Marketing e branding são dois conceitos fundamentais nos negócios, mas que acabam sendo confundidos com frequência. Até o próprio dicionário costuma misturá-los. Segundo a definição do Merriam-Webster, marketing é “o processo ou a técnica de promover, vender e distribuir um produto ou serviço”, enquanto branding refere-se à “promoção de um produto ou serviço pela identificação com uma marca em particular”.
Então, qual é a diferença entre marketing e branding?
- o marketing representa como uma empresa atua no mercado;
- ele é um esqueleto, uma forma de sustentar as ações da marca;
- já o branding é a alma ou a personalidade de um negócio;
- por meio dele, as marcas criam uma imagem positiva junto ao público.
Leia a explicação completa a seguir para entender melhor a resposta.
O que é marketing?
Muito antes da existência das marcas já havia o comércio de produtos e serviços. O costume de marcá-los surgiu da necessidade de definir a procedência deles e, com o tempo, tornou-se um diferencial entre negócios.
O marketing trata desse conceito mais amplo de levar algo ao mercado, como vimos na definição de “o processo ou a técnica de promover, vender e distribuir um produto ou serviço”. Ou, como explica a Associação Americana de Marketing (AMA): “Marketing é uma função organizacional e uma coleção de processos para criar, comunicar e entregar valor para os consumidores, e para gerenciar as relações com os clientes de forma a gerar benefícios para a companhia e seus stakeholders”.
Ele faz isso por meio de uma série de atividades e processos, como pesquisas de mercado, planejamento de produtos e serviços, definição de preços, publicidade e a escolha dos canais de distribuição e venda. Inclusive, uma parte essencial do estudo do marketing envolve os 4 Ps definidos por Philip Kotler como: produto, preço, praça e promoção.
Por meio desse mix de marketing, as marcas então se posicionam no mercado. Isso porque elas precisam de algo para vender, um preço adequado para terem lucro, uma área de abrangência e canais de venda disponíveis, além da divulgação para chegarem ao conhecimento do público. Mas isso não é o suficiente para terem sucesso. Para tanto, elas necessitam também do branding.
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O que é branding?
A forma mais fácil de entender o que é branding vem da seguinte definição: é o processo de construir uma identidade única para a marca ou produto. A própria palavra “branding” vem do inglês “brand”, ou “marca” em português, e dá esse tom de especificidade. É, portanto, a tarefa dentro do marketing de criar a imagem da marca, que se diferencia na mente do consumidor de todas as outras imagens que ele tem.
Mas como é feita a construção da imagem da marca ou do produto? Por uma série de elementos tangíveis e intangíveis que comunicam algo ao consumidor.
- São elementos tangíveis: o nome da marca ou do produto, o logo, as cores, as embalagens, a identidade visual como um todo, o slogan, os canais de comunicação e vendas, os jingles, os comunicadores, os assistentes virtuais, os mascotes etc.
- São elementos intangíveis: a missão, os valores, a experiência com a marca, a conexão emocional que ela desperta etc.
Ou seja, se o marketing refere-se a como a marca trabalha para chegar ao mercado, o branding diz respeito a como ela é percebida pelo público.
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A diferença entre marketing e branding
É possível fazer marketing sem pensar no branding, como é o caso de muitos negócios, mas é impossível fazer branding sem marketing.
O marketing, como vimos, oferece um esqueleto para o posicionamento da marca no mercado. Ele dá as condições básicas para uma empresa sobreviver.
Por outro lado, o branding imprime personalidade à marca. Ele permite que os consumidores a reconheçam como algo individual e se conectem. Só que isso depende de estratégias e práticas bem alinhadas ao propósito do negócio. É por meio do marketing que o branding se materializa.
Ainda podemos estabelecer a diferença entre marketing e branding pela forma como avaliamos um e outro. As métricas de marketing refletem resultados concretos obtidos pela empresa: leads, conversões, vendas… Já as métricas de branding estão mais relacionadas ao reconhecimento, à percepção e à lealdade do público. Nem por isso são menos importantes. Afinal, as marcas mais preparadas para o futuro têm personalidades bem definidas e são capazes de engajar os consumidores de um modo bastante íntimo.
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Por que entender a diferença entre marketing e branding é importante?
O marketing tem uma natureza mais imediatista. O foco dele é fazer a empresa vender. Mas, se você deseja continuar vendendo e ter resultados cada vez melhores, a consistência da marca é imprescindível.
O branding ensina justamente isso. Não é possível construir uma imagem sólida e reconhecida mudando a marca conforme a vontade do momento. É o mesmo princípio que se aplica a pessoas: a reputação se cria a partir da repetição. A mensagem e as ações devem ser consistentes.
Com isso, o branding redireciona o marketing para estratégias de longo prazo. Esse sim é o caminho para ter um marketing de sucesso.
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