A Páscoa é uma das datas mais aguardadas do ano, tanto pelo público geral quanto pelos negócios. Em 2025, 83% dos entrevistados em um estudo da Globo pretendem comemorá-la. Isso deve gerar um movimento no comércio de mais de R$ 3 bilhões, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou no evento de 2024. Mas esse não é o único setor que deve se beneficiar, como mostraremos a seguir.
Veja as expectativas para a Páscoa 2025 entre os brasileiros:
- três em cada quatro consumidores planejam comprar doces nesta Páscoa;
- ovos são a prioridade do público, seguidos por bombons e barras de chocolate;
- reunir a família e os amigos em casa é a principal forma de celebração;
- mas muitos brasileiros também têm planos de viajar nesse período.
Acompanhe a análise completa logo abaixo, com muitos dados para sua empresa se preparar.
5 setores com ótimas oportunidades na Páscoa 2025
A Páscoa em 2025 será comemorada no dia 20 de abril. Aqui estão alguns dados para você ficar de olho até lá, com base em uma pesquisa proprietária da Globo com mais de mil consumidores de todas as regiões do País.
1. Lojas especializadas em chocolates
Começamos destacando o presente típico da Páscoa. Neste ano, 74% dos brasileiros pretendem comprar ovos de Páscoa, chocolates e outros doces. Entretanto, o percentual é menor que os 83% registrados em 2024, diante do encarecimento dos produtos para o público.
Os ovos de Páscoa continuam sendo os itens favoritos dos brasileiros para presentear na data, mas o desejo de economizar impulsiona a busca por bombons e barras de chocolate. Essas alternativas ganharam maior peso na lista de compras em 2025, especialmente quando se trata das lojas especializadas. Afinal, elas oferecem mais opções de presentes dentro do patamar de qualidade que os consumidores ainda procuram preservar.
Presentes mais procurados para a Páscoa 2025:
- ovos de lojas especializadas em chocolate: 49%
- ovos industrializados: 47%
- bombons industrializados: 29%
- bombons de lojas especializadas: 27%
- barras de chocolate industrializadas: 24%
- barras de chocolate de lojas especializadas: 18%
- ovos artesanais ou caseiros: 17%
- bombons ou barras artesanais: 12%
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A procura por lojas especializadas em chocolates está maior nesta Páscoa 2025. (Foto via Freepik)
2. Supermercados e hipermercados
O varejo supermercadista é outro grande beneficiado pelas vendas da Páscoa, e não estamos falando apenas dos chocolates que tomam conta dos corredores.
Em 2025, quase metade dos entrevistados pela Globo (46%) planeja se reunir na casa de familiares e amigos para uma refeição especial. Esse número é muito maior que os 9% que pretendem ir a um restaurante, ou os 5% que devem pedir delivery.
O momento de união em torno da mesa começa, na verdade, nos supermercados e hipermercados, onde 76% do público fará a compra de alimentos e bebidas. Sabendo aproveitar essa oportunidade, o setor tem tudo para garantir vendas excelentes em abril.
3. Turismo
A Páscoa 2025 terá um elemento especial por causa do dia em que será comemorada. Como dissemos, ela está marcada para o 20 de abril, um dia antes do feriado de Tiradentes. Isso significa que boa parte do público terá um feriadão prolongado nesse período, entre a Sexta-Feira Santa e a segunda-feira de 21 de abril.
Não à toa, 19% dos entrevistados pretendem viajar. Desses, 16% têm como destino o próprio Brasil, enquanto 3% planejam uma viagem internacional.
O mercado turístico, então, precisa dar uma atenção especial à Páscoa deste ano, já que ela oferecerá um motivo a mais para os brasileiros viajarem nessa época.
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4. Decoração e papelaria
Para aqueles que preferem celebrar em casa, a decoração temática é uma parte importante da festa. Inclusive, 10% do público declarou a intenção de decorar a casa com itens de Páscoa. Quatro em cada dez consumidores desse grupo esperam gastar entre R$ 50 e R$ 200 com produtos decorativos.
Além disso, onde tem presente, tem embalagem. O segmento de papelarias também ganha um impulso extra nessas datas comemorativas.
5. Mídia e entretenimento
A mídia é um setor fortalecido antes e durante a Páscoa. Em primeiro lugar, nas semanas que antecedem a comemoração, o público procura inspirações e receitas em sites especializados, nas redes sociais e em programas de televisão.
Depois, no próprio 20 de abril, 14% dos consumidores pretendem aproveitar a data assistindo à TV, enquanto 13% estarão ligados em serviços de streaming. Essa é uma forma habitual de os brasileiros aproveitarem o tempo em família.
Por falar em mídia, a presença nos meios certos para sua marca é uma tática eficiente para transformar suas vendas de Páscoa em um sucesso. Então, descubra como colocar seu negócio em destaque com o Simulador de Campanha da NSC.