Termômetro Solidário mostra o valor do marketing social

10/06/2024

Diversidades

Termômetro Solidário mostra o valor do marketing social

A solidariedade está em alta. Nas últimas semanas, o Brasil inteiro tem se unido para ajudar os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mas a chegada do frio mais intenso exige atenção com outras populações carentes pelo País.

Em Santa Catarina, o Termômetro Solidário da NSC promete aquecer mais uma vez o inverno daqueles que mais necessitam de apoio. Há anos esse projeto serve de inspiração para o marketing social das marcas no Estado.

Saiba mais sobre o Termômetro Solidário:

Tire suas dúvidas sobre o marketing social e inspire-se com este projeto da NSC.

Sobre o Termômetro Solidário

O inverno em Santa Catarina é movido por várias tradições. A neve na Serra, a Festa do Pinhão em Lages e os festivais gastronômicos são algumas das marcas da cultura catarinense.

Outro costume que não pode ser perdido é a solidariedade com quem fica à margem na estação mais fria do ano. Para muitas comunidades no Estado, o frio não é uma festa, mas uma preocupação.

Daí a importância de projetos como o Termômetro Solidário da NSC. Anualmente, ele incentiva a doação de itens como agasalhos, cobertores e sapatos, que são distribuídos aos mais necessitados.

Em 2023, por exemplo, os catarinenses contribuíram com mais de 248 mil peças para a campanha. As doações beneficiaram mais de 24 mil famílias por meio de instituições parceiras. Além disso, houve a entrega de 890 refeições no Sopão Solidário.

Agora em 2024, o período de arrecadação vai até 31 de julho. São mais de 35 pontos de coleta pelo Estado, incluindo diversas lojas do Fort Atacadista. As unidades de OdontoTop e Cresol, em Chapecó, também participam da campanha. Ao final, parte das doações será destinada aos nossos irmãos no Rio Grande do Sul.

Outras ações que fazem parte do Termômetro Solidário 2024 incluem o Dia do Bem, com vários pontos de coleta por Santa Catarina em formato de drive-thru, e o Sopão Solidário em nova edição.

Você pode acompanhar o andamento da arrecadação no Jornal do Almoço, na tela da NSC TV, ou pelos portais da NSC na internet.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

A edição de 2024 do Termômetro Solidário da NSC vai até o dia 31 de julho. (Foto via Freepik)

Por que sua marca deve apoiar causas sociais?

Marcas fazendo o bem é uma das principais tendências do mercado, como já explicamos aqui no blog. O que está por trás disso é uma exigência dos próprios consumidores. Segundo uma pesquisa de PwC e Instituto Locomotiva, 55% têm prestado mais atenção nas causas que as marcas apoiam do que faziam há dez anos.

Três em cada quatro entrevistados declaram abertamente preferir marcas apoiadoras de causas sociais. Inclusive, 69% estão dispostos a pagar mais por aquelas que apoiam ações nesse sentido. Especialmente os consumidores da Geração Z têm expectativas elevadas em relação ao impacto dos negócios na sociedade.

Ou seja, apoiar causas sociais influencia positivamente a decisão de compra do consumidor

A pesquisa Varejo Com Causa, realizada pela MindMiners para a MOL Impacto, traz alguns dados interessantes sobre o tema. Por exemplo, oito em cada dez consumidores que doam em empresas do varejo acreditam que promover doações melhora a imagem da loja. Além disso, 85% dos doadores no varejo comprariam novamente no local se soubessem que o estabelecimento faz coleta de doações.

Leia também: O que os consumidores da geração Z querem das marcas?

O impacto do marketing social para as empresas

As marcas não devem ter receio de abraçar causas sociais como estratégia de negócio. Conforme destacou o “Fórum de Marketing de Causa 2023”, 81% dos consumidores são favoráveis a isso. E 54% consideram o marketing de causa eficiente para tornar uma empresa socialmente responsável.

Mas, apesar do potencial dessa estratégia, a maioria dos consumidores percebe um movimento ainda tímido das marcas nessa direção. 

Percepção sobre as ações das marcas para melhorar a sociedade e o meio ambiente:

Daí podemos tirar duas lições. A primeira delas é a de que o marketing social não pode ser apenas um discurso. Seis em cada dez entrevistados pela Ipsos acreditam que as marcas usam a linguagem do propósito social sem se comprometerem de fato com mudanças. No fundo, sete em cada dez líderes de negócio também concordam com isso.

A segunda lição diz respeito à importância de comunicar o resultado das ações realizadas. Como bem aponta a pesquisa Varejo Com Causa, 97% do público doador é estimulado a contribuir novamente sabendo o impacto gerado pela campanha.

Leia também: ESG é fundamental para a sustentabilidade dos negócios

Termômetro Solidário e a importância do marketing social

Acompanhe os destaques do Negócios SC sobre o tema.

O que é o Termômetro Solidário?

O Termômetro Solidário é um projeto que reforça o compromisso da NSC com a comunidade catarinense. Anualmente, são arrecadados milhares de agasalhos e cobertores em bom estado que favorecem as famílias mais necessitadas em Santa Catarina durante o inverno.

Por que as marcas devem adotar o marketing social?

Os consumidores procuram, cada vez mais, empresas capazes de gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Promover o marketing social, portanto, é um diferencial na decisão de compra desse público mais engajado.

Mas como os consumidores avaliam a participação das marcas?

Seis em cada dez entrevistados pela Ipsos acreditam que as marcas ainda fazem pouco pela sociedade. Então, inspire-se no Termômetro Solidário da NSC para se destacar como uma marca responsável.

Baixe o guia One Stop Shop e descubra outras maneiras como a NSC está presente na vida dos catarinenses.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui