5 tendências para o mercado de beleza e cuidados pessoais

30/07/2024

Diversidades

5 tendências para o mercado de beleza e cuidados pessoais

O mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil é avaliado em 33,14 bilhões de dólares pela Mordor Intelligence em 2024. Mas esse valor pode ultrapassar a marca dos 44 bilhões de dólares em 2029, com um crescimento anual de 5,85%.

Para quem deseja acompanhar o crescimento do setor, vale ficar de olho nas tendências que estão moldando a relação entre público e marcas. Por sinal, alguns desses movimentos estão vindo de fora para dentro.

Tendências em destaque no mercado de beleza e cuidados pessoais:

Tem curiosidade sobre o assunto? Veja mais dados que selecionamos para você.

5 tendências que influenciam o mercado de beleza e cuidados pessoais

1) Tecnologias para beleza

Estamos em um momento que Amy Webb, CEO do Future Today Institute Today (FTI), chama de superciclo tecnológico. Essa onda de inovação causada por diferentes tecnologias, especialmente pela inteligência artificial (IA), promete remodelar não só a economia, como a sociedade em geral.

Nenhum setor deve escapar ileso dessa transformação. E o de beleza e cuidados pessoais já vem demonstrando um grande potencial de mudança.

Por exemplo, temos a IA sendo usada desde a sugestão de rotinas de skincare personalizadas até a criação de novos tipos de proteínas que, por sua vez, darão origem a novos produtos.

Ainda se destacam a realidade aumentada, os dispositivos inteligentes, a bioengenharia e outras tecnologias aplicadas à beleza.

Leia também: 7 tecnologias revolucionárias em beleza e cuidados pessoais

Cuidados com a saúde mental fazem parte da nova rotina de beleza. (Foto via Freepik)

2) Eficiência comprovada

A pesquisa “NIQ 2024 Consumer Outlook”, da Nielsen, mostra como os consumidores globais estão preocupados com os custos de vida. No levantamento, 77% apontaram que os preços cresceram em 2024. Isso gera uma maior pressão pelo custo-benefício nos produtos de beleza e cuidados pessoais.

Eficiência é a palavra-chave aqui. Inclusive, uma pesquisa internacional da Euromonitor revela que 85% pagariam a mais por produtos com esse atributo.

Alinhado a essa tendência está o fato de que 81% dos brasileiros concordam que as marcas de beleza deveriam oferecer mais provas científicas das afirmações publicitárias, segundo a Mintel. Ou seja, não basta falar, é preciso provar realmente que as fórmulas funcionam.

3) O impacto das novas gerações

Puxando essa tendência pela eficiência no mercado de beleza está a Geração Z. Os consumidores jovens são mais propensos a analisar os ingredientes dos produtos — e seus benefícios — antes da compra, como indica a McKinsey.

A transparência é algo muito importante para as novas gerações, não somente em relação aos rótulos, mas também às práticas das empresas. Mais ainda, eles querem marcas responsáveis, diversas, sustentáveis e engajadas com suas comunidades. Posto de outra maneira, esperam que as marcas sejam mais que negócios, e sim agentes da transformação que desejam para o mundo.

Leia também: O que dizem as pesquisas sobre os interesses da Geração Z?

4) Corpo e mente em sintonia

Beleza e bem-estar precisam caminhar de mãos dadas. Os consumidores já têm preocupações o suficiente com o custo de vida, com a situação econômica, com o emprego, com a segurança… Cuidar de si não deveria ser um estresse a mais.

Aí entra a tendência da beleza emocional. Corpo e mente se conectam por meio de hábitos e produtos desenvolvidos para o relaxamento. Meditação e cremes são dois lados dessa moeda, portanto.

De acordo com a pesquisa “2023 Gen Z and Millennial Survey”, com participantes de 44 países diferentes, 46% dos consumidores mais jovens estão estressados ou ansiosos na maior parte do tempo. Aprimorar o debate sobre saúde mental é fundamental nesse cenário. E as marcas de beleza e cuidados pessoais têm um papel importante na conversa.

5) A beleza viral no TikTok

A mídia sempre teve impacto no mercado de beleza. Mas, até pouco tempo atrás, essa influência dependia de a marca ou o produto aparecer em uma novela ou outro programa de grande audiência.

Hoje, o impulso pode vir a qualquer hora e de qualquer pessoa nas redes sociais. O fenômeno do perfume do Cebolinha foi um bom exemplo disso. Uma publicação no TikTok falando sobre o item gerou um movimento de procura que chegou a esgotá-lo no estoque.

Antes disso, a tendência de latte makeup e tantas outras já provaram como a rede de vídeos pode influenciar as vendas. Então, não basta ter presença no TikTok — o que é quase obrigatório para as empresas do setor —, é preciso saber acompanhar e talvez responder às modas do momento.

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Resumo das tendências de beleza e cuidados pessoais

Que tendências de fora estão influenciando esse mercado?

Podemos destacar nesse sentido as novas tecnologias, a pressão no orçamento do consumidor, as expectativas das novas gerações, a questão de saúde mental e o uso do TikTok.

Qual é o impacto do cenário econômico em beleza e cuidados pessoais?

O setor continuará crescendo, mas o consumidor deve ficar mais criterioso ao comprar por causa do custo de vida. Então, a procura por benefícios comprovados será maior.

Como as novas gerações influenciam o setor?

Os consumidores mais jovens estão moldando o mercado de beleza desde a busca por marcas mais sustentáveis até a criação de demanda por produtos específicos no TikTok.

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