Seis em cada dez consumidores conectados no Brasil aumentaram a frequência de compras no e-commerce nos últimos 12 meses. Metade do público nacional ainda pretende comprar mais no comércio on-line daqui para a frente. Isso é o que revela o relatório “E-commerce Trends 2025”, de Octadesk e Opinion Box. Mas o que faz o brasileiro escolher uma loja em vez de outra, ou até mesmo desistir da compra?
Conheça melhor o comportamento do consumidor no e-commerce:
- quase 90% dos compradores on-line têm esse hábito mensal;
- 84% já desistiram de uma compra por falta de informações do produto;
- metade do público compara seu preço com o dos concorrentes;
- sete em cada dez pessoas são influenciadas pelas opiniões de outros clientes.
Tire suas dúvidas sobre o tema com a ajuda do Negócios SC.
A frequência de compra on-line no Brasil
O País tem 66,6 milhões de consumidores ativos no e-commerce, segundo indica a 50ª edição do estudo Webshoppers, de NIQ Ebit.
Desse total, o “E-commerce Trends 2025” aponta que quase 90% fazem compras on-line ao menos uma vez por mês. Inclusive, um terço dos consumidores digitais no Brasil compram pela internet com frequência semanal.
A frequência em que os brasileiros compram no e-commerce:
- Menos de uma vez por mês: 13%
- Uma vez por mês: 31%
- Uma vez a cada duas semanas: 23%
- Uma vez por semana: 18%
- Várias vezes por semana: 15%
Tais compras ocorrem, sobretudo, em sites e lojas virtuais. Dois terços do público nacional faz transações on-line por esse canal. Os marketplaces vêm logo em seguida, presentes em 60% das respostas, com os aplicativos próprios das lojas em terceiro lugar, somando 54% dos casos.
Leia também: Prepare-se para a transformação digital no varejo do Brasil

O smartphone é usado por 73% do público na hora de comprar pela internet. (Foto via Freepik)
Por que comprar no e-commerce?
Como você pode imaginar, a procura por preços mais baixos está entre as principais razões para a compra pela internet. Mas não é a única. Fatores como a praticidade, a maior variedade de produtos e até a maior disponibilidade de formas de pagamento atraem o consumidor para o e-commerce.
Principais motivos para a compra on-line:
- Preços mais baixos que nas lojas físicas: 59%
- Praticidade de comprar sem sair de casa: 58%
- Promoções apenas encontradas na internet: 51%
- Facilidade para comparar preços: 50%
- Maior variedade de produtos: 43%
- Acesso a produtos ou marcas indisponíveis na região: 36%
- As formas de pagamento preferidas estão on-line: 23%
Ainda podemos considerar a jornada de compra como um todo nesse papel de estimular as compras no e-commerce. Sete em cada dez internautas brasileiros já compraram produtos vistos em anúncios nas redes sociais, por exemplo. Enquanto o público consome conteúdo, ele é conectado diretamente com o varejo digital.
A TV 3.0 promete ser mais um passo nessa direção. Os televisores vão se transformar em canais de vendas cada vez mais conectados, oferecendo uma ponte entre o conteúdo ou o anúncio e o e-commerce.
Leia também: Por dentro das mudanças na jornada de compra omnichannel
O que faz o consumidor desistir da compra on-line?
Além de não encontrar o preço que desejava, existem outros fatores que levam o consumidor a desistir de comprar em um e-commerce específico. Aqui está uma lista de situações para evitar na sua loja virtual.
Valor do frete
Nove em cada dez consumidores on-line já desistiram de comprar algo pela internet por causa do valor do frete. Inclusive, o frete grátis é o fator que mais influencia a escolha do e-commerce.
Segurança
O medo de fraude fez com que 91% dos brasileiros conectados deixassem uma compra de lado. A suspeita sobre a confiabilidade do site é maior quando não há avaliações de clientes, não há fotos e informações sobre produtos, não há presença da marca nas redes sociais e o próprio visual do site ou aplicativo parece pouco confiável.
Falta de informações
Em seguida, 84% dos entrevistados por Octadesk e Opinion Box deixaram de comprar por medo de o produto não servir, não ser do tamanho certo ou não ser da forma como foi descrito. Novamente, ressaltamos a importância de incluir informações detalhadas no e-commerce, com espaço para as opiniões de clientes.
Prazo de entrega
Oito em cada dez brasileiros no E-commerce Trends 2025 já desistiram de um vendedor por causa do prazo de entrega. Esse ainda é um dos fatores que mais influenciam a escolha entre duas ou mais lojas virtuais.
Leia também: Pare de cometer estes 5 erros que afetam as vendas no varejo
E-commerce cross border: a concorrência de sites internacionais
Outro desafio para o varejo eletrônico no Brasil é o e-commerce cross border. Ou seja, a comercialização de produtos pela internet para outros países.
Nesse sentido, 72% dos consumidores on-line no País já compraram em sites estrangeiros. A NIQ Ebit complementa essa informação pontuando que um terço do público digital brasileiro comprou no e-commerce cross border quatro vezes ou mais. As plataformas preferidas para isso, segundo o E-commerce Trends 2024 e um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) são: Shopee, Shein e AliExpress, nessa ordem.
No entanto, esse consumidor compra na maior parte das vezes em lojas brasileiras e gostaria de encontrar mais produtos internacionais em vendedores do Brasil. Isso é o que afirmam 93% dos entrevistados pela SBVC.
Leia também: Turbine sua publicidade com esta ferramenta de IA gratuita
O hábito de comprar no e-commerce no Brasil
Com que frequência os brasileiros compram pela internet?
De acordo com Octadesk e Opinion Box, 33% dos consumidores conectados no País compram on-line ao menos uma vez por semana. Outros 54% têm uma frequência pelo menos mensal. Os restantes 13% compram menos de uma vez por mês.
Quais são os principais atrativos para a compra on-line?
Os preços mais baixos e as promoções com certeza são importantes. Mas também fazem diferença a praticidade para o consumidor e a maior disponibilidade de produtos na internet.
Quais são os motivos para abandonar uma loja virtual?
Entre os fatores mais citados, destacam-se o valor do frete, a sensação de insegurança, a falta de informações sobre os produtos e o prazo de entrega além do esperado.
Saiba agora como impulsionar seu negócio na internet com a visibilidade do maior ecossistema de comunicação digital de Santa Catarina.