Em 2023, foram realizados quase 35 milhões de procedimentos estéticos no mundo todo, de acordo com a pesquisa global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). O Brasil, inclusive, aparece no topo da lista com o maior número de intervenções cirúrgicas.
Saiba mais sobre a busca por procedimentos estéticos no País:
- foram realizados 3,4 milhões de tratamentos estéticos em 2023;
- o número de procedimentos cirúrgicos chegou a 2,2 milhões;
- enquanto isso, as intervenções não cirúrgicas somaram 1,2 milhão;
- o botox lidera a busca pelo público no Brasil e no resto do mundo.
Outros detalhes desse tema aguardam você em seguida. Continue a leitura!
A procura por procedimentos estéticos entre mulheres e homens
No Brasil, 41% das pessoas fariam um procedimento estético, segundo uma pesquisa do Opinion Box. Para metade da população, a aparência física está relacionada à felicidade pessoal e os mesmos 50% de entrevistados não se consideram bonitos.
Entretanto, há uma ideia de que a pressão estética afete apenas as mulheres e mais ainda as mulheres maduras. Mas os dados da ISAPS mostram que mulheres e homens de diferentes idades desejam mudar algo em si.
Por exemplo, a toxina botulínica (botox) é o procedimento estético mais procurado no mundo todo. Não só isso, lidera a busca entre todas as faixas etárias, dos 17 anos aos 65 anos ou mais.
Os homens também recorrem a diversos tratamentos cirúrgicos ou não para mudar a aparência. Entre eles, o botox é o mais usado. Além disso, percebe-se um aumento de 25,7% na procura por cirurgias de pálpebras e um crescimento de 17,4% nas aplicações de ácido hialurônico entre 2022 e 2023.
Um levantamento do Grupo Croma destaca nesse sentido que metade dos homens brasileiros quer envelhecer sem aparentar. Sete em cada dez entrevistados afirmam se cuidar para isso.
Então, a comunicação do mercado estético deve saber se conectar com esses diferentes perfis de público. Ele é maior e mais diverso do que sugerem os estereótipos.
Leia também: Padrão de beleza: como é a relação com o corpo no Brasil?

O interesse estético cresceu entre os homens brasileiros. (Foto via Freepik)
Os procedimentos estéticos cirúrgicos mais procurados
O número total de procedimentos estéticos realizados no Brasil chegou a 3.381.551 em 2023, segundo os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Isso representa um crescimento de quase 12% em relação a 2022, enquanto a média global subiu 3,4%.
Esse resultado coloca o Brasil na segunda posição mundial dos países que mais realizaram tratamentos estéticos. O público brasileiro ainda é o que mais procura procedimentos estéticos cirúrgicos no mundo. Só em 2023, foram 2.185.038 intervenções do tipo.
Os procedimentos cirúrgicos mais buscados no Brasil são:
- Liposucção: 307.280 (14,1% do total)
- Aumento de seios: 227.451 (10,4% do total)
- Cirurgia de pálpebras: 216.318 (9,9% do total)
- Aumento de nádegas: 199.254 (9,1% do total)
- Abdominoplastia: 161.441 (7,4% do total)
Inclusive, o Brasil é o país onde mais se realizam cirurgias de pálpebras, além de ocupar a segunda colocação em liposucção, aumento de seios e abdominoplastia. Ele ainda lidera o número de rinoplastias: foram realizadas mais de 87 mil em 2023.
Leia também: 5 tendências para o mercado de beleza e cuidados pessoais
Os procedimentos estéticos não cirúrgicos mais buscados
Já as intervenções não cirúrgicas, como tratamentos para a celulite e remoção de pelos, somaram 1.196.513 procedimentos no Brasil em 2023.
O País é o segundo maior aplicador de botox e ácido hialurônico, por exemplo. É, também, o segundo maior adepto em geral de procedimentos estéticos não cirúrgicos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os procedimentos não cirúrgicos mais procurados no Brasil são:
- Botox: 571.117 (47,7% do total)
- Ácido hialurônico: 429.391 (35,9% do total)
- Hidroxiapatita de Cálcio: 47.883 (4% do total)
- Tratamento de celulite: 41.770 (3,5% do total)
- Laser ablativo: 31.001 (2,6%)
Nota-se aí uma preferência pelos tratamentos injetáveis como alternativa às cirurgias estéticas.
Leia também: Novo estudo mostra as oportunidades no mercado de beleza
Principais dados sobre a estética corporal no Brasil
Aqui está um resumo com informações referentes a cirurgias plásticas, tratamentos para rejuvenescer, procedimentos para emagrecimento e outras práticas adotadas no País.
Quantos procedimentos estéticos são realizados por ano no Brasil?
A pesquisa anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revela que foram realizados 3,4 milhões de procedimentos estéticos no Brasil em 2023, sendo 2,2 milhões de cirúrgicos e 1,2 milhão de não cirúrgicos.
Quais são os procedimentos cirúrgicos mais procurados em relação à estética?
No País, os mais buscados são, nesta ordem: liposucção, aumento de seios, cirurgia de pálpebras, aumento de nádegas e abdominoplastia.
E quais são os tratamentos não cirúrgicos mais buscados no País?
Botox, ácido hialurônico, Hidroxiapatita de Cálcio, tratamentos de celulite e laser ablativo, nessa ordem, são os mais procurados para procedimentos não cirúrgicos.
Baixe agora o estudo de mercado de beleza e higiene pessoal em Santa Catarina para saber mais.