O açaí está entre as melhores frutas do mundo, de acordo com o ranking do TasteAtlas, um portal especializado em avaliar as comidas dos mais diferentes países. O fruto típico da Amazônia, inclusive, tem conquistado o mercado internacional e gerado cases de sucesso para as marcas brasileiras nessa área. A seguir, então mostraremos como o marketing para franquias de açaí pode ajudá-las a crescer ainda mais.
Veja os destaques do marketing para as marcas de açaí:
- o licenciamento de marcas famosas é uma forte tendência do mercado;
- o marketing de influência é uma das táticas mais usadas;
- as franquias precisam investir em diferenciais para crescer;
- e a NSC tem soluções em conteúdo para seu público-alvo.
Fique por dentro dos detalhes em seguida!
Táticas de marketing para franquias de açaí
1. Anúncios na hora certa
A esta altura, você provavelmente já sabe muito bem a importância de ter uma presença na mídia. Agora, gostará de saber também que existem algumas formas de otimizar seu investimento em comunicação.
Uma ideia nesse sentido é concentrar seus anúncios, especialmente no marketing digital, nos horários em que o público é mais inclinado a consumir. Um levantamento do iFood mostra, por exemplo, que o açaí está entre os cinco tipos de alimentos mais pedidos na plataforma de delivery. Mas é no período da tarde que o consumo se destaca, representando 21% dos pedidos nesse período do dia.
4 marcas ensinam por que anunciar no setor de alimentação.
2. Licenciamentos
Conforme as franquias de açaí vão expandindo pelo Brasil, tanto em número de marcas quanto de unidades, atrair novos consumidores para esse mercado é cada vez mais importante. O público infantil, por sinal, parece estar no topo das prioridades do segmento.
O Açaí da Barra então investiu em uma colaboração com o canal Gato Galactico, do YouTube. Antes disso, a Polpanorte já havia firmado uma parceria com a Turma da Mônica, que resultou em um crescimento de cerca de 300%, como reportado pela empresa. Essa é uma prática interessante não só para atrair um público diferente, como também para construir um relacionamento sólido com os consumidores.
3. Influenciadores
O uso de influenciadores na comunicação é outra tática para se conectar com determinado público. Mais do que isso, é uma forma de reforçar os valores da marca, assim como o estilo de vida relacionado ao consumo de açaí.
As grandes franqueadoras apostam em nomes reconhecidos do esporte, do entretenimento e das redes sociais para falar com perfis específicos de consumidores.
— Cultivar esse trabalho com parceiros nos traz mais credibilidade, por estarem aliados à nossa comunicação direta — comenta ao portal Meio & Mensagem o CMO da Oakberry, Bruno Cardinali.
A Oakberry, que tem o segundo maior número de operações no exterior entre todas as franquias brasileiras, e não só no mercado de açaí, investe em personalidades como a tenista Aryna Sabalenka, o músico Luan Santana e o ex-piloto de Fórmula 1 Kevin Magnussen.
Marcas menores e negócios locais podem adotar uma estratégia mais econômica. O uso de microinfluenciadores ou influenciadores de médio porte pode atrair a atenção do público mais próximo do estabelecimento.
Saiba o que funciona (ou não) no marketing de influência.
4. Experiências e sabores diferenciados
A rede The Best Açaí já acumula mais de 900 unidades, tem um clube de fidelidade próprio e vem crescendo com base no modelo de autoatendimento. Isso permite ao consumidor mais autonomia sobre a criação de sabores, o que gera uma experiência personalizada. Mais ainda, a marca aposta em sorvetes, donuts, ovos de Páscoa e panetones em diferentes momentos.
A Polpanorte, por sua vez, tem na degustação um de seus atrativos. A inclusão de sabores e acompanhamentos por tempo limitado também é uma ação a considerar, pois mescla um quê de novidade com o senso de urgência, dois fortes gatilhos no marketing.
Nesse mercado em que tantas marcas disputam a preferência do consumidor, ter um claro diferencial é uma estratégia de sobrevivência e crescimento do negócio.
5. Conteúdos de longa validade
As franquias de açaí têm na própria fruta uma das maiores inspirações para o marketing. Há muito o que pode ser dito sobre ela. Afinal, não é todo segmento que tem como matéria-prima um superalimento.
Além das mensagens mais imediatistas, vale investir em uma comunicação mais duradoura e aprofundada. Por exemplo, sua marca pode abordar os benefícios do açaí, maneiras como incorporá-lo em diferentes dietas e o que ele representa enquanto ícone cultural. Outra direção possível é mostrar os cuidados que a empresa adota na produção e como busca a sustentabilidade nesses processos.
É justamente aí que a NSC pode ajudar as marcas de açaí. O Estúdio NSC Branded Content é especialista em criar histórias envolventes e compartilhar informações úteis para o consumidor, nas mídias mais adequadas para impactá-lo. Descubra as soluções em conteúdo patrocinado para seu negócio.