Nove em cada dez brasileiros fazem algum tipo de alimentação fora do lar, de acordo com os entrevistados em uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Mas como eles escolhem aonde ir? O preço é mais importante que o sabor da comida? Ou o atendimento é o principal fator de decisão?
Tire suas dúvidas sobre o assunto:
- 87% dos brasileiros almoçam na rua ao menos uma vez por semana;
- momentos de celebração atraem o maior percentual de consumidores;
- a limpeza é o fator de escolha mais importante para quase 33% do público;
- apenas 4,4% dos entrevistados dão prioridade à localização do bar ou restaurante.
Você atua ou tem interesse no segmento? Então acompanhe os dados que destacamos a seguir.
Motivações para a alimentação fora do lar
O levantamento “Mapa da alimentação brasileira dentro e fora de casa”, de Globo e MindMiners, aponta que cerca de 90% dos brasileiros fazem refeições fora do lar ao menos uma vez na semana. O almoço é o horário do dia em que esse hábito se faz mais presente, isso é o que informam os dados.
Percentual de brasileiros que fazem ao menos uma refeição fora do lar na semana:
- Almoço: 87%
- Lanche: 81%
- Café da manhã: 79%
- Jantar: 73%
Já a pesquisa “Hábitos de consumo em bares e restaurantes”, de Sebrae e Abrasel, realizada com quase 6 mil pessoas no País, indica que 93% da população se alimenta fora de casa em algum momento do mês.
O levantamento ressalta as situações em que os brasileiros consomem refeições prontas ou bebidas nesses estabelecimentos. O lazer aparece em primeiro lugar nesse sentido, com destaque para celebrações ou festas.
Situações em que os brasileiros frequentam bares e restaurantes:
- Ir a alguma celebração ou festa: 76,6%
- Conversar: 76,3%
- Lanchar: 71,9%
- Beber: 64,8%
Então aparecem as funções mais tradicionais da alimentação fora do lar, como almoçar e jantar. Mas a pesquisa só revela que um percentual maior de brasileiros vai a bares e restaurantes como forma de lazer em algum momento, mas não diz os motivos mais frequentes por trás desse consumo.
A resposta para isso está nos dados de Globo e MindMiners. O levantamento mostra diferenças no comportamento do público entre dias úteis e finais de semana, assim como em variados horários do dia.
Principais motivos para comer fora durante a semana:
- Café da manhã: praticidade e rapidez (30%)
- Almoço: estar fora de casa (38%)
- Lanche: desejo de algo fora do tradicional (35%)
- Jantar: ter vontade de algo (41%)
Ou seja, até o horário do almoço é a conveniência que dita o comportamento do consumidor. A partir daí, a fuga da rotina começa a falar mais alto.
Já os finais de semana são para satisfazer o desejo de algo novo. Esse é o principal motivo para o brasileiro comer em lanchonetes, bares e restaurantes aos sábados e domingos.
Leia também: Os gastos com alimentação fora do lar e em casa no Brasil

Aos finais de semana, a fome dos brasileiros é de novidades. (Foto via Freepik)
Fatores mais importantes para a escolha de bares e restaurantes
O que pesa mais na balança: a qualidade do atendimento ou uma comida gostosa? Na verdade, o fator mais importante para os consumidores brasileiros escolherem bares e restaurantes é a limpeza e higiene do lugar.
Características mais importantes de onde comer fora de casa:
- Limpeza e higiene das instalações físicas: 32,4%
- Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
- Ambiente do estabelecimento: 12,4%
- Comida saborosa: 10,3%
- Preço acessível ou adequado: 7,2%
- Qualidade dos produtos: 4,7%
- Localização: 4,4%
O gosto pela limpeza e a preocupação com as questões sanitárias acabaram sendo os maiores diferenciais para os entrevistados na pesquisa de Sebrae e Abrasel. Isso reforça que a propaganda só é capaz de influenciar o público na medida em que os requisitos mínimos da experiência são alcançados.
Já os outros fatores são mais comumente incluídos na comunicação do segmento. Mas ter um bom atendimento, um ambiente agradável, uma comida excepcional ou um preço baixo são todas características procuradas pelos brasileiros. Daí a importância de conhecer o que o seu público específico procura como diferencial.
Leia também: Os maiores desafios para a alimentação saudável no Brasil
Como se destacar no segmento de bares e restaurantes?
Veja um resumo com os principais dados deste conteúdo.
Com qual frequência os brasileiros fazem a alimentação fora do lar?
Conforme indica uma pesquisa de Globo e MindMiners, 87% dos brasileiros almoçam fora de casa ao menos uma vez por semana. No jantar, o percentual fica em 73%.
Quais são os diferenciais mais importantes na escolha de bares e restaurantes?
A limpeza é o fator principal para 32,4% dos entrevistados em um levantamento de Sebrae e Abrasel. Em seguida, aparecem a qualidade do atendimento (17%), o ambiente (12,4%) e o sabor da comida (10,3%).
Como atrair mais clientes para seu bar ou restaurante?
A pesquisa de Globo e MindMiners revela que 62% dos brasileiros já se interessaram em saber mais sobre uma lanchonete, bar ou restaurante após serem impactados pela publicidade. E, em Santa Catarina, é a NSC que oferece a maior visibilidade para seu negócio. Faça uma simulação de campanha para sua marca.