o turismo catarinense e veja mais dados sobre o assunto.