Quatro em cada dez brasileiros pretendem comprar um imóvel, de acordo com um levantamento da Brain Inteligência Estratégica. Mas qual é o tipo de imóvel mais procurado pelo consumidor? É justamente sobre isso que falaremos em seguida.
Conheça melhor as preferências por imóveis no Brasil:
- o uso particular é o motivo da compra para sete em cada dez interessados;
- a maioria dos que procuram casa em condomínio fechado mudam de ideia;
- o volume total de financiamentos cresceu 30% em 2024;
- a NSC fala com 69% do público da construção civil em Santa Catarina.
Quer ficar por dentro do assunto? O Negócios SC traz mais informações para você.
O tipo de imóvel mais procurado no Brasil
Entre aqueles que compraram e que ainda pretendem comprar imóvel no Brasil, a principal finalidade é a moradia própria. Segundo a pesquisa da Brain, 71% dos que declararam a intenção de compra têm como motivo o uso particular.
Nessas horas, o sonho da casa própria fala mais alto. Aqui não se trata de mera expressão popular. A casa é o tipo de imóvel mais procurado pelos brasileiros.
Podendo escolher mais de uma opção, 47% dos entrevistados pela Brain indicaram a intenção de comprar uma casa em rua. Outros 45% manifestaram o desejo por um apartamento, seguidos por 26% de casa em condomínio fechado, 7% de terreno em loteamento aberto e 7% de terreno em condomínio fechado.
Mas entre a intenção e a compra pode haver um longo caminho. Então, é natural que exista uma mudança de planos nesse processo e os dados mostram essa realidade.
Analisando o caso daqueles que compraram um imóvel residencial recentemente, muitos compradores acabaram recorrendo a terrenos ou a apartamentos por não encontrarem uma casa como procuravam.
Diferença entre o imóvel comprado x desejado:
- Apartamento: 39% x 35%
- Casa em rua: 37% x 37%
- Terreno em loteamento aberto: 15% x 5%
- Casa em condomínio fechado: 5% x 20%
- Terreno em loteamento fechado: 4% x 3%
Os dados da Brain ainda mostram uma diferença de acordo com o perfil econômico do comprador. O destaque nesse sentido é que a classe C é a única em que 100% das compras foram destinadas à moradia própria ou de um familiar.
Leia também: O que motiva o consumidor brasileiro a comprar imóvel?

Os brasileiros preferem casas, mas podem mudar de planos no caminho. (Foto via Freepik)
Financiar o imóvel ou comprar à vista?
Agora que sabemos qual é o tipo de imóvel mais procurado pelos brasileiros surge outra questão importante: como eles pagam pela compra?
Os dados da Brain apontam uma preferência pela aquisição à vista. Essa forma de pagamento foi usada por 58% dos compradores de imóveis. Especialmente os consumidores de maior idade, na faixa entre os 65 e 71 anos, são adeptos dessa modalidade. Cem por cento das pessoas nesse grupo compraram à vista ou parcelaram diretamente com o proprietário ou a construtora.
O financiamento bancário aparece na segunda posição, sendo escolhido por 36% do público. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) revelam que essa é uma modalidade em crescimento. Só no primeiro semestre de 2024, os financiamentos atingiram um valor total de R$ 149,4 bilhões, representando um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para completar, o consórcio (3%) e o leilão (3%) aparecem como alternativas para a compra do imóvel.
Leia também: Quem é o consumidor da construção civil em Santa Catarina?
Soluções da NSC para o mercado imobiliário
O sonho de ter um imóvel próprio ou fazer um upgrade está presente em Santa Catarina. E, para quem deseja impactar esse consumidor, a NSC tem ótimas soluções em comunicação.
Começando pela televisão, a NSC TV fala com 69% do público-alvo no Estado, segundo a Kantar IBOPE Media. O dado está presente em estudo exclusivo do Negócios SC para o mercado de construção civil catarinense.
Mas as opções vão além. Na rádio, por exemplo, a Inovar Incorporadora e Construtora teve retorno já no primeiro mês de anúncios. Foram dois apartamentos vendidos graças à presença da marca na Atlântida Joinville.
Temos também o case de sucesso da Floripa Lançamentos, que incluiu a Rádio Itapema e o NSC Total na estratégia de mídia. O resultado dessa combinação on e off foi um aumento da procura pelo público.
— Consegui medir um aumento considerável de aproximadamente 120% para os acessos vindos tanto da página da NSC quanto nos horários em que a propaganda estava passando na Rádio Itapema — afirmou Pedro Henrique Genevro, CEO da Floripa Lançamentos e corretor de imóveis.
Ou que tal propor uma ação inesquecível para seu público? Esse foi o caso da Investcorp, que contou com a experiência da NSC em eventos para criar uma noite mágica para convidados especiais, com direito a um bar nas alturas sob a lua cheia.
Leia também: ATL gera retorno em menos de um mês no mercado imobiliário
Sobre os imóveis mais procurados pelos brasileiros
Aqui está um resumo com as principais informações.
Qual é o tipo de imóvel mais procurado pelos consumidores no Brasil?
A primeira opção na compra de um imóvel é por casa, mas os brasileiros estão dispostos a mudar de planos para um apartamento ou até mesmo um terreno para construir. A informação é da Brain Inteligência Estratégica.
Qual é a forma de pagamento mais usada?
Entre os compradores recentes, a maioria tem comprado à vista ou de forma parcelada diretamente com o proprietário ou a construtora. Mas 36% recorreram ao financiamento bancário.
Como atrair quem deseja comprar um imóvel em Santa Catarina?
A NSC TV fala com 69% do público-alvo do segmento. Além da televisão, a NSC tem soluções para impulsionar a procura e as vendas na rádio, no digital, nos impressos e também no marketing de experiência.
Descubra a solução mais indicada para seu negócio fazendo uma simulação de campanha com a NSC.