Publicidade na rádio: 5 fatos que você precisa saber

26/02/2025

Comunicação

Publicidade na rádio: 5 fatos que você precisa saber

O investimento em publicidade de rádio deve crescer 2,4% por ano no mercado global até 2033, de acordo com um estudo da Research and Markets. O meio continua, assim, tendo um papel importante no planejamento de mídia dos anunciantes. Mas os responsáveis pela comunicação na empresa ainda estão na dúvida? Você descobrirá mais dados a seguir que mostram por que anunciar na rádio.

Destaques da rádio e do público ouvinte:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

5 fatos sobre a rádio que você precisa conhecer

1. A rádio mantém o domínio no consumo de áudio

Mesmo diante do crescimento dos podcasts, dos streamings de música e de outros formatos de conteúdo sonoro, a rádio mantém a liderança no consumo de áudio.

Nesse sentido, a música talvez seja o tipo de conteúdo com mais opções para competir pela atenção do público. Mesmo assim, uma pesquisa internacional da Edison Research mostra que a rádio detém 32% do consumo musical diário. Ela vem à frente dos streamings como o Spotify (28%) e do YouTube (18%).

A Edison Research também ressalta a preferência das mulheres pela rádio. Sete em cada dez entrevistadas têm predileção por essa mídia quando se trata de conteúdo em áudio.

Mas a rádio ainda tem os diferenciais de trazer informação, humor e entretenimento em tempo real e com foco regional. Isso faz dela a principal expoente de áudio entre as mídias, como define a Kantar IBOPE Media. Oito em cada dez brasileiros nas 13 metrópoles nacionais analisadas no relatório Inside Audio 2024 são ouvintes do meio. 

Atlântida é a rádio mais ouvida na Grande Florianópolis.

2. O consumo permanece estável

A Kantar IBOPE Media oferece outra prova da relevância contínua da rádio, nesse caso, no próprio Brasil.

Em 2023, cada ouvinte brasileiro passava 3 horas e 55 minutos por dia, em média, ligado nas suas emissoras preferidas. Após um ano, esse número pouco mudou: 3 horas, 54 minutos e 46 segundos.

Na Grande Florianópolis, o consumo médio diário até aumentou. De 3 horas e 38 minutos, ele subiu para 3 horas e 42 minutos.

Olhando então para o futuro do meio, uma pesquisa divulgada pelo Marketing Charts aponta que 95% da audiência pretende manter ou incrementar o consumo de rádio nos próximos meses. Isso quer dizer que a rádio, seja off-line, seja on-line, continua viva e muito bem.

Consumo de rádio é rotina para oito a cada dez brasileiros.

3. Fonte de informação e entretenimento

Um levantamento do Instituto IRP Rádios com os ouvintes catarinenses mostra que 65% do público gosta de acompanhar notícias nesse meio. A procura por informação só vem atrás da música, ouvida por 66% da audiência na rádio.

Já uma pesquisa da Edison Research destaca a companhia oferecida pela rádio no ambiente de trabalho. Seis em cada dez entrevistados têm nela sua principal escolha para entretenimento e informação durante o expediente.

Diani Concept atrai novos clientes com ações na Atlântida Chapecó.

4. Avaliação positiva da publicidade na rádio

Já um estudo da AERC Radio Value traz à tona outro aspecto positivo de anunciar na rádio: a boa avaliação da publicidade. Os dados mostram que 41% dos ouvintes consideram os anúncios nessa mídia menos incômodos, enquanto 36% os percebem como mais próximos do consumidor.

Não à toa, 83% dos brasileiros se lembram de ter ouvido publicidade em áudio e a rádio é o meio em que os anúncios são mais percebidos, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Mais ainda, 38% dos ouvintes no País já compraram ou pesquisaram por produtos e serviços por causa do contato com propaganda. As rádios da NSC somam diversos cases de sucesso nesse sentido.

Uma curiosidade extra do Instituto IRP Rádios: 63% dos ouvintes em Santa Catarina chegam a afirmar que os anúncios na rádio são mais confiáveis que na internet.

Inácio Veículos multiplica o retorno da publicidade com a rádio.

5. Alcance e agilidade para as campanhas das marcas

Falando nas rádios da NSC, a Atlântida é um bom exemplo para demonstrar o alcance da publicidade em áudio.

A emissora alcança mais de 350 mil pessoas em um período de 15 dias só na Grande Florianópolis, segundo a Kantar IBOPE Media. Um único programa líder de audiência, como o Pretinho Básico 1ª edição, impacta mais de 123 mil pessoas na região. E, em um único minuto, a média da Atlântida é de 19,6 mil ouvintes.

Ou seja, a publicidade na rádio permite impactar instantaneamente um público equivalente a um estádio de futebol lotado. Isso é fundamental para gerar retorno com as campanhas da sua marca o quanto antes.

Descubra agora mais vantagens e oportunidades para anunciar na rádio baixando o mídia kit da Atlântida.

Fonte: Kantar IBOPE Media

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui