Prepare sua torcida! A CONMEBOL Copa América 2024 dará o pontapé inicial em 20 de junho e irá até o dia 14 de julho. A Seleção Brasileira começará a jornada enfrentando Colômbia, Costa Rica e Paraguai a partir de 24 de junho.
Nesse período, milhões de pessoas por todo o Brasil acompanharão os jogos transmitidos dos Estados Unidos pela Globo e suas afiliadas, como a NSC TV em Santa Catarina. Essa, por sinal, é uma ótima oportunidade para as marcas se conectarem com o público.
Saiba mais sobre o público da Copa América 2024:
- seis em cada dez brasileiros pretendem assistir aos jogos;
- 41% da audiência pretende acompanhar todas as informações do torneio;
- a TV aberta é o meio mais escolhido para ver o futebol internacional;
- 76% permitem-se gastar com alimentação enquanto assistem aos jogos.
Os dados e a análise completa do Negócios SC estão a seguir. Boa leitura!
O futebol internacional é uma paixão nacional?
A Copa América é a competição internacional de futebol mais esperada pelos brasileiros em 2024. Isso é o que revela a “Pesquisa Globo Futebol Internacional 2024”, realizada pela Offerwise para a Globo.
Além da Copa América, que 63% dos entrevistados pretendem assistir, torneios como a CONMEBOL Libertadores Masculina (56%) e as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo (43%) também aparecem em destaque. As três competições, vale destacar, estão na tela da NSC TV.
Para seis em cada dez torcedores que acompanham o futebol internacional, esses campeonatos representam a oportunidade de ver a excelência do esporte em campo. Ali estão os melhores jogadores de cada país e de cada continente. Mas, é claro, a torcida é mais intensa quando o próprio time, a Seleção Brasileira, ou os atletas preferidos estão jogando.
Os espectadores de futebol internacional tendem a concordar mais com as seguintes afirmações:
- Interesso-me mais pelas competições em que a Seleção Brasileira está presente.
- Interesso-me pelas competições apenas quando os meus jogadores favoritos estão presentes.
- Interesso-me mais pelas competições em que jogadores brasileiros estão presentes.
Leia também: Globo Esporte conecta sua marca com um público engajado

Os jogadores favoritos ainda servem de inspiração para os torcedores brasileiros. (Foto via Freepik)
Os perfis da audiência da Copa América 2024
A pesquisa divulgada pela Globo classifica o público do futebol internacional em três perfis.
O primeiro deles, Bola de Ouro, refere-se àqueles torcedores que querem acompanhar o maior número de competições, jogos e conteúdos a respeito. Eles estão sempre ligados nas últimas notícias de portais como o GE Santa Catarina, de olho nas informações e resultados dos times de coração, assim como dos rivais.
Os torcedores na categoria Bola de Prata são mais seletivos. Eles acompanham moderadamente os jogos e o noticiário esportivo.
Já o grupo Bola de Bronze acompanha as notícias nos meios de costume, mas não segue o calendário futebolístico à risca.
No caso da Copa América, 41% estão na categoria Bola de Ouro. Ou seja, são os mais aficcionados. Outros 52% são moderados, ou Bola de Prata.
Entre as competições de futebol internacional transmitidas na tela da NSC TV, é a Libertadores que atrai o maior percentual de torcedores ferrenhos. Nela, 49% são Ouro, ante 47% de Prata.
Leia também: Publicidade nas Olimpíadas de Paris: o que pode ou não pode?
O futebol internacional na televisão
A paixão dos brasileiros por torneios como a Copa América e a Libertadores encontra uma casa na televisão aberta. Esse é o meio mais escolhido pela torcida nacional para acompanhar o futebol internacional.
Entre as vantagens de assistir aos jogos pela TV, 84% dos entrevistados acreditam que as transmissões promovem momentos de união com amigos e familiares. Mais ainda, 77% dizem que a televisão dá a sensação de serem parte do evento.
O futebol também é um impulso para o consumo, o que favorece as marcas:
- 76% dos torcedores permitem-se gastar com alimentos e bebidas ao ver os jogos em casa;
- 59% permitem-se gastar com saídas para acompanhar os jogos em bares e restaurantes;
- 76% gostariam de participar de promoções das marcas patrocinadoras das competições.
Inclusive, o patrocínio ao futebol internacional tem um impacto muito positivo na imagem das marcas. Há uma forte percepção de que elas são bem-sucedidas (48%), financeiramente fortes (46%), conhecidas (41%) e confiáveis (35%).
Leia também: Dicas para incluir o marketing esportivo na sua estratégia
Prepare a torcida para a Copa América 2024
Reunimos aqui as principais respostas sobre o campeonato que terá a Seleção Brasileira em campo.
Quando será a Copa América 2024?
A CONMEBOL Copa América 2024 acontecerá entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos.
Os brasileiros estão empolgados para ver a Seleção?
Esse é o torneio de futebol internacional que a torcida brasileira tem mais expectativa de ver. Seis em cada dez entrevistados em uma pesquisa da Offerwise pretendem acompanhar o evento.
Por que essa é uma oportunidade para as marcas?
A competição atrairá uma grande audiência não só na televisão, como também no portal do GE. Isso gera mais visibilidade para os anunciantes, que podem se conectar com um público apaixonado e instigado ao consumo.
Veja mais vantagens de anunciar no GE em Santa Catarina baixando o mídia kit da NSC.