O que motiva o consumidor brasileiro a comprar imóvel?

18/07/2024

Economia

O que motiva o consumidor brasileiro a comprar imóvel?

O mercado imobiliário vive um bom momento no Brasil. O volume de vendas cresceu 43,7% no acumulado de 12 meses até abril de 2024, segundo o indicador ABRAINC-Fipe. Além disso, 78% das lideranças do setor acreditam que o cenário será ainda melhor nos próximos 12 meses, como indica uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica e do GRI Club.

Descubra o que os brasileiros procuram ao comprar imóvel:

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Motivações para o brasileiro comprar imóvel

Um levantamento da Brain Inteligência Estratégica realizado no primeiro trimestre de 2024 revelou que 41% dos consumidores no País pretendiam comprar um imóvel nos 24 meses seguintes. Esse é o maior percentual de intenção de compra desde maio de 2021.

Inclusive, 12% dos entrevistados já haviam começado a busca, seja visitando imobiliárias e imóveis, seja procurando na internet.

Mas o que os brasileiros esperam encontrar ao iniciar essa jornada? É a própria Brain, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), que responde essa questão.

O consumidor procura, acima de tudo, a segurança financeira, como indicado por 46% dos entrevistados. A realização de um sonho também está presente em 39% das respostas, sendo mais pronunciada na Classe C. Para completar, o fator independência aparece em 36% das falas.

A pesquisa ainda avaliou o que faria os brasileiros comprarem um imóvel com valor acima da média do mercado. No geral, a localização privilegiada e a segurança do local tiveram resultados muito parecidos. Mas a separação por classe socioeconômica revela algumas particularidades de cada grupo.

Classe A:

  1. Localização: 71%
  2. Segurança: 61%
  3. Acesso a transporte: 24%

Classe B:

  1. Segurança: 66%
  2. Localização: 65%
  3. Acesso a transporte: 26%

Classe C:

  1. Segurança: 63%
  2. Localização: 52%
  3. Acesso a transporte: 36%

Outros fatores, como opções de lazer, valorização do imóvel, exclusividade, tecnologia e serviços agregados, aparecem mais abaixo na lista de diferenciais.

Leia também: Quem é o consumidor da construção civil em Santa Catarina?

Alta na venda de imóveis aquece o mercado brasileiro. (Foto via Freepik)

A jornada de compra no mercado imobiliário

Dos 41% de brasileiros que pretendem comprar imóvel em até dois anos, a maioria pretende efetuar o negócio entre 12 meses e 24 meses. Mas um número considerável de consumidores planeja concluir a compra em até um ano.

Essa jornada, assim como em outros setores da economia, é omnichannel. Sete em cada dez entrevistados pesquisam na internet por avaliações sobre a construtora ou o empreendimento. E, quanto mais jovem o consumidor, maior é o peso dessas avaliações on-line.

Por outro lado, ainda estamos distantes de uma jornada de compra de imóvel 100% virtual. Oito em cada dez consumidores preferem visitar o estande da construtora para se certificarem. Inclusive, 94% ressaltam a importância dessa medida para a tomada de decisão.

Nesse meio-tempo, três fatores econômicos terão grande influência na decisão de compra:

Como vimos, as lideranças do setor estão confiantes de que o cenário é favorável. O mercado de trabalho é igualmente promissor, já que o Brasil registra agora a menor taxa de desemprego desde 2014, segundo o IBGE. Além disso, as previsões para o PIB nacional são positivas. É uma maré muito boa para a venda de imóveis.

Leia também: Mercado imobiliário catarinense valoriza acima da média

Barreiras na hora de comprar o imóvel

Mesmo com os ventos soprando a favor, é importante ficar de olho em alguns fatores impeditivos para a compra. Além daqueles que não querem se mudar, as maiores barreiras são a falta de recursos para pagar a entrada e a dificuldade de acesso ao crédito para financiamento. Uma pequena parcela do público também cita o fato de não encontrar um imóvel dentro do perfil de interesse.

Especialmente no caso da Classe C, a falta de recursos para a entrada e o acesso ao crédito são os fatores mais críticos.

Diante disso, os consumidores esperam algumas facilidades das construtoras. Eles querem taxas de juros mais competitivas que a dos bancos e flexibilidade no pagamento da entrada. 

Outro elemento que vale destacar é o peso da marca da construtora. Oito em cada dez consumidores consideram esse fator muito importante na escolha do imóvel. Mais ainda, 31% veem até mais importância na marca que no imóvel em si.

Aí está uma forte razão para investir na comunicação. O fortalecimento da marca é essencial para garantir as vendas no setor.

Leia também: Meta de vendas superada em 130% no mercado imobiliário

Resumo do mercado imobiliário no Brasil

Como está a intenção de compra de imóvel no País?

De acordo com a Brain Inteligência Estratégica, 41% dos brasileiros pretendem comprar imóvel dentro de até dois anos.

Quais são os diferenciais para a escolha do imóvel?

Uma localização privilegiada e a segurança são dois fatores que levariam os interessados até a pagar a mais na compra.

E quais são as barreiras para a negociação?

Falta de recursos para a entrada e dificuldade de acesso a crédito são as respostas mais comuns. Além disso, o fator marca influencia as vendas.

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