Black Friday 2024: cresce a expectativa do consumidor

20/09/2024

Economia

Black Friday 2024: cresce a expectativa do consumidor

Quanto mais perto chegamos do dia 29 de novembro, maior é a expectativa do consumidor brasileiro em relação à Black Friday 2024. Pesquisas recentes mostram que a intenção de compra na data vem crescendo e o público no País já começou a guardar dinheiro para aproveitar as promoções. Aí está uma ótima oportunidade para seu negócio!

Acompanhe os preparativos do consumidor para a Black Friday:

Quer aumentar as vendas na data? Então fique por dentro dos dados que vão ajudar você nesse objetivo.

A jornada de compra na Black Friday

O Opinion Box, em parceria com a Wake, revela que 66% dos consumidores no Brasil pretendem comprar na Black Friday 2024. A informação está presente no estudo “Intenção de Compra na Black Friday” e reflete um crescimento em relação a um dado anterior do próprio Opinion Box, que apontava 55% dos brasileiros interessados na data.

Inclusive, uma pesquisa da Offerwise para o Google destaca o fato de que 64% das pessoas já estão guardando dinheiro para as compras na Black Friday brasileira.

A procura pelos melhores preços passará por diferentes canais, como indica o Opinion Box. Há espaço até para as lojas físicas atraírem esse consumidor.

Canais de pesquisa de ofertas para a Black Friday:

Depois, ainda aparecem sites de cupons, WhatsApp, Facebook, entre outros. 

Mas o consumidor brasileiro é omnichannel e, muitas vezes, a compra ocorre em um canal bastante diferente da pesquisa. É justamente nesse momento da compra que pesa mais o histórico com a marca.

Onde os brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2024:

Como está a intenção de compra para a Black Friday 2024?

A compra de itens básicos também está nos planos dos brasileiros. (Foto via Freepik)

O que os brasileiros procuram na Black Friday 2024?

Os dados de Opinion Box e Wake mostram que há diferentes perfis de compra associados à data. O mais predominante, por sinal, é o daqueles que pretendem comprar itens de necessidade, só que aproveitando os melhores preços. Isso explica por que a categoria de supermercado é uma das mais visadas para a Black Friday 2024.

Por outro lado, muitos consumidores também esperam a ocasião para comprar itens de desejo em promoção, trocar produtos que já tenham por uma nova versão ou, quem sabe, até planejar as próximas férias.

Veja as dez categorias mais procuradas pelos brasileiros:

  1. Eletrônicos e informática: 26%
  2. Eletrodomésticos e eletroportáteis: 23%
  3. Moda e acessórios: 20%
  4. Beleza e cosméticos: 18%
  5. Supermercado: 16%
  6. Casa e decoração: 15%
  7. Viagens e turismo: 13%
  8. Alimentos e bebidas: 11%
  9. Farmácia e saúde: 11%
  10. Esportes: 10%

Isso quer dizer que há oportunidades de venda nos mais diversos segmentos. Nesse sentido, o Google ainda revela que 72% dos consumidores no Brasil gostariam de ver alguma oferta de viagem e 55% desejariam aproveitar descontos em cursos.

Como os brasileiros decidem onde comprar no e-commerce?

Conquiste a confiança do consumidor para vender mais

Mesmo entre os interessados na Black Friday há certa desconfiança em relação à data. O estudo do Opinion Box mostra que 20% desse público compraria mais se tivesse maior confiança no evento. Muitos acreditam que os valores aumentam perto de novembro ou que as promoções são as mesmas dos meses anteriores.

Aí entra a importância de anunciar nas mídias certas. Meios como a televisão e a rádio têm maior confiança do público, o que repercute na publicidade.

De acordo com uma pesquisa da Globo, 70% dos consumidores confiam nos anúncios de TV aberta, percentual muito acima das redes sociais, com 46%. Enquanto isso, um levantamento da Kantar IBOPE Media revela que 75% dos ouvintes de rádio em Santa Catarina confiam nos comerciais transmitidos por ali.

A presença nos meios de comunicação de massa não traz apenas visibilidade para a marca. Ela respalda a comunicação e dá mais confiança para o consumidor comprar.

Saiba qual é o melhor horário para anunciar na televisão.

Veja o que esperar da Black Friday 2024 no Brasil

Qual é o nível de interesse dos brasileiros nesta Black Friday?

De acordo com Opinion Box e Wake, 66% dos consumidores no Brasil pretendem comprar algo na Black Friday 2024. Mas esse percentual ainda deve crescer até o dia 29 de novembro.

Quais são as categorias mais procuradas pelos brasileiros?

Eletrônicos em geral (incluindo informática, eletrodomésticos e eletroportáteis) e moda são as duas categorias que figuram com maior frequência na lista de desejos do consumidor no País. Esses dados são confirmados pelo Google, em uma pesquisa separada. Também há um grande interesse em itens de necessidade para o dia a dia, além de planos para viagens e turismo.

Como atrair o consumidor na Black Friday 2024?

Aumente a visibilidade do seu negócio e conquiste a confiança dos consumidores com a presença da marca em meios como a televisão e a rádio. Tais mídias são exemplos de confiabilidade para o público brasileiro.

Então, quer aumentar as vendas na Black Friday? Descubra as soluções da NSC específicas para sua empresa.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui