Por mais que o consumo de vídeo em plataformas digitais tenha se difundido entre os brasileiros, a televisão aberta e linear ainda reina em alcance e público total impactado. Esse foi o ponto central de uma polêmica recente envolvendo o YouTube e a TV Globo — e de como as métricas podem enganar sem uma análise mais profunda do contexto.
Entenda melhor essa disputa pela audiência de vídeo:
- o YouTube é assistido por 75 milhões de brasileiros na TV Conectada;
- em uma única semana, 136 milhões de pessoas no Brasil veem a Globo;
- quase 75% do consumo de vídeo no País está ligado à televisão linear;
- e o alcance da TV linear entre os brasileiros é de 99,2% da população.
Leia a explicação abaixo e tire suas conclusões sobre essa polêmica de mídia.
A disputa pela audiência entre o YouTube a televisão
O longo debate em torno do consumo de vídeo na era dos serviços de streaming ganhou mais um capítulo recentemente. Nos últimos anos, o período de distanciamento social e a ascensão da TV Conectada favoreceram plataformas como Netflix, Disney+ e Globoplay. Então, agora em 2024, o YouTube divulgou a informação de que o serviço de vídeo do Google teria superado a TV aberta no Brasil.
Durante o evento Brandcast, o YouTube trouxe alguns dados sobre o consumo de vídeo no streaming. Só o portal do Google seria assistido por mais de 75 milhões de brasileiros nos televisores conectados e também teria um público maior que cada uma das cinco maiores emissoras de TV aberta no País.
Os dados são da Kantar IBOPE Media com base no Target Group Index, um produto para a análise de comportamento do público e consumo de mídia. Diferentemente da medição de audiência, feita com os aparelhos peoplemeters espalhados em lares brasileiros, o TGI é realizado a partir de enquetes e dados autodeclarados sobre uma amostra de 24 mil pessoas.
— É importante ressaltar que não são dados de audiência, e sim de comportamento do consumidor — comenta a Kantar IBOPE Media a respeito dos números trazidos pelo YouTube.
Ou seja, a apresentação do evento não reflete a plena realidade do consumo de vídeo no Brasil. A Globo então foi rápida em corrigir essa informação e refutou em nota a afirmação de que o YouTube tenha um público maior que o da televisão aberta.
Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil.

TV aberta permanece líder de audiência na era do streaming. (Foto via Freepik)
Globo mostra um panorama mais amplo do consumo de vídeo
Em resposta, a Globo trouxe dados auditados, captados pela Kantar IBOPE Media, que refletem o consumo de vídeo real e não têm interferência da declaração do telespectador.
A nota destaca o fato de que a TV linear responde por 74,3% de todo o consumo de vídeo no Brasil. Já as plataformas de vídeo on-line como o YouTube respondem pelos demais 25,7%.
A TV aberta, em contraponto aos canais por assinatura também da televisão, participa com 64,5% do total. Só a Globo representa 35,4% do consumo de vídeo entre os brasileiros. Isso quer dizer que ela é 38% maior que as plataformas de streaming juntas, sejam pagas, sejam gratuitas. Mais ainda, tem um consumo 355% superior à principal plataforma gratuita de vídeo no País.
“A cada semana, 136 milhões de brasileiros consomem a Globo na TV — quase três vezes mais indivíduos do que o segundo colocado. Em média, a Globo atinge em um único dia na TV o que a plataforma de vídeo online mais consumida leva 28 para alcançar”, explica a nota da emissora.
Brasileiros veem mais de 5 horas de televisão por dia.
O consumo de vídeo on-line e off-line
Outros dados da Kantar IBOPE Media destacam que a era do streaming tem a TV como verdadeira rainha. A começar pelo alcance, a televisão é imbatível nesse sentido entre os brasileiros. No levantamento Inside Video, a Kantar mostra que a televisão linear alcança 91% da população no País em um mês. Enquanto isso, o vídeo on-line chega a 61% das pessoas no mesmo período.
O tempo de consumo de vídeo também é maior na televisão. São 5 horas e 14 minutos por dia, em média, na TV linear. Já a duração média diária assistindo a vídeos na internet é de 2 horas e 23 minutos.
Além disso, há muito mais brasileiros que consomem exclusivamente a TV linear que os espectadores mistos — que migram entre a programação linear e os serviços sob demanda — ou os usuários exclusivos das plataformas de vídeo.
O próprio consumo de TV Conectada comprova a força dos meios tradicionais neste cenário digital. De acordo com a IAB Brasil e a Offerwise, 47% dos brasileiros usam os televisores conectados para assistir à televisão aberta.
Veja agora mais dados sobre a audiência da TV e a importância do meio baixando o mídia kit da NSC TV.