Seis em cada dez telespectadores prestam mais atenção a propagandas relacionadas a produtos ou serviços que façam sentido em meio ao conteúdo assistido. Esse dado da Offerwise traz uma lição valiosa para a publicidade: o contexto influencia os resultados. É por isso que a Globo tem adotado mais parcerias com marcas na produção de conteúdo dentro da programação para fortalecer os próprios anunciantes.
Veja os destaques na produção de conteúdo patrocinado:
- Globo e Renner fazem parceria em nova série sobre o universo da moda;
- “Mania de Você” estreou com seis patrocínios de conteúdo na novela;
- nove em cada dez telespectadores gostam das ações de conteúdo;
- oportunidades regionais impulsionam os resultados dessa estratégia.
Acompanhe as novidades de mercado com o Negócios SC.
Nova produção da Globo tem parceria com a Renner
A diversidade da moda brasileira e a autoestima feminina estarão em foco na nova produção de conteúdo da Globo. A série “Toda Brasileira Tem”, que estreará no GNT em 10 de outubro, é resultado de uma parceria com a Renner e a agência Paim United Creators.
Serão oito episódios apresentados pela atriz Lívia Silva, com participação do stylist Dudu Bertholini, que trarão histórias de sete mulheres reais espalhadas pelo Brasil e como elas se relacionam com a moda. O projeto também estará disponível gratuitamente no Globoplay, o serviço de streaming da Globo que vem crescendo no mercado brasileiro.
A Renner terá um papel central na narrativa. Durante os episódios, Bertholini ajudará as entrevistadas a construir um estilo próprio, seguindo a personalidade de cada mulher, a partir dos produtos da marca varejista.
— O conteúdo de qualidade tem o poder de engajar as pessoas e conectar público e marcas — destaca Valeria Soska, diretora de comercialização da Globo.
Por que o consumo de TV Conectada é bom para sua marca?

Lívia Silva e Dudu Bertholini na série “Toda Brasileira Tem”. (Divulgação/Alice Abe)
Produção de conteúdo patrocinado em alta
A série “Toda Brasileira Tem” é mais um exemplo de como a publicidade pode ir além do intervalo comercial para atrair a atenção do consumidor. Para isso, a programação da Globo tem expandido essas parcerias com marcas em diversos segmentos.
O público dos reality shows está bem acostumado com esse conceito, na forma de patrocínios. Só no Big Brother Brasil 2024, foram 15 cotas de patrocinadores, um recorde até então para o programa. Mas um número ainda maior de marcas estiveram presentes na atração, como a catarinense Döhler, que vendeu R$ 1 milhão com os produtos exibidos no BBB 24 em apenas três dias.
As novelas têm sido outro foco da produção de conteúdo patrocinado na Globo. Na última edição da trama das nove, “Renascer” atraiu marcas como Ambev, BYD, Coca-Cola, GM e Vivo para ações dentro da história. No lugar dela, “Mania de Você” estreou com seis cotas de conteúdo negociadas. Vivo, BYD, Casas Bahia, Coca-Cola, Simparic e Ambev marcam presença no folhetim com a exibição de merchandising atrelado à narrativa.
Saiba qual é o melhor horário para anunciar na televisão.
Globo reforça relevância do conteúdo para marcas
A audiência tem um alto índice de favorabilidade em relação às ações de conteúdos realizadas na teledramaturgia. Como ressalta uma pesquisa da Globo, 91% dos telespectadores acham que as marcas que aparecem nas produções são ótimas ou boas.
Como o público responde ao conteúdo patrocinado nas novelas?
- Nove em cada dez brasileiros gostam das ações de conteúdo.
- Oito em dez avaliam que apenas marcas de qualidade patrocinam novelas.
- Oito em dez pensam que marcas grandes ou melhores fazem alguma ação do tipo.
- Oito em dez afirmam que o conteúdo ajuda a conhecer melhor a marca.
Além disso, quase metade do público (47%) já buscou na internet mais informações sobre os produtos vistos nas tramas.
Agora a Globo quer reforçar esse impacto da produção de conteúdo para as marcas dentro da programação. Para isso, lançou a campanha “Marca com nosso conteúdo marca”, reiterando “o compromisso em criar e revelar as melhores histórias, como nenhum outro player no mercado nacional, criando experiências positivas para o público e para os anunciantes”.
— Não é só sobre aparecer. É sobre marcar. E, para isso, a cocriação com as marcas e suas agências é fundamental — resume Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.
Tech SC impulsiona o ecossistema de inovação catarinense na TV.
Oportunidades de produção de conteúdo local
Por meio de suas afiliadas, a Globo ainda oferece oportunidades de parcerias com marcas regionais pelo Brasil. Mais de 40 programas locais de entretenimento e 15 de esportes, somados às programações especiais e de temporada, permitem aos anunciantes alcançar públicos com a cara e o sotaque de cada negócio.
A NSC TV, afiliada Globo em Santa Catarina, é um exemplo dessa criação de conteúdo local. Inclusive, o Tech SC é um programa que tem sido referência nesse sentido. Desde 2019 no ar, a atração tornou-se uma vitrine para o ecossistema de inovação catarinense e acumula uma série de histórias de sucesso em branded content. Há outras oportunidades do gênero relacionadas ao jornalismo, aos esportes e a projetos especiais.
Como destaca a Globo, é possível transmitir uma mensagem personalizada, diferente e atrativa ao levar em consideração a identidade da região. Isso então impulsiona os resultados com a comunicação da marca.
Inspire-se agora com as soluções em produção de conteúdo patrocinado com a NSC.