O mercado publicitário no Brasil cresceu em 2024 mais que o previsto. De acordo com a projeção da dentsu, o esperado era que a compra de mídia no País crescesse 8,1% em relação a 2023. Mas os novos dados da Kantar IBOPE Media mostram que a publicidade brasileira, na verdade, teve alta na casa de dois dígitos.
Veja os resultados do investimento no mercado publicitário em 2024:
- o valor investido em compra de mídia subiu 10% em relação ao ano anterior;
- esse desempenho representou o maior crescimento do setor desde 2021;
- só o comércio participa de 17% do investimento em publicidade no Brasil;
- mas a expectativa para 2025 é de uma alta de apenas 5,2% no País.
No conteúdo a seguir trazemos a explicação completa para você.
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Mercado publicitáio no Brasil tem a maior alta desde 2021
No ano de 2024, o mercado publicitário brasileiro chegou à marca de R$ 88 bilhões em compra de mídia. Isso representa um salto de 10% em relação a 2023.
O resultado é bastante positivo por dois fatores em especial. Em primeiro lugar, o crescimento foi maior que o dobro da inflação acumulada no período, de 4,73% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que se traduz em uma alta real para a publicidade no País.
Para completar as boas notícias, o desempenho em 2024 trouxe o maior crescimento para o mercado nacional desde 2021, quando cresceu 29% na comparação com 2020 por causa das perdas durante o primeiro ano de pandemia de Covid-19. Do mesmo modo, foi a primeira vez desde 2021 que a compra de mídia aumentou em dois dígitos no Brasil.
Os dados estão presentes na 46ª edição do Data Stories, produzido pela Kantar IBOPE Media.
Resultados do mercado publicitário no Brasil nos últimos cinco anos:
- 2020: R$ 49 bilhões (-9,8%)
- 2021: R$ 69 bilhões (+29%)
- 2022: R$ 74,1 bilhões (+7,1%)
- 2023: R$ 80 bilhões (+8%)
- 2024: R$ 88 bilhões (+10%)
A Kantar IBOPE Media ainda chama a atenção para o fato de que todos os meses de 2024 registraram um crescimento do investimento publicitário frente a 2023. Os meses de janeiro (+26%), fevereiro (+20%) e julho (+22%) apresentaram as altas mais expressivas, este último impulsionado especialmente pelas Olimpíadas de Paris.
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Metade do investimento em publicidade veio de cinco setores
Mais de 100 mil anunciantes, de 29 setores diferentes, contribuíram para o crescimento da publicidade no Brasil em 2024. Mas, de acordo com a Kantar IBOPE Media, cinco categorias tiveram uma participação ainda mais relevante nesse mercado. Elas somaram 48% de todo o investimento publicitário em mídia no País.
Setores com a maior participação no mercado publicitário brasileiro:
- Comércio: 17%
- Financeiro: 9%
- Serviços: 9%
- Farmacêutico: 6%
- Beleza: 6%
Já a categoria de jogos e apostas apresentou o maior crescimento proporcional frente a 2023. O investimento no setor subiu 47%, quase o dobro do segundo colocado nesse quesito, os serviços, com alta de 25% no intervalo anual.
Setores com a maior alta anual de investimento em publicidade no Brasil:
- Jogos e apostas: 47%
- Serviços: 25%
- Administração pública: 22%
- Financeiro: 22%
- Eletros: 21%
O crescimento expressivo da compra de mídia pela administração pública em 2024 é justificado por ter sido um ano de eleições pelo Brasil. Outras categorias que evoluíram acima de dois dígitos nesse período foram as de educação (+18%), alimentos (+15%), o mercado automotivo (+13%) e a indústria farmacêutica (+13%).
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Expectativa para a publicidade no Brasil em 2025
Os últimos três anos trouxeram resultados positivos e crescentes para o mercado publicitário no País. No entanto, a previsão para 2025 é de um ritmo desacelerado.
A dentsu estima para o Brasil um crescimento de 5,2% em compra de mídia neste ano. O número está um pouco abaixo do que o previsto para a média global, de 5,9%, de acordo com o relatório “Global Ad Spend Forecasts” de dezembro de 2024.
Se confirmado tal resultado, a alta do investimento publicitário em 2025 ficará abaixo também da inflação prevista para o ano. Segundo o Boletim Focus mais recente, de 17 de abril, a expectativa é de que o índice inflacionário cresça 5,57% até dezembro. Portanto, é possível que não haja um ganho real para o setor.
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