Santa Catarina tem alguns dos destinos favoritos dos viajantes no Brasil. Mas, além das escolhas populares entre os turistas nacionais e internacionais, há encantos de sobra para descobrir nas 15 regiões turísticas do Estado.
Aí surge uma questão importante: como hotéis, atrações, operadores e outros negócios envolvidos podem impulsionar o turismo em Santa Catarina nos destinos menos conhecidos?
Veja como os dados podem responder isso:
- 77% dos futuros viajantes buscam inspiração nas redes sociais;
- eles procuram informações sobre destinos antes de acomodações;
- um em cada cinco turistas são influenciados pela publicidade;
- essa fase de inspiração dura, em média, mais de um mês.
Quer saber como atrair esse público? Então, acompanhe a explicação a seguir.
Dicas para o turismo em Santa Catarina
1) Crie conteúdo para influenciar o público
A fase de inspiração é uma das mais importantes na jornada de compra no turismo. Ela dura 33 dias, em média, como indica um levantamento de Expedia Group e Luth Research.
Esse é o momento certo para influenciar o público interessado em viagens, porque três em cada cinco turistas não têm um destino definido ao decidir viajar. O desejo antecede em mais de um mês o planejamento de fato e as reservas.
Entender as fontes de influência dos viajantes, portanto, é um passo necessário para fomentar o turismo em Santa Catarina. E elas são bastante variadas, como aponta a pesquisa “A jornada de compra: descobrindo como viajantes planejam e reservam on-line”. Mas as redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o YouTube, despontam nesse sentido.
Plataformas usadas na busca de inspiração para o turismo:
- Redes sociais: 77%
- Sites de avaliações ou blogs de viagem: 49%
- Sites dos destinos: 45%
- Mecanismos de pesquisa: 41%
- Sites de metabusca de viagens: 36%
- Sites de reserva: 35%
Então, uma dica é formar parcerias estratégicas para a produção de conteúdo, já que a inspiração para viajar pode vir de qualquer lado. Influenciadores nas redes sociais, produtores de conteúdo para blog e publishers como a NSC ajudam a distribuir melhor sua mensagem pela internet, chamando a atenção de mais consumidores.
Além disso, a pesquisa de Expedia Group e Luth Research oferece um conselho especial: “ao promover o seu destino, a sua propriedade ou a sua oferta, considere combinar conteúdo inspirador com ofertas promocionais ou tarifas com desconto”.
Pesquisas detalham a relação dos brasileiros com o verão.

Antes da reserva, os consumidores passam mais de um mês buscando inspiração. (Foto via Freepik)
2) Promova o destino, não apenas o serviço
Existe um comportamento específico nas redes sociais que traz um insight para o turismo em Santa Catarina, especialmente se você tem um hotel, um restaurante, uma atração turística ou outro serviço relacionado. O levantamento da jornada de compra dos viajantes aponta que eles buscam, antes de tudo, inspiração sobre destinos.
Essa foi a estratégia adotada pelo Hotel Termas de Gravatal em parceria com a NSC. Além dos anúncios na rádio Itapema, o estabelecimento apostou em conteúdo patrocinado no NSC Total. Mas, em vez de falar apenas sobre o serviço, a matéria produzida pelo Estúdio NSC Branded Content destacou os atrativos da região como um todo.
Para os viajantes com orçamentos mais apertados que desejam aproveitar o máximo de cada destino, essa é uma boa forma de chamar a atenção. Portanto, não se esqueça de acrescentar experiências à sua comunicação com o público.
Hotel Termas aumenta a ocupação de leitos com anúncios na NSC.
3) Diversifique a presença da marca na mídia
A mídia tem um papel essencial para atrair turistas a qualquer destino. Na fase de inspiração, por exemplo, os futuros viajantes consomem mais de cinco horas de conteúdo em diferentes canais.
Nesse sentido, não podemos subestimar o papel da publicidade junto ao conteúdo. Segundo o levantamento, um em cada cinco turistas foram influenciados pela publicidade na decisão de reservar uma viagem.
Entretanto, vimos como os interessados têm uma jornada de consumo bastante diversificada. Daí a importância de o seu negócio também diversificar a presença na mídia. E a NSC oferece ótimas soluções para isso.
O estudo de mercado de turismo, elaborado pelo Negócios SC com base em dados da Kantar IBOPE Media, mostra como os veículos da NSC falam com 93% dos consumidores do segmento turístico em Santa Catarina. As opções vão do on-line ao off-line, acompanhando a jornada de consumo de conteúdo na área.
Como a mídia inspira a jornada de compra no turismo?
O caminho para fomentar novos destinos do turismo em Santa Catarina
Qual é a importância da produção de conteúdo para impulsionar o turismo?
A jornada de compra em viagens inclui um longo período de busca de inspiração. Nessa fase, o consumidor está aberto a influências de diferentes destinos e o conteúdo é a chave para se conectar com ele.
Por que promover o destino como um todo?
Essa abordagem se alinha melhor com a jornada de consumo de conteúdo no setor e potencializa a atração do interesse do público.
Qual é a melhor estratégia de mídia para atrair visitantes?
Ter uma estratégia de mídia 360°, com presença on-line e off-line em veículos alinhados com esse perfil de consumidor, certamente ajudará no alcance e nos demais resultados da sua comunicação.
Quer ver agora quais são as opções de mídia mais indicadas para seu negócio? Experimente o planejador inteligente da NSC.