A Black Friday 2024 será no dia 29 de novembro. Mesmo com alguns meses de antecedência, muitos brasileiros já manifestaram o desejo de aproveitar os descontos e ofertas na data. A seguir, veja os dados sobre a intenção de compra até lá.
Destaques da intenção de compra para a Black Friday 2024:
- seis em cada dez brasileiros buscarão ofertas na campanha deste ano;
- mas o interesse pode chegar a 90% do público em novembro;
- 43% dos interessados pretendem gastar mais nas compras em 2024;
- para convencer os indecisos, descontos de 31% a 50% são mais efetivos.
Acompanhe a análise completa abaixo e aproveite essa oportunidade para impulsionar as vendas da sua empresa.
A intenção de compra para a Black Friday 2024
Duas pesquisas realizadas ainda no primeiro semestre do ano já apontavam um número considerável de brasileiros interessados em comprar na Black Friday 2024.
A primeira delas, feita pela PiniOn para a Globo, mostrou que 39% dos consumidores pretendiam comprar na data. O Panorama de Consumo 2º Semestre 2024 ainda apontou que 40% dos entrevistados não souberam dizer naquele momento se comprariam ou não.
Já a pesquisa “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024”, elaborada por Dito e Opinion Box, trouxe um percentual maior. Quase seis em cada dez consumidores (55%) manifestaram a intenção de compra. Outros 35% talvez participassem da campanha de vendas.
Mas o número de interessados deve crescer até novembro. Como revelou uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 87% dos brasileiros demonstraram a intenção de compra na Black Friday de 2023 na metade de outubro do ano passado.
Os dados de Dito e Opinion Box refletem esse interesse crescente com o passar do tempo. Quatro em cada dez consumidores só decidem se vão aproveitar as ofertas ou não já em novembro.
Quando os brasileiros decidem se vão comprar na Black Friday?
- Dois meses antes ou mais: 28%
- No mês anterior:15%
- Nas semanas anteriores: 12%
- Na semana do evento: 19%
- No dia da Black Friday: 7%
- Não costuma comprar na data: 2%
- Não tem uma frequência definida: 17%
Ou seja, há bastante tempo para a intenção de compra para a Black Friday crescer em 2024. Mas o varejo não pode esperar. É preciso ter uma estratégia de comunicação definida desde já. Como vimos, muitos brasileiros estão começando as buscas por ofertas agora e as marcas que estiverem na lembrança do público em novembro largarão em vantagem na corrida das vendas.
E aqui vai mais um motivo para investir na comunicação: 43% dos interessados pretendem gastar mais na Black Friday 2024 frente ao mesmo período de 2023.
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A data movimentou R$ 4,9 bilhões no e-commerce em 2023, segundo a Neotrust. (Foto via Freepik)
A procura por ofertas na Black Friday 2024
O diferencial da Black Friday para o consumidor é justamente as ofertas. É isso o que seria capaz de converter os indecisos e até aqueles que não pretendem comprar na data.
A pesquisa divulgada pela Globo mostra que 49% dos indecisos e 28% dos desinteressados poderiam comprar diante de descontos superiores a 50%. Mas, para os que estão na dúvida, descontos entre 31% e 50% já seriam boas motivações para quatro em cada dez consumidores com esse perfil.
Os resultados do “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024” apontam nessa mesma direção. Metade dos brasileiros afirmam que os preços baixos são o fator mais importante durante a Black Friday. O frete aparece em segundo lugar, assim como no levantamento da Globo.
Nem por isso o consumidor deixa de pesquisar sobre a marca. Para Dito e Opinion Box, 71% dos brasileiros relataram o hábito de ler as avaliações dos produtos e 68% disseram pesquisar a reputação da empresa antes de comprar. Outros 49% buscam opiniões sobre a marca nas redes sociais.
A confiança e a reputação do negócio, portanto, são pilares para uma estratégia de vendas eficaz.
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A demanda reprimida deve impulsionar as vendas na Black Friday
Três fatores apresentaram obstáculos para o consumo dos brasileiros em 2024, segundo o Termômetro de Consumo da PiniOn. São eles: o endividamento, o custo de vida e os desastres climáticos.
O endividamento, em especial, fez o consumidor no Brasil segurar muitos gastos não emergenciais. O resultado dessa condição foi uma demanda reprimida em segmentos como o de roupas e calçados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, móveis, entre outros. Isso fica evidente na lista de produtos que encabeçam a intenção de compra para a Black Friday 2024.
Os brasileiros estão procurando quais categorias?
- Eletroeletrônicos e eletrodomésticos: 56%
- Roupas e acessórios: 43%
- Casa e decoração: 33%
- Produtos de beleza e cosméticos: 30%
Mas a lista de compras ainda inclui categorias como viagens e turismo (28%), supermercados (19%), livrarias (15%), brinquedos (14%), petshops (9%), entre outras.
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Expectativas para a Black Friday 2024
Veja aqui as principais respostas sobre o tema.
Quando é a Black Friday 2024?
A data que movimenta bilhões de reais na economia brasileira será realizada em 29 de novembro neste ano. Mas a campanha deve começar mais cedo.
Qual é o percentual de brasileiros interessados em comprar na data deste ano?
Ainda no primeiro semestre, 55% dos entrevistados por Dito e Opinion Box demonstraram a intenção de comprar na Black Friday 2024.
Qual é a principal motivação para a compra?
O desconto, ou preço baixo, é o fator que mais influencia a decisão de compra, inclusive entre os indecisos e os desinteressados. Somente depois vem o frete grátis.
Que categorias estão na mira do consumidor?
As categorias de produtos mais procurados na Black Friday 2024 incluem eletroeletrônicos e eletrodomésticos, roupas e acessórios, e casa e decoração.
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