Boas práticas para ter sucesso em franquias de food service

29/08/2024

Economia

Boas práticas para ter sucesso em franquias de food service

Uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 9 em cada 10 brasileiros fazem refeições fora de casa. Esse hábito impulsiona o setor de alimentação fora do lar, alavancado pela vida agitada dos brasileiros e pela busca por praticidade.

Para dar conta da demanda, as franquias de food service despontam como uma opção atrativa para empreendedores que desejam investir em um mercado dinâmico e promissor

Se você quer entender como explorar as oportunidades desse setor, separamos abaixo boas práticas que todo empreendedor deve considerar antes de abrir o seu negócio. Confira o passo a passo! 

Como garantir o sucesso em franquias de food service?

O sucesso nesse ramo depende da implementação de boas práticas, desde a escolha da franquia ideal até a gestão eficiente do negócio. Então, o primeiro passo é estudar o mercado, o cenário econômico, franquias baratas e lucrativas,  o perfil consumidor e tendências do segmento. Vejo abaixo as dicas.  

Hábitos de consumo

Segundo o levantamento do “Mapa da alimentação brasileira dentro e fora de casa” da Globo e Mind Miners, 87% dos brasileiros almoçam fora de casa ao menos uma vez por semana. No jantar, o percentual fica em 73%

Um dado interessante é que 41% dos entrevistados aproveitam o jantar para pedir algo diferente, incentivando a criação cardápios variados. A pesquisa também revela que 81% das pessoas acreditam que uma boa refeição melhora o humor, o que torna o delivery uma opção ainda mais atrativa.

A força da Geração Z

Os pedidos online já fazem parte da rotina de alimentação dos brasileiros, mas uma faixa etária se destaca. A revista Exame divulgou que jovens entre 15 e 28 anos são os maiores consumidores de delivery e 51% deste grupo faz até 2 pedidos por semana. 

Mais de 20% dos brasileiros são da Geração Z, representando 40 milhões de consumidores ativos, segundo o IBGE. Esse público recém entrou no mercado de trabalho ou ainda vai ter a primeira experiência profissional, reverberando no sistema econômico. 

Conforme o Banco Central, o país tem mais de 26 milhões de indivíduos de 15 a 24 anos com conta em algum banco ou serviço bancário.

A escolha da franquia ideal

Após uma análise geral do mercado, do consumo e da clientela, você tem mais condições para decidir com qual franquia de food service deseja empreender.

É preciso ser bem criterioso e realista sobre os objetivos, a capacidade de investimento e o nível de interesse pelo negócio. Afinal, você vai dedicar horas e horas do seu dia para a franquia dar certo. 

Veja as boas práticas que garantem uma escolha acertada:

Implementação e gestão de um franquia de food service

Após a escolha da franquia, a receita do sucesso está na implementação sólida e gestão eficiente. O negócio deve se manter rentável, mas também atrativo, inovador e em destaque frente à concorrência a longo prazo. 

Veja as dicas mais indicadas para aplicar na sua operação. 

Localização estratégica

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a localização inadequada está entre os principais motivos de fechamento de franquias de alimentação. Por isso, a escolha do ponto comercial é vital para o sucesso de qualquer negócio.

E se você quiser zerar os custos de aluguel, funcionários e estoque, os modelos digitais estão em alta e são tão seguros quanto os tradicionais. Um exemplo é a franquia Delivery Much, na qual você tem a liberdade para trabalhar onde quiser e fazer o próprio horário. 

Padronização e qualidade

Um dos pilares do sistema de franquias é a padronização de processos. Isso garante que cada unidade aberta mantenha a mesma imagem e qualidade em qualquer lugar do mundo. Esse cuidado é ainda maior quando falamos do setor de alimentação que exige também cuidados sanitários e a essência dos sabores. 

Excelência no atendimento

O atendimento é um fator decisivo na fidelização de clientes. Em um mercado tão competitivo, a experiência positiva faz toda a diferença. Uma pesquisa da Zendesk revelou que 95% dos consumidores escolhem uma marca pelo atendimento que recebem.

Marketing e divulgação

Utilize estratégias de marketing para atrair clientes, divulgar promoções, fidelizar o público e fortalecer a marca. Para isso, é possível contar com uma soma da mídia tradicional e digital, ampliando seu alcance. A televisão aberta, por exemplo, segue representando 43% da participação de investimento em mídia, de acordo com dados divulgados pelo CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

Gestão financeira rigorosa

A gestão financeira rigorosa é responsabilidade do franqueado, que deve se dedicar ao controle de custos, à otimização de recursos e ao acompanhamento dos indicadores-chave de performance (KPIs) do negócio. A franqueadora oferece suporte nesse processo, mas a gestão do dia a dia é crucial para o sucesso da operação.

Entenda o que faz um empreendedor franqueado.

Inovação e acompanhamento das tendências

O mercado de food service está em constante transformação, impulsionado pelas novas tecnologias, pelas mudanças de comportamento do consumidor e pelo surgimento de novas tendências.

Entre as principais tendências de alimentação, podemos destacar: 

*Autor convidado: Delivery Much

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