Oito em cada dez brasileiros pretendem comemorar o Dia das Mães 2025, segundo uma nova pesquisa da Globo. A data, que neste ano será no 11 de maio, é uma das mais importantes para o varejo no País. A movimentação no comércio deve chegar aos R$ 40 bilhões de reais, considerando os dados de CNDL, SPC Brasil e Offerwise. Mas essa também é uma oportunidade de as marcas se conectarem com o que as mães realmente desejam, além dos presentes.
Prepare seu negócio para o Dia das Mães 2025:
- 71% dos brasileiros devem presentear na data deste ano;
- os perfumes e cosméticos lideram a procura do público nacional;
- mais de um terço pretende aumentar os gastos com o presente;
- mas, talvez, o que elas queiram mesmo é alguma ajuda.
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Expectativas para a comemoração d0 Dia das Mães 2025
De acordo com a pesquisa da Globo, 82% dos brasileiros têm a intenção de celebrar este Dia das Mães, uma alta de 5 pontos percentuais em relação a 2024.
A comemoração é, acima de tudo, um momento para reunir a família. Mais ainda, em casa. Embora 44% dos entrevistados tenham planos de fazer algo fora, como ir a um restaurante, passear pela cidade ou até mesmo viajar com as mães, a tradição para a maioria das pessoas é se juntar à mesa do lar.
Quase um quinto dos indivíduos (24%) declarou expressamente a vontade de fazer uma refeição especial em casa. Os supermercados, hipermercados e atacarejos devem se beneficiar de maneira especial com esse comportamento, visto que 42% dos interessados esperam gastar mais de R$ 300 com as compras para a data. O serviço de entrega dos restaurantes, em menor escala, também vai lucrar com o próximo 11 de maio.
Além da presença afetiva, os presentes de Dia das Mães já estão no radar dos brasileiros. Sete em cada dez devem presentear neste ano. Inclusive, 40% planejam dar presentes a mais de uma pessoa, como a companheira, a sogra e as avós, ao lado das próprias mães.
Muitos consumidores ainda pretendem levá-las junto na hora de comprar o presente. Esse é um gesto importante, porque há certa distância entre o que os filhos e companheiros pensam em comprar e o que as mães querem ganhar.
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O que elas querem ganhar de presente no Dia das Mães?
Os perfumes e cosméticos lideram, mais uma vez, a procura do presente para o Dia das Mães. Em 2025, a intenção de compra na categoria está ainda maior do que foi no ano anterior.
Intenção de compra para o Dia das Mães 2025:
- Perfumes e cosméticos: 34%
- Roupas: 22%
- Chocolates e doces: 15%
- Calçados: 12%
- Acessórios: 11%
- Flores: 10%
- Utensílios domésticos: 6%
Para 12% do público, a refeição fora de casa é o próprio presente de Dia das Mães. Itens como smartphones, eletroportáteis, eletrodomésticos, bebidas, livros e vale-presentes também aparecem, já em menor proporção.
No entanto, as mães brasileiras acreditam que merecem mais. O presente favorito delas para 2025, na verdade, é uma viagem. E produtos de maior valor, como os smartphones, são mais frequentemente citados por elas que pelos filhos e companheiros.
O que as mães querem ganhar em 11 de maio:
- Viagem: 30%
- Perfumes e cosméticos: 22%
- Roupas: 17%
- Refeição fora de casa: 13%
- Flores: 11%
- Smartphone: 11%
- Vale-presente: 11%
Os eletrodomésticos (9%) e eletrônicos (6%) são outras categorias em que elas têm maior intenção de ganhar que os filhos e companheiros de presentear. Mas isso esbarra no planejamento de compra, uma vez que 49% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 51 a R$ 200 com o presente. Condições especiais de compra serão muito bem-vindas nesse sentido.
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Um retrato do que é ser mãe no Brasil
As mães brasileiras precisam de ajuda, especialmente quando se trata de criar filhos pequenos. Isso vai muito além dos 10,3 milhões de lares no País chefiados por mulheres que moram apenas com os filhos, segundo o Censo 2022.
Falta ajuda para 61% das mães no Brasil, como aponta a pesquisa da Globo. Esse é um problema que une mulheres de diferentes idades e classes socioeconômicas. Inclusive, as faixas de renda mais elevadas têm uma carência ainda maior, possivelmente pelos núcleos familiares mais restritos. Tanto que, tirando as avós, as principais fontes de auxílio vêm da creche privada e de babás remuneradas.
Então, o que as mães gostariam de ter? Em primeiro lugar, ajuda para manter a casa limpa. Essa foi a resposta dada por 60% das entrevistadas. Depois, o apoio no preparo das refeições aparece em 50% das opiniões.
O Dia das Mães 2025, portanto, é uma boa oportunidade para filhos e companheiros assumirem essas tarefas. Além disso, as marcas podem ter um papel importante, destacando produtos que facilitem a vida dessas mulheres e as permitam ter uma maternidade mais tranquila.
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