Novo estudo mostra as oportunidades no mercado de beleza

17/05/2024

Diversidades

Novo estudo mostra as oportunidades no mercado de beleza

Uma pesquisa da McKinsey aponta que o mercado global de beleza deve atingir o valor de 580 bilhões de dólares até 2027, com crescimento de 6% ao ano até lá. O Brasil ocupa um lugar privilegiado nesse cenário, na quarta posição entre os países que mais consomem produtos do gênero e sendo o quarto que mais lança produtos na área, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Mas como fica Santa Catarina nessa história? Em respostas, um novo estudo do Negócios SC destaca as oportunidades para o mercado estadual.

Você descobrirá a seguir:

Acompanhe a análise completa com mais informações que o Negócios SC traz agora para você.

O Brasil é uma potência mundial no mercado de beleza

Dados da Euromonitor International presentes no “Panorama do Setor”, da Abihpec, colocam o Brasil como o quarto maior mercado consumidor de produtos de beleza, abrangendo a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A movimentação anual do setor está em torno de 27 bilhões de dólares no País.

Além disso, o Brasil reforça sua posição de destaque como exportador na categoria. Também de acordo com a Abihpec, foram exportados mais de 911 bilhões de dólares em 2023. Esse valor representa uma alta de 17,4% em relação ao ano anterior e foi o melhor resultado da série histórica desde 1997. Os produtos brasileiros chegam a 174 países diferentes.

São mais de 3,4 mil empresas brasileiras atuando no mercado de beleza, que geram 5,6 milhões de oportunidades de trabalho no País. O setor, inclusive, responde por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, como aponta o Sebrae.

Leia também: Franquias de sucesso: conheça as 10 maiores no Brasil

O Brasil é um dos líderes mundiais em consumo de produtos de beleza e higiene. (Foto via Freepik)

O consumo de produtos de beleza em Santa Catarina

Um novo estudo do Negócios SC sobre o mercado de beleza e higiene pessoal mostra como 83% dos brasileiros pretendem aumentar o consumo de produtos do gênero.

Santa Catarina, como um dos estados com maior renda média no Brasil, dá uma grande contribuição para esse mercado. Conforme indica a Kantar IBOPE Media, 97% dos catarinenses consomem nas categorias de beleza e higiene pessoal.

O consumo no Estado é bem distribuído entre os gêneros: 51,8% do público-alvo é feminino, enquanto 48,2% é masculino. Isso é um reflexo tanto da população geral de Santa Catarina quanto da tendência de os homens se cuidarem mais hoje em dia.

Outro dado relevante sobre esse perfil de público é que as classes A e B são as principais consumidoras no mercado de beleza catarinense. Além disso, 56% dos consumidores estão concentrados na faixa etária dos 25 aos 54 anos.

Leia também: Padrão de beleza: como é a relação com o corpo no Brasil?

Oportunidades para o mercado de beleza

O que faz o consumidor ou a consumidora escolher determinado produto de beleza? O estudo produzido pelo Negócios SC responde essa questão.

Para 69% dos catarinenses, a qualidade é o fator mais importante na hora da compra, como informam os dados da Kantar IBOPE Media. Inclusive, 92% dizem que vale a pena pagar um pouco a mais por produtos de boa qualidade. Mas, na prática, isso não é tudo. A percepção positiva está muito associada à construção da marca.

Por exemplo, 67% dos consumidores em Santa Catarina gostam de marcas mais tradicionais. Mais ainda, 62% acreditam que as marcas conhecidas são melhores.

Aí entra a importância de fortalecer a imagem dos produtos e da própria marca pela comunicação. É muito mais difícil ter um impacto significativo nas vendas sem antes mudar a percepção do público. Então, o estudo mostra o caminho: 87% dos catarinenses que consomem no mercado de beleza prestam atenção a anúncios de televisão, rádio e internet. E a NSC tem o maior ecossistema de comunicação em Santa Catarina para destacar sua marca.

Só a televisão já é capaz de contribuir significativamente para o fortalecimento da marca. Como demonstra uma pesquisa da agência house51, os telespectadores percebem os anunciantes na TV como sendo negócios de sucesso, com muitos clientes e capazes de cumprir com as promessas dos anúncios. Isso é ótimo para conquistar a confiança do público.

Leia também: NSC TV se mantém líder de audiência na televisão em 2024

Resumo sobre o mercado de beleza no Brasil e Santa Catarina

Qual é o tamanho do mercado de beleza e higiene pessoal no Brasil?

O País ocupa a quarta colocação mundial em tamanho de mercado do setor, de acordo com a Euromonitor International, movimentando cerca de 27 bilhões de dólares por ano.

Como é o mercado consumidor de produtos de beleza em Santa Catarina?

Segundo a Kantar IBOPE Media, 97% dos catarinenses são consumidores da categoria. A maior concentração de compras desse público está nas classes A e B, e na faixa etária dos 25 aos 54 anos, entre mulheres e homens.

Como conquistar esses consumidores?

Investindo no fortalecimento da marca por meio da comunicação em meios como a televisão, a rádio e os canais digitais. Entenda melhor o mercado de beleza em Santa Catarina baixando o estudo do Negócios SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui