Você já parou para refletir sobre o que é produtividade? O significado mais comum refere-se à capacidade de produzir. Mas todos já temos muito o que fazer no dia a dia. Então, preferimos outro sentido, o da eficiência.
É nessa direção que selecionamos dez ferramentas de produtividade simples e úteis para sua rotina. Elas vão ajudar você a economizar tempo em tarefas, concentrar seus esforços e encontrar o que precisa mais rapidamente. Ah, e o melhor de tudo: são gratuitas.
Você verá as melhores ferramentas de produtividade para:
- colaboração entre a equipe;
- gestão de tarefas;
- controle de tempo;
- anotações e muito mais.
Aproveite as dicas que destacamos a seguir!
Otimize sua rotina com estas 10 ferramentas de produtividade gratuitas
1) Slack
Existem muitas opções para organizar o trabalho em equipe ou individual. Nas versões gratuitas, você encontrará diferentes tipos de limitação. Então, a escolha da ferramenta de colaboração precisa levar em conta as funções mais importantes para seu caso.
Uma das vantagens do Slack, por exemplo, é a possibilidade de criar até dez fluxos de trabalho no plano gratuito. Você também pode realizar reuniões individuais por áudio e vídeo.
A ferramenta ainda permite a comunicação com sua equipe por canais específicos. No entanto, o histórico de mensagens e arquivos dura apenas 90 dias.
Leia também: 10 dicas de inteligência artificial grátis que cria textos

Os dias das anotações em papel ficaram para trás. (Foto via Freepik)
2) Asana
A Asana oferece a colaboração com até dez pessoas, tarefas ilimitadas, armazenamento de arquivos ilimitado e mais de 100 integrações com outros aplicativos. Mas, na versão gratuita, as automatizações de fluxo de trabalho ficam de fora. Você também perde a Asana Intelligence, a assistente de inteligência artificial da plataforma.
3) Trello
O Trello é uma ferramenta de produtividade reconhecida pela facilidade de uso. Assim como o Slack e a Asana, é ótimo para a gestão de projetos, com um diferencial: o maior foco no método Kanban.
No Trello, você pode organizar as tarefas em diferentes categorias, como “a fazer”, “fazendo” e “feita”. Cada tarefa é inserida em um cartão que guarda todas as informações necessárias, como os responsáveis e o prazo. Esses cartões são movidos de categoria conforme o trabalho anda. Ou seja, é uma forma bastante visual de acompanhar as demandas.
4) Todoist
Se você procura um aplicativo de produtividade para a vida pessoal, o Todoist pode ser uma boa solução. Ele permite organizar até cinco projetos individuais, com adição de tarefas por voz, lembretes de prazos e integrações com e-mail, calendário, entre outras aplicações.
5) Google Keep e Google Tarefas
Aqui estão duas ferramentas de produtividade pelo preço de uma, ou seja, de graça. Tanto o Keep quanto o Tarefas são ótimos para adicionar lembretes, criar listas de tarefas e afins. A diferença é que o Keep é mais robusto, permitindo a adição de fotos e áudios. Já o Tarefas é mais direto ao ponto, perfeito para anotar e desmarcar itens de uma lista de compras, por exemplo.
6) Evernote
No Evernote gratuito é possível criar até 50 notas, incluindo tarefas, informações, anexos, etiquetas para facilitar a identificação e busca inteligente.
Além de ser uma agenda digital, o Evernote ainda permite salvar conteúdos interessantes da internet com o Web Clipper.
7) Pocket
Já pensou em transformar os conteúdos que você lê na web em um podcast para ouvir fazendo outras tarefas? O Pocket é a ferramenta de produtividade ideal para isso. Salve conteúdos a partir de um plugin no navegador, então acesse o aplicativo e peça para o assistente virtual ler a matéria. Funciona em diversos idiomas, inclusive em português.
8) RescueTime
A gestão de tempo é um dos maiores desafios das pessoas produtivas. Aí entra o RescueTime. O serviço oferece uma análise de como você gasta seu tempo de forma automática. Saiba exatamente quais tarefas estão tomando a maior parte do seu dia e como está seu foco no trabalho. Mas, atenção: o período gratuito é de 14 dias!
9) Toggl Track
O Toggl Track monitora o tempo de até cinco usuários diferentes na versão grátis, dando aos gestores uma melhor visão sobre a produtividade do time. Veja relatórios com as informações obtidas e saiba como economizar horas preciosas na rotina.
10) Pomodoro Timer
Quer treinar seu foco? O Pomodoro Timer pode ajudar. Ele se baseia na técnica Pomodoro, que estipula um período de 25 minutos de atividade ininterrupta seguido por 5 minutos de descanso. Depois de quatro ciclos, a pessoa tem direito a um intervalo mais longo.
A vantagem dessa ferramenta é que você pode usá-la para desenvolver um foco mais duradouro. Configure o nível de foco conforme sua realidade, que pode ser apenas 10 minutos de atenção, até chegar a 60 minutos sem distração alguma.
Leia também: Turbine sua publicidade com esta ferramenta de IA gratuita
Conheça as melhores ferramentas de produtividade gratuitas
Aqui está uma lista resumida de aplicativos que vão otimizar seu dia a dia.
Quais ferramentas usar para projetos e colaboração de equipes?
Algumas ótimas soluções com planos gratuitos são Slack, Asana e Trello. Cada uma tem vantagens e desvantagens, portanto é necessário compará-las diante da sua necessidade.
Que ferramentas são indicadas para a gestão de tarefas?
Experimente opções como Todoist, Google Keep, Google Tarefas ou Evernote.
Como otimizar o tempo no dia a dia e ter mais foco?
Para treinar sua capacidade de concentração, use o Pomodoro Timer. Para analisar como está gastando seu tempo, RescueTime e Toggl Track são boas opções. Já para colocar as leituras em dia e salvar conteúdos de referência, experimente o Pocket.
Aproveite para testar a ferramenta gratuita da NSC que usa a inteligência artificial para turbinar suas campanhas de publicidade.