5 dados para entender o consumidor na Black Friday 2024

05/11/2024

Novidades no setor

5 dados para entender o consumidor na Black Friday 2024

Uma pesquisa da Rcell mostra que sete em cada dez varejistas no Brasil preveem um maior faturamento com as vendas da Black Friday 2024, frente ao ano anterior. Mas, para confirmar a boa expectativa, é importante ficar de olho no comportamento do consumidor em relação a essa importante época para o varejo.

Você verá em seguida sobre a Black Friday 2024:

Fique por dentro do assunto com os dados que o Negócios SC apresenta agora.

1) Black Friday é para os menores preços

Qualidade do produto, entrega rápida e frete grátis são fatores considerados pelo consumidor. Mas, na hora de comprar, não tem jeito: o fator que mais influencia a decisão na Black Friday é o preço. Isso é o que dizem 71% dos entrevistados em uma pesquisa da MindMiners.

A economia é o principal gatilho do público não só em novembro. Mesmo com o orçamento apertado, 60% dos consumidores compram diante de boas promoções e descontos. Esse número vem à frente até de uma necessidade urgente, apontada por 58% dos respondentes.

No entanto, antes de colocar os itens no carrinho, os brasileiros têm consciência de que precisam pesquisar. Primeiro, eles consultam a reputação da loja ou marca. Seis em cada dez compradores revelam ter esse hábito. Depois, comparam se o preço está realmente com desconto, com base nas pesquisas que vêm realizando nos meses anteriores à Black Friday.

5 ideias de ações com influenciadores digitais na Black Friday.

Não só na Black Friday, um bom desconto é a principal motivação de compra. (Foto via Freepik)

2) Quatro em cada dez consumidores esperam gastar mais de R$ 1 mil

Esse é um dado que a Méliuz e a Promobit trazem para a Black Friday 2024. Com base em mais de 1,5 mil entrevistas, o levantamento prevê um aumento de 20% no gasto médio com as compras, na comparação com o ano anterior.

Ainda nesse sentido, um estudo de Dito e Opinion Box já havia apontado que 43% dos interessados na Black Friday planejavam gastar mais com a data em 2024. Aí está um bom sinal de confirmação para a expectativa dos varejistas em relação às vendas deste ano.

Black Friday 2024: cresce a expectativa do consumidor.

3) Bens duráveis lideram a procura dos brasileiros

A explicação para esse gasto médio dos consumidores está diretamente associada aos produtos mais procurados na Black Friday. De acordo como a Promobit e Méliuz, 67,8% dos interessados esperam a data para adquirir bens duráveis, ou seja, de maior valor. Na pesquisa, os itens mais mencionados foram eletrodomésticos (17,8%), eletroportáteis (10,6%), eletrônicos (10,4%) e roupas (10,1%).

O levantamento da MindMiners aponta nessa mesma direção, com pequenas variações. O estudo “Quem está comprando?” traz as seguintes categorias em destaque:

Como indica o quinto item da lista, não podemos esquecer que uma parte considerável do público aproveita a Black Friday para comprar itens de reposição. E ainda temos aqueles consumidores que antecipam os presentes de Natal em novembro. Mas o quanto eles aproveitarão de fato dependerá das promoções e descontos que encontrarem.

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4) Marketplaces dominam a lembrança do público

Um estudo da Ecglobal ressalta a presença das grandes marcas do e-commerce, especialmente dos marketplaces, na lembrança do público. Americanas, Amazon e Mercado Livre foram alguns dos nomes citados pelos cerca de mil participantes da análise.

A MindMiners oferece uma informação bastante parecida. Nesse caso, Amazon, Americanas e Magalu compartilham a primeira posição na menção espontânea dos brasileiros, com 17% cada uma.

Isso está relacionado a duas tendências de comportamento para a Black Friday 2024 que vimos anteriormente. A primeira delas é o fato de que os marketplaces facilitam a comparação de preços por disponibilizarem uma maior variedade de produtos. A segunda é que se tratam de marcas reconhecidas e, portanto, vistas como mais confiáveis.

Aí está um bom motivo para investir na comunicação do seu negócio além da Black Friday. Ter uma marca forte serve de impulso para as vendas o ano inteiro.

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5) A Geração Z prefere as redes sociais para encontrar promoções

Cada geração tem um comportamento de compra e isso fica claro no levantamento da Ecglobal. Os consumidores mais maduros, por exemplo, preferem realizar a pesquisa de Black Friday nas lojas físicas. Quase metade desse público (47%) declarou ter esse costume.

Por outro lado, os compradores da Geração Z são mais adeptos das redes sociais na hora de encontrar promoções, seguidos pelos millennials. Eles são também o grupo que mais segue influenciadores digitais, como demonstram os dados de Opinion Box e Influency.me.

Isso quer dizer que sua marca precisa ter estratégias para falar com cada perfil de público. Para saber como a NSC pode impulsionar sua marca nesse sentido, experimente nossa ferramenta inteligente para o planejamento de mídia.

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