A fidelização de clientes e o uso crescente de Inteligência Artificial para transformar a experiência de compra e impulsionar a competitividade das marcas no mercado foram as principais tendências apresentadas no Omnivarejo 2024. O evento, que ocorreu em Balneário Camboriú, reuniu nomes de peso do setor para discutir as questões que estão moldando o futuro do varejo.
Temporada de compras 2024
Na palestra de Daiane Quesada, Gerente Industrial da Meta, empresa que controla gigantes como Facebook, WhatsApp e Instagram, foram revelados insights importantes sobre o comportamento dos consumidores na Temporada de Compras 2024, com base em uma pesquisa recente feita pela Meta.
Um dos destaques é a antecipação do início da temporada neste ano. Muitos consumidores já começam a planejar suas compras em outubro, demonstrando uma mudança significativa no calendário habitual.
Outro ponto relevante abordado foi o aumento das trocas de eletrônicos e eletrodomésticos adquiridos durante a pandemia. Esses itens estão sendo substituídos por modelos mais novos ou por produtos que atendem às novas necessidades dos consumidores.
Além disso, os itens que compõem a lista de desejos estão fortemente associados ao bem-estar e ao dia a dia das pessoas, como produtos de beleza, que seguem em alta para o reabastecimento.
Um dado expressivo revelado na pesquisa foi que 78% dos consumidores pretendem fazer compras no comércio local. Quesada destacou a importância de fortalecer a relação entre as marcas e o comércio de bairro.
— Estamos em um momento difícil com a entrada das marcas estrangeiras, mas a confiança que as pessoas têm naquele comércio local pode ser um fator decisivo para a marca de vocês — afirmou.
Esse dado reflete o desejo dos consumidores de apoiar o empreendedorismo local, valorizando as relações mais próximas e humanizadas.
Como está a intenção de compra para a Black Friday 2024?
Transformação digital no varejo
O painel “Transformação Digital no Varejo” no Omnivarejo 2024 reuniu Fabiana Tacolla, da Renner, Enio Garbin, da AWS Amazon, e Patrick Scripilliti, da Totvs, para discutir o papel das novas tecnologias, como Inteligência Artificial, na otimização dos negócios varejistas.
A Diretora de Operações das Lojas Renner, Fabiana Tacolla, compartilhou exemplos práticos do uso da IA no controle de estoque. Um dos exemplos destacados por ela, foi o desafio de gerenciar estoques quando há grande quantidade de casacos de inverno em anos de temperaturas mais amenas.
— Estoque é dinheiro. Ter o estoque certo, na hora certa, e girando com o produto certo é muito dinheiro — afirmou.
Para Tacolla, a previsibilidade trazida pela IA é essencial, já que a redistribuição de estoques com base nas temperaturas evita prejuízos.
Além disso, ela mencionou o uso da IA para relembrar clientes que deixaram produtos no carrinho e que agora estão em promoção, impulsionando as vendas.
Confira o Panorama da transformação digital no varejo do Brasil
Fidelidade é o novo crescimento
Enio Garbin, da AWS Amazon, ressaltou a importância de focar na experiência do consumidor. Segundo ele, a fidelidade é o novo crescimento, reforçando que clientes fiéis compram mais, com maior frequência e realizam transações de maior valor.
Essa visão está alinhada com a pesquisa da Temporada de Compras 2024 apresentada no evento, que mostrou que 73% dos consumidores pretendem priorizar compras com algum tipo de cashback. Esse dado demonstra a oportunidade para marcas criarem programas de fidelidade.
Mídia para impulsionar as vendas
Você sabia que a NSC tem uma solução inteligente para ajudar na comunicação da sua marca? O Simulador de Campanha otimiza seu planejamento de mídia de maneira rápida e prática. Impulsione sua mensagem para milhares de consumidores em Santa Catarina com essa ferramenta!