Conheça os quatro perfis de consumidores na alta dos preços

07/05/2025

Conheça os quatro perfis de consumidores na alta dos preços

Nove em cada dez brasileiros perceberam a alta dos preços de produtos e serviços em 2025, de acordo com o levantamento “Consumer Pulse”, da Bain & Company. Isso tem levado 83% dos consumidores no País a cortar gastos. Mas essa não é uma situação exclusiva do Brasil. Uma pesquisa global da Ipsos mostra como quatro perfis de público estão lidando com esse cenário.

Saiba quem são esses diferentes tipos de consumidores globais:

A seguir, você descobrirá também algumas estratégias que seu negócio pode adotar para lidar com a alta dos preços.

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Alimentação e supermercado dominam os gastos dos consumidores

A Ipsos ouviu consumidores de 15 países diferentes, incluindo o Brasil, para analisar os sentimentos do público em relação ao custo de vida. Os resultados preocupam, mas não surpreendem.

No Ipsos Essentials de março de 2025, 58% das pessoas afirmaram sentir que estão gastando mais do que deveriam. Antes fosse com luxos e viagens, porque 53% apontaram gastos excessivos com comida e supermercado, ou seja, compras básicas do dia a dia.

A comida é, igualmente, o aspecto em que os entrevistados no Brasil pela Bain & Company mais perceberam a alta dos preços. Sete em cada dez consumidores notaram a inflação dos alimentos neste ano, muito à frente de outros gastos, como a saúde e o transporte.

É justamente na alimentação que os brasileiros mais têm se adaptado à inflação. Segundo uma pesquisa do Datafolha, 58% dos consumidores no País reduziram a quantidade de alimentos que costumavam comprar. Ao todo, oito em cada dez indivíduos mudaram algum hábito para economizar mês a mês.

Nos dados da Bain & Company, isso quer dizer menos categorias no carrinho de compras do supermercado, e não somente menos itens de cada produto.

Estratégias dos brasileiros para economizar nas compras:

Entre os públicos mais afetados pela alta dos preços estão os consumidores de baixa renda, os mais jovens e as mulheres — sendo que estas são responsáveis por 51,7% dos domicílios no País.

Consumo anual das famílias no varejo alimentar supera R$ 1 trilhão.

Os quatro perfis de consumidores

De acordo com a Ipsos, a inflação superou a criminalidade como a maior preocupação do público na média de 29 países analisados, incluindo o Brasil. Então, como os consumidores estão se comportando nessa situação?

O grupo mais numeroso, representado por 33% do público, é o que a Ipsos chama de “consumidores em dificuldade”. Na outra ponta, encontramos os bem-sucedidos, com 23%. E, entre eles, ainda temos os escapistas (18%) e os satisfeitos (27%).

Os consumidores da Geração Z são mais inclinados aos extremos. Ao mesmo tempo que são particularmente materialistas, a maior parcela dos jovens (34%) está em dificuldade. Por outro lado, os boomers têm um percentual bastante superior de satisfeitos (44%), comprovando que a maior idade traz novas perspectivas à vida.

Mais da metade dos homens (53%) consideram-se satisfeitos ou bem-sucedidos, contra 46% das mulheres.

Além disso, como era de se esperar, a maior parte dos consumidores de baixa renda relatam dificuldades (41%). Mas, até mesmo entre os de maior poder aquisitivo, 28% encontram-se nessa condição.

O impacto da inflação e da alta dos juros no mercado de consumo.

Estratégias dos negócios para lidar com a alta dos preços

Diante da alta dos preços, a Bain & Company destaca hábitos do público que afetam a fidelidade às marcas. Por exemplo, 39% dos consumidores decidiram comprar em comércios mais baratos, enquanto 27% estão dividindo as compras em diferentes lojas.

Isso pode representar tanto um risco quanto uma oportunidade para os negócios, conforme a perspectiva.

A Ipsos então indica a seguinte estratégia para fortalecer sua empresa neste momento:

Ainda podemos acrescentar outra dica: investir na comunicação. Espalhe a mensagem de que seu negócio está empenhado em oferecer os preços mais baixos, o maior custo-benefício ou o melhor serviço. Isso trará mais confiança para as compras.

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