4 impactos da IA generativa para agências de publicidade

22/10/2024

Tecnologia

4 impactos da IA generativa para agências de publicidade

No Brasil, 55% dos profissionais de marketing já utilizam a inteligência artificial no dia a dia, segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2024, da RD Station. A IA generativa, em especial, está influenciando grandes mudanças no mercado da comunicação. A própria Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) reconhece que essa tecnologia terá um impacto sem precedentes.

Veja os principais impactos da IA generativa em publicidade e marketing:

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Impactos da IA generativa nas agências de publicidade e marketing

1) Maior eficiência operacional

Sete em cada dez líderes no mercado publicitário brasileiro consideram a inteligência artificial como uma força motriz para a inovação e a mudança, revela o estudo “O Futuro das Agências”, da KPMG em parceria com o Meio & Mensagem. Um quarto dos entrevistados também acredita que a IA remodelará completamente a indústria de publicidade.

Nesse sentido, o principal benefício que já foi percebido por tais lideranças, ou que esperam perceber, é a melhoria na eficiência operacional. Oito em cada dez gestores veem esse impacto com a IA generativa. Outros 24% ainda pontuam a redução de custos, igualmente associada à eficiência das agências de publicidade enquanto negócios.

Uma pesquisa da DoubleVerify na América Latina traz dados complementares a esse respeito. No levantamento, 67% dos profissionais de marketing avaliaram que a otimização de campanhas com a inteligência virtual tem um resultado positivo na qualidade de mídia.

As competências mais valorizadas em um profissional de mídia.

Seis em cada dez profissionais de marketing no Brasil já usam IA. (Imagem via Freepik)

2) Análise de dados e geração de insights

Outro impacto notável da inteligência artificial nas agências de publicidade está na forma como elas poderão lidar com a informação. Segundo a eMarketer, 53% dos profissionais de marketing pelo mundo observam um grande potencial da IA na análise de dados, enquanto 48% indicam a pesquisa de mercado como um dos usos mais promissores dessa tecnologia.

Isso permitirá que as agências tenham um melhor entendimento das jornadas de consumo do público, tanto de conteúdo quanto dos produtos. Assim, elas poderão entregar mais eficiência para os clientes.

7 ferramentas de IA para usar em agências de publicidade.

3) Apoio à criatividade e à inovação

Para o relatório de tendências de mídia em 2025, elaborado pela dentsu, a inteligência artificial pode elevar tanto o piso quanto o teto da comunicação. Ou seja, a IA pode ajudar os profissionais a fazer um bom trabalho e a alcançar patamares mais elevados de criatividade e impacto com as campanhas.

Essa é uma das expectativas das lideranças entrevistadas pela KPMG. Mais de um quarto delas (27%) creem que a IA generativa vai estimular a inovação e a criatividade, permitindo que as equipes explorem novas abordagens em conteúdo e mídia.

Já o Boston Consulting Group destaca o papel da IA em tornar a equipe criativa mais orientada por dados. As funções criativas também se tornarão mais estratégicas com a automação de algumas tarefas repetitivas pela tecnologia.

Mas vale destacar: as ferramentas auxiliam e complementam a criatividade humana, e não a substituem. Esse é o consenso, ao menos em teoria, entre as agências publicitárias no Brasil.

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4) Novos modelos de negócio e de receita

No relatório “As competências que moldarão o ecossistema de mídia de amanhã”, a Kantar IBOPE Media mostra que 49% dos líderes do setor já estão tendo um impacto significativo com a inteligência artificial nas respectivas empresas. Com base nisso, 74% consideram que as habilidades em IA serão fundamentais para os futuros profissionais.

Para um pequeno número de entrevistados pela KPMG, a IA também está mudando a própria estrutura de receita, levando os negócios a explorar novos modelos de remuneração. Aí está um dos aspectos mais interessantes dessa transformação. A inteligência artificial não é apenas uma auxiliar em funções específicas, mas um pilar estratégico para o desenvolvimento das agências de publicidade.

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Popularização das ferramentas para campanhas publicitárias

De olho nesse mercado, a Taboola lançou uma IA generativa especializada em geração e gerenciamento de campanhas publicitárias. A ferramenta Abby conversa com os profissionais e, a partir das informações obtidas, cria planos de mídia de acordo com os objetivos do anunciante.

Essa é uma função em que a NSC é pioneira no Brasil. O Simulador de Campanha é uma solução para o planejamento de mídia das marcas e agências de publicidade no maior ecossistema de comunicação em Santa Catarina. O sistema inteligente permite criar estratégias de mídia customizadas para seu negócio, identificando os meios e veículos com maior chance de impactar o público-alvo.

Em poucos passos, você recebe uma sugestão de planejamento com base no segmento do negócio, nos objetivos da campanha e no orçamento disponível para a veiculação. Empresas de qualquer porte e ramo podem aproveitar a solução. Melhor ainda: essa é uma ferramenta gratuita para usar.

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Tire suas dúvidas sobre o uso IA generativa na publicidade

Quais são os resultados já perceptíveis da IA generativa em agências publicitárias?

Diferentes estudos apontam como principais impactos a maior eficiência operacional, a análise de dados e geração de insights, e o apoio à criatividade e à inovação.

Qual é o papel dessa tecnologia no trabalho criativo?

Ela complementa a criatividade humana, e não a substitui. Também permite aos profissionais terem funções criativas mais estratégicas, automatizando as tarefas mais braçais.

E quais impactos a inteligência artificial ainda pode ter no mercado publicitário?

A IA pode gerar novos modelos de negócio, novos serviços e novas fontes de receita para as empresas que estiverem à frente dessa transformação.

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