Saúde e beleza: dados revelam a rotina de cuidados com a pele dos brasileiros

02/01/2025

Novidades no setor

Saúde e beleza: dados revelam a rotina de cuidados com a pele dos brasileiros

O Brasil tem o oitavo maior mercado mundial de cuidados com a pele, de acordo com os dados da Euromonitor International trazidos no relatório anual de 2024 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). De olho nesse cenário, você sabe como os brasileiros mantêm a saúde e a beleza do maior órgão do corpo humano?

Veja as curiosidades sobre os cuidados com a pele no Brasil:

Fique por dentro do assunto com os dados abaixo e saiba como atrair esse perfil de público.

Dados sobre a rotina de beleza dos brasileiros

Mais da metade (54%) dos consumidores no Brasil consideram-se vaidosos, segundo revela uma pesquisa da MindMiners. Não surpreende, então, que 76% dos brasileiros usem produtos relacionados aos cuidados com a pele. As mulheres, especificamente, são mais atentas à rotina de beleza: 88% delas têm alguma rotina de beleza, contra 64% dos homens.

O público no País reserva um saudável nível de ceticismo quanto à escolha desses produtos. Essa postura leva os consumidores a buscar informações sobre o que usar em fontes especializadas. Então, estes são os meios mais utilizados para tal finalidade:

Inclusive, a procura por eficiência comprovada é uma das principais tendências do mercado de beleza. Como destaca um estudo da Mintel, oito em cada dez brasileiros acham que as marcas deveriam dar mais provas científicas das afirmações publicitárias quando se trata de cuidados com a pele.

Além disso, a pesquisa “O cuidado para o brasileiro”, do Opinion Box, mostra que a qualidade é o que os consumidores no Brasil mais valorizam em produtos para a pele. E isso não está diretamente relacionado com as marcas mais tradicionais ou mais conhecidas. Somente 14% do público total do setor recorre a essas marcas como critério de decisão de compra.

Outra tendência importante desse mercado é a procura por produtos multifuncionais. Os brasileiros querem simplificar a rotina de beleza, além de economizar no processo.

Novo estudo mostra as oportunidades no mercado de beleza.

O que os brasileiros procuram nos produtos para a pele?

Os dados do Opinion Box informam que o produto ter qualidade é uma das características mais importantes para 46% dos entrevistados. Para as mulheres, isso tem um peso ainda maior na decisão, já que os homens não costumam pesquisar tanto antes da compra.

A fragrância agradável aparece em segundo lugar, mas essa característica não é um consenso entre os diferentes perfis de público. Por exemplo, entre as mulheres e os consumidores mais jovens, o fator hidratação é mais valorizado que o aroma.

Depois, temos a procura pelo melhor custo-benefício. Essa é uma constante nas respostas do público, independentemente da idade, sendo apenas um pouco mais pronunciada nas consumidoras.

Ainda vale destacar algumas particularidades dos grupos etários analisados. Nesse sentido, os brasileiros entre 16 e 29 anos são os mais interessados em produtos que não foram testados em animais (21%), fórmulas não oleosas (17%) e embalagens que agradem (10%).

Já o público com 50 anos ou mais é o que mais se preocupa com a fragrância (37%), a hidratação (31%) e o fato de o produto ser formulado com ingredientes naturais (29%).

Entre uma ponta e outra, os consumidores com idades de 30 a 49 anos demonstram uma maior procura por qualidade (52%) e efeitos imediatos (17%) nos produtos para a pele.

Entenda o comportamento da Geração Z em relação à beleza.

Os cuidados com a pele no verão

A estação mais quente do ano merece um capítulo à parte quando o tema é cuidado com a pele. Isso porque os brasileiros assumem, em sua maioria, dar maior atenção à beleza, à higiene e ao bem-estar no verão, de acordo com outra pesquisa do Opinion Box.

O levantamento “Verão 2024/2025” aponta que 47% dos entrevistados têm um cuidado extra nessa época do ano. Outros 43% mantêm o comportamento das demais estações e apenas 10% admitem se cuidar menos entre os meses de dezembro e março.

O principal cuidado, como é de se esperar, diz respeito à proteção da pele contra o sol. Por isso, o protetor solar é o produto que aparece no topo da lista de compras para a estação, à frente de itens de vestuário, acessórios e lazer.

Quer receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail? Não perca as pesquisas mais recentes de mercado assinando a newsletter do Negócios SC.

Compartilhe:

Outras novidades

Veja também

#

Anuncie sua marca na TV por um preço imperdível

SAIBA MAIS