No Brasil, de cada R$ 100 reais investidos em mídia pelas marcas, R$ 43 vão para a TV. O meio lidera o investimento publicitário no País, como informa o painel Cenp-Meios publicado em fevereiro de 2025. Mas por que anunciar na televisão atrai tanto as empresas?
Descubra as vantagens de anunciar na televisão:
- o consumo de TV permanece estável frente a outras telas;
- anúncios de televisão retêm o consumidor por 6,5 vezes mais tempo;
- o meio também é o maior responsável pelo retorno na publicidade;
- e ele ainda impulsiona as vendas e engajamentos em outros canais.
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5 motivos para você também anunciar na televisão
1. O consumo de televisão permanece constante
Ano após ano, a televisão continua sendo a principal tela na vida do público. Como prova disso, o tempo médio de consumo de TV permanece estável na era do TikTok.
O relatório Digital 2025, de We Are Social e Meltwater, mostra que os consumidores globais passaram, em média, 3 horas e 13 minutos por dia na frente da televisão durante o terceiro trimestre de 2024. Esse resultado, por sinal, foi o maior desde o primeiro trimestre de 2023, quando alcançou a marca de 3 horas e 22 minutos por dia.
O consumo de televisão linear também ficou estável, representando mais de 55% do tempo assistido desde 2022. Já no Brasil, a Kantar IBOPE Media aponta um percentual ainda maior: três quartos do consumo televisivo brasileiro vem da TV linear, enquanto apenas o quarto restante se refere ao vídeo on-line, como o streaming.
Para quem procura alcance e a capacidade de impactar muitos consumidores, muito rápido, anunciar na televisão ainda é a escolha mais indicada.
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2. A TV captura a atenção do público
Parte da mágica da televisão se deve ao tamanho da tela. É como se o espectador desse mais importância ao assistir a um conteúdo em um formato maior.
Essa hipótese foi testada em um estudo da ThinkTV com vídeos on-line. Ao comparar o nível de atenção dado à experiência no YouTube, a TV Conectada capturou o foco do público em 86,1% do tempo, contra 67,4% em dispositivos móveis.
A atenção do público, por sua vez, está diretamente relacionada ao sucesso da marca. Um levantamento de Teads e Lumen apontou que, ao elevar o tempo de visualização de um anúncio de um segundo para dez segundos, a consideração de compra aumentou 27 pontos percentuais.
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3. Anunciar na televisão aumenta a lembrança do consumidor
A maior atenção do público tem outro efeito positivo para a marca: a maior lembrança do consumidor. Isso porque a memória só é ativada a partir de 2,5 segundos de foco, de acordo com um estudo de Peter Field, citando a professora Karen Nielson.
No meio digital, 85% dos anúncios não chegam a esse patamar mínimo. O tempo médio de atenção para uma propaganda no feed do Instagram é de apenas 1,4 segundo, para você ter ideia. Por outro lado, um comercial de televisão no formato de 15 segundos é visto por 9,1 segundos, em média.
Além disso, existem formas de reter a atenção dos espectadores por um período maior. A Kantar, por exemplo, indica cinco elementos comuns às campanhas de sucesso: coragem de se posicionar, emoção, sinceridade, consistência e humor.
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4. O grande retorno da publicidade na televisão
Um estudo da ThinkBox destaca o fato de que a televisão registrou o segundo maior retorno da publicidade entre as mídias, atrás apenas dos impressos. No longo prazo, o retorno da TV foi mais de cinco vezes o valor investido.
Os pesquisadores também concluíram que a presença na televisão tem o maior ponto de saturação das mídias analisadas. Isto é, as empresas podem investir mais nos anúncios de TV antes de alcançar a curva do retorno decrescente. Outros meios apresentam um teto mais baixo de rentabilidade.
No entanto, entre usar todo o orçamento de mídia em pouco tempo ou garantir uma presença prolongada na televisão, a segunda opção é a mais indicada na maioria dos casos. A exceção é quando a marca precisa do maior alcance possível com urgência. De resto, investir na constância é uma forma melhor de potencializar o retorno.
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5. A televisão melhora o desempenho no digital
Uma vantagem inusitada de anunciar na TV é que ela potencializa o retorno também da publicidade digital. Isso foi revelado um estudo da ThinkTV em parceria com a Accenture. Ao final da análise, descobriu-se que a televisão estende o efeito positivo dela para outras mídias incluídas na campanha. No caso do meio digital, o retorno foi 19% maior por ali.
Já a 4C mensurou um impacto ainda mais direto da televisão nas redes sociais. Ao longo de seis meses, entre as diversas marcas analisadas, um em cada cinco engajamentos nos perfis foi motivado pelos comerciais de TV.
Concluindo, aí estão cinco motivos para sua empresa anunciar na televisão:
- alcance;
- atenção do público;
- lembrança da marca;
- maior retorno do investimento;
- e impulso à estratégia digital.
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