O mercado imobiliário vive um bom momento no Brasil. O volume de vendas cresceu 43,7% no acumulado de 12 meses até abril de 2024, segundo o indicador ABRAINC-Fipe. Além disso, 78% das lideranças do setor acreditam que o cenário será ainda melhor nos próximos 12 meses, como indica uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica e do GRI Club.
Descubra o que os brasileiros procuram ao comprar imóvel:
- 41% afirmaram ter a intenção de compra dentro de dois anos;
- 80% preferem visitar o estande da construtora antes da decisão;
- localização e segurança aparecem como os maiores diferenciais;
- a marca da construtora também pesa na escolha do imóvel.
Quer ficar por dentro do mercado imobiliário brasleiro? Então acompanhe os dados a seguir!
Motivações para o brasileiro comprar imóvel
Um levantamento da Brain Inteligência Estratégica realizado no primeiro trimestre de 2024 revelou que 41% dos consumidores no País pretendiam comprar um imóvel nos 24 meses seguintes. Esse é o maior percentual de intenção de compra desde maio de 2021.
Inclusive, 12% dos entrevistados já haviam começado a busca, seja visitando imobiliárias e imóveis, seja procurando na internet.
Mas o que os brasileiros esperam encontrar ao iniciar essa jornada? É a própria Brain, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), que responde essa questão.
O consumidor procura, acima de tudo, a segurança financeira, como indicado por 46% dos entrevistados. A realização de um sonho também está presente em 39% das respostas, sendo mais pronunciada na Classe C. Para completar, o fator independência aparece em 36% das falas.
A pesquisa ainda avaliou o que faria os brasileiros comprarem um imóvel com valor acima da média do mercado. No geral, a localização privilegiada e a segurança do local tiveram resultados muito parecidos. Mas a separação por classe socioeconômica revela algumas particularidades de cada grupo.
Classe A:
- Localização: 71%
- Segurança: 61%
- Acesso a transporte: 24%
Classe B:
- Segurança: 66%
- Localização: 65%
- Acesso a transporte: 26%
Classe C:
- Segurança: 63%
- Localização: 52%
- Acesso a transporte: 36%
Outros fatores, como opções de lazer, valorização do imóvel, exclusividade, tecnologia e serviços agregados, aparecem mais abaixo na lista de diferenciais.
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Alta na venda de imóveis aquece o mercado brasileiro. (Foto via Freepik)
A jornada de compra no mercado imobiliário
Dos 41% de brasileiros que pretendem comprar imóvel em até dois anos, a maioria pretende efetuar o negócio entre 12 meses e 24 meses. Mas um número considerável de consumidores planeja concluir a compra em até um ano.
Essa jornada, assim como em outros setores da economia, é omnichannel. Sete em cada dez entrevistados pesquisam na internet por avaliações sobre a construtora ou o empreendimento. E, quanto mais jovem o consumidor, maior é o peso dessas avaliações on-line.
Por outro lado, ainda estamos distantes de uma jornada de compra de imóvel 100% virtual. Oito em cada dez consumidores preferem visitar o estande da construtora para se certificarem. Inclusive, 94% ressaltam a importância dessa medida para a tomada de decisão.
Nesse meio-tempo, três fatores econômicos terão grande influência na decisão de compra:
- estabilidade de emprego: 46%
- condições favoráveis no mercado imobiliário: 44%
- e perspectiva para a economia brasileira no futuro: 33%
Como vimos, as lideranças do setor estão confiantes de que o cenário é favorável. O mercado de trabalho é igualmente promissor, já que o Brasil registra agora a menor taxa de desemprego desde 2014, segundo o IBGE. Além disso, as previsões para o PIB nacional são positivas. É uma maré muito boa para a venda de imóveis.
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Barreiras na hora de comprar o imóvel
Mesmo com os ventos soprando a favor, é importante ficar de olho em alguns fatores impeditivos para a compra. Além daqueles que não querem se mudar, as maiores barreiras são a falta de recursos para pagar a entrada e a dificuldade de acesso ao crédito para financiamento. Uma pequena parcela do público também cita o fato de não encontrar um imóvel dentro do perfil de interesse.
Especialmente no caso da Classe C, a falta de recursos para a entrada e o acesso ao crédito são os fatores mais críticos.
Diante disso, os consumidores esperam algumas facilidades das construtoras. Eles querem taxas de juros mais competitivas que a dos bancos e flexibilidade no pagamento da entrada.
Outro elemento que vale destacar é o peso da marca da construtora. Oito em cada dez consumidores consideram esse fator muito importante na escolha do imóvel. Mais ainda, 31% veem até mais importância na marca que no imóvel em si.
Aí está uma forte razão para investir na comunicação. O fortalecimento da marca é essencial para garantir as vendas no setor.
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Resumo do mercado imobiliário no Brasil
Como está a intenção de compra de imóvel no País?
De acordo com a Brain Inteligência Estratégica, 41% dos brasileiros pretendem comprar imóvel dentro de até dois anos.
Quais são os diferenciais para a escolha do imóvel?
Uma localização privilegiada e a segurança são dois fatores que levariam os interessados até a pagar a mais na compra.
E quais são as barreiras para a negociação?
Falta de recursos para a entrada e dificuldade de acesso a crédito são as respostas mais comuns. Além disso, o fator marca influencia as vendas.
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