Com um movimento anual de R$ 25 bilhões por ano no Brasil, as ópticas brasileiras ainda têm um enorme potencial de crescimento pela frente. O Negócios SC vem acompanhando de perto esse mercado e traz a seguir sete tendências mundiais que podem impulsionar também as empresas no País. Fique por dentro!
Tendências do mercado óptico em destaque:
- o segmento de óculos de sol terá um crescimento previsto de 10% ao ano;
- os óculos inteligentes agora unem a moda com a assistentes de IA;
- personalização e sustentabilidade são duas expectativas do consumidor em alta;
- a categoria de franquias ópticas é a que mais cresce em faturamento no Brasil.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
7 tendências para as óticas brasileiras acompanharem
1. Óculos de sol o ano inteiro
Óculos de sol são produtos bastante associados ao verão, mas as mudanças climáticas devem transformá-los em acessórios para o ano inteiro. Como prova disso, a NASA confirmou que 2024 foi o ano mais quente já registrado e, antes, o posto era de 2023. Se nada for feito pelo planeta, essa é uma tendência que continuará indefinidamente, implicando mais dias quentes por ano.
De acordo com um relatório da Grand View Research, o mercado global de óculos de sol deve crescer 10% anualmente até 2030.
Saúde e beleza: dados revelam a rotina de cuidados com a pele dos brasileiros.
2. Óculos inteligentes (smart glasses)
Está surgindo uma nova geração de óculos inteligentes, desta vez feitos para o público geral querer usar, e não apenas os mais ávidos entusiastas de tecnologia. Eles unem o poder da inteligência artificial com um design moderno que funciona muito bem no dia a dia.
Os Echo Frames da Amazon, por exemplo, vêm equipados com a Alexa e permitem realizar chamadas de voz, ouvir música e controlar mensagens. O Ray-Ban Meta é acompanhado da Meta AI e captura vídeos de até três minutos, além de fotos de alta qualidade. Falando em fotos, os óculos inteligentes da Mustard têm uma câmera de 13 megapixels que pode ser acionada sem apertar qualquer botão, junto a um assistente de voz e aplicativos personalizáveis. As ópticas brasileiras não podem esperar muito para entrar nessa onda.
3. Lentes de contato
Os óculos de grau respondem pela maior fatia do mercado óptico mundial, com quase 80% das vendas, segundo os números de 2023 da Fortune Business Insights. Entretanto, o mesmo relatório aponta uma demanda crescente por lentes de contato na América Latina.
O segmento tem sido impulsionado por inovações em materiais e design, podendo dominar o mercado de produtos ópticos no ano de 2033, conforme indica a previsão da Business Research Insights.
Por que o mercado de ópticas é mais necessário do que nunca?
4. Tecnologia em prol da personalização
A personalização é outra tendência importante para as ópticas brasileiras. Nesse sentido, Ambra Nobre Sinkoc, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), comentou ao portal Fique de Olho que as pessoas “estão cada vez mais exigentes no consumo e buscam produtos mais personalizados, e que atendam suas exigências relacionadas ao dinamismo do cotidiano conectado”.
Uma tecnologia útil para a personalização de produtos é a impressão 3D. Ela oferece muitas novas possibilidades em termos de design e também atende a necessidades específicas dos usuários, oferecendo conforto sob medida.
5. Sustentabilidade
De acordo com a Nielsen, três em cada quatro consumidores nos mercados europeu e dos Estados Unidos querem que as marcas ofereçam materiais mais sustentáveis. Como resposta, a indústria óptica tem investido em produtos carbono-zero, recursos reciclados e fontes renováveis.
Para as marcas ópticas brasileiras, essa tendência permite apostar em matérias-primas nacionais e naturais, com forte identificação com o tema da sustentabilidade.
A sustentabilidade da marca está mais importante que nunca.
6. Franquias de ópticas
O relatório anual da Associação Brasileira de Franchising coloca três franquias de ópticas entre as 15 redes com maior número de operações no País em 2024. A categoria de “saúde, beleza e bem-estar”, na qual elas se encontram, também foi a que mais cresceu em faturamento frente a 2023, com alta de 16,5%.
Esse pode ser um bom momento para a expansão das redes ou para investir nesse mercado, se você procura um novo modelo de negócio.
7. E-commerce e omnichannel
Para a Grand View Research, o e-commerce deve ter o crescimento mais acelerado entre os canais de vendas das ópticas até 2030. A categoria tem evoluído rapidamente graças à busca do público por maior conveniência na compra e variedade de produtos.
Entretanto, as lojas físicas respondem pela maior parte do faturamento do mercado óptico e tendem a continuar dessa forma por um bom tempo. O que a Euromonitor sugere, então, é adotar uma estratégia omnichannel, garantindo uma transição sem atritos entre a experiência on-line e off-line, para que os negócios tenham sucesso.
Gostou do conteúdo? Quer ver mais como este? Receba as novidades do mercado diretamente na sua caixa de entrada assinando a newsletter do Negócios SC.