Como está a intenção de compra para a Black Friday 2024?

19/08/2024

Vendas

Como está a intenção de compra para a Black Friday 2024?

A Black Friday 2024 será no dia 29 de novembro. Mesmo com alguns meses de antecedência, muitos brasileiros já manifestaram o desejo de aproveitar os descontos e ofertas na data. A seguir, veja os dados sobre a intenção de compra até lá.

Destaques da intenção de compra para a Black Friday 2024:

Acompanhe a análise completa abaixo e aproveite essa oportunidade para impulsionar as vendas da sua empresa.

A intenção de compra para a Black Friday 2024

Duas pesquisas realizadas ainda no primeiro semestre do ano já apontavam um número considerável de brasileiros interessados em comprar na Black Friday 2024.

A primeira delas, feita pela PiniOn para a Globo, mostrou que 39% dos consumidores pretendiam comprar na data. O Panorama de Consumo 2º Semestre 2024 ainda apontou que 40% dos entrevistados não souberam dizer naquele momento se comprariam ou não.

Já a pesquisa “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024”, elaborada por Dito e Opinion Box, trouxe um percentual maior. Quase seis em cada dez consumidores (55%) manifestaram a intenção de compra. Outros 35% talvez participassem da campanha de vendas.

Mas o número de interessados deve crescer até novembro. Como revelou uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 87% dos brasileiros demonstraram a intenção de compra na Black Friday de 2023 na metade de outubro do ano passado.

Os dados de Dito e Opinion Box refletem esse interesse crescente com o passar do tempo. Quatro em cada dez consumidores só decidem se vão aproveitar as ofertas ou não já em novembro.

Quando os brasileiros decidem se vão comprar na Black Friday?

Ou seja, há bastante tempo para a intenção de compra para a Black Friday crescer em 2024. Mas o varejo não pode esperar. É preciso ter uma estratégia de comunicação definida desde já. Como vimos, muitos brasileiros estão começando as buscas por ofertas agora e as marcas que estiverem na lembrança do público em novembro largarão em vantagem na corrida das vendas.

E aqui vai mais um motivo para investir na comunicação: 43% dos interessados pretendem gastar mais na Black Friday 2024 frente ao mesmo período de 2023.

Leia também: 10 formatos de anúncio no NSC Total para destacar sua marca

A data movimentou R$ 4,9 bilhões no e-commerce em 2023, segundo a Neotrust. (Foto via Freepik)

A procura por ofertas na Black Friday 2024

O diferencial da Black Friday para o consumidor é justamente as ofertas. É isso o que seria capaz de converter os indecisos e até aqueles que não pretendem comprar na data.

A pesquisa divulgada pela Globo mostra que 49% dos indecisos e 28% dos desinteressados poderiam comprar diante de descontos superiores a 50%. Mas, para os que estão na dúvida, descontos entre 31% e 50% já seriam boas motivações para quatro em cada dez consumidores com esse perfil.

Os resultados do “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024” apontam nessa mesma direção. Metade dos brasileiros afirmam que os preços baixos são o fator mais importante durante a Black Friday. O frete aparece em segundo lugar, assim como no levantamento da Globo.

Nem por isso o consumidor deixa de pesquisar sobre a marca. Para Dito e Opinion Box, 71% dos brasileiros relataram o hábito de ler as avaliações dos produtos e 68% disseram pesquisar a reputação da empresa antes de comprar. Outros 49% buscam opiniões sobre a marca nas redes sociais.

A confiança e a reputação do negócio, portanto, são pilares para uma estratégia de vendas eficaz.

Leia também: Pare de cometer estes 5 erros que afetam as vendas no varejo

A demanda reprimida deve impulsionar as vendas na Black Friday

Três fatores apresentaram obstáculos para o consumo dos brasileiros em 2024, segundo o Termômetro de Consumo da PiniOn. São eles: o endividamento, o custo de vida e os desastres climáticos.

O endividamento, em especial, fez o consumidor no Brasil segurar muitos gastos não emergenciais. O resultado dessa condição foi uma demanda reprimida em segmentos como o de roupas e calçados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, móveis, entre outros. Isso fica evidente na lista de produtos que encabeçam a intenção de compra para a Black Friday 2024.

Os brasileiros estão procurando quais categorias?

Mas a lista de compras ainda inclui categorias como viagens e turismo (28%), supermercados (19%), livrarias (15%), brinquedos (14%), petshops (9%), entre outras.

Leia também: Veja os planos de consumo dos brasileiros até o fim de 2024

Expectativas para a Black Friday 2024

Veja aqui as principais respostas sobre o tema.

Quando é a Black Friday 2024?

A data que movimenta bilhões de reais na economia brasileira será realizada em 29 de novembro neste ano. Mas a campanha deve começar mais cedo.

Qual é o percentual de brasileiros interessados em comprar na data deste ano?

Ainda no primeiro semestre, 55% dos entrevistados por Dito e Opinion Box demonstraram a intenção de comprar na Black Friday 2024.

Qual é a principal motivação para a compra?

O desconto, ou preço baixo, é o fator que mais influencia a decisão de compra, inclusive entre os indecisos e os desinteressados. Somente depois vem o frete grátis.

Que categorias estão na mira do consumidor?

As categorias de produtos mais procurados na Black Friday 2024 incluem eletroeletrônicos e eletrodomésticos, roupas e acessórios, e casa e decoração.

Quer aumentar as vendas na Black Friday? Então saiba como divulgar sua marca para milhões de catarinenses com a ajuda da NSC. Experimente nosso Simulador de Campanha.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui