O varejo de bens de consumo é responsável por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e teve um volume de vendas na casa dos R$ 2,23 trilhões em 2023. Mas esses dados trazidos pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) poderiam ser ainda melhores com um maior investimento na transformação digital. Quer saber mais?
Veja os destaques da transformação digital no varejo:
- omnicanalidade está entre as maiores áreas de investimento no setor;
- 84% dos varejistas pretendem usar inteligência artificial nos próximos meses;
- 77% esperam aumentar a receita com a maior digitalização do negócio;
- mas 32% apontam os investimentos como a maior dificuldade da transformação digital.
Descubra, a seguir, outros dados relevantes sobre o varejo no Brasil com a análise do Negócios SC.
Panorama da transformação digital no varejo do Brasil
A 6ª edição do estudo “Transformação digital no varejo brasileiro”, realizado pela SBVC em parceria com OasisLab e parceria de Cielo, mostra que 85% das empresas do setor possuem e-commerce. No entanto, ter um comércio on-line já não é o bastante para uma verdadeira transformação.
De acordo com o estudo, por exemplo, apenas 32% dos varejistas consideram ter as atividades da empresa razoavelmente automatizadas. A boa notícia é que os negócios sabem que precisam fazer mais nesse sentido.
Para seis em cada dez entrevistados pela SBVC, a transformação digital é uma prioridade da empresa. Nesses casos, há um plano estratégico para acelerar a adoção de novas tecnologias. Outros 30% revelam já ter iniciativas formalizadas de investimento na digitalização.
As principais áreas de investimento em transformação digital no varejo são:
- E-commerce: 69%
- Customer Relationship Management (CRM): 69%
- Omnicanalidade: 65%
- Dados: 62%
- Marketing: 58%
- Operações: 54%
- Infraestrutura: 54%
- Inteligência artificial: 42%
A partir daí, nota-se a prioridade de investimento na experiência direta do consumidor: e-commerce, CRM e omnicanalidade. Contudo, não podemos esquecer a importância da inovação nos bastidores do varejo. A automatização das operações impacta igualmente a experiência do público.
Além disso, vale destacar que 96% dos entrevistados concordam que a transformação digital no varejo passa pela loja física. Afinal, não há como falar de uma verdadeira jornada de compra omnichannel sem evoluir o PDV junto. Essa coexistência do físico e digital é uma das maiores tendências do setor.
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O público busca experiências digitais igualmente na loja física. (Imagem via Freepik)
O investimento em transformação digital no varejo ainda é baixo
O estudo da SBVC aponta que o principal desafio para a implementação da transformação digital no varejo é, justamente, o investimento necessário. Esse tem sido um obstáculo maior que a cultura organizacional, os processos internos ou a falta de tempo.
O reflexo disso está no baixo percentual de investimento. Apenas 8% das empresas investem mais de 1% do faturamento bruto do negócio em tal área.
Quanto o varejo no Brasil investe em transformação digital?
- Não sabe dizer: 31%
- Até 0,3% do faturamento: 27%
- De 0,31% até 0,6%: 19%
- De 0,61% até 1%: 15%
- Acima de 1%: 8%
Por outro lado, 48% dos entrevistados pretendem investir mais em transformação digital. Outros 48% devem manter o nível atual de investimentos, enquanto apenas 4% planejam reduzir o valor investido.
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Vantagens de investir na transformação do varejo
Como ressalta Eduardo Terra, presidente da SBVC, “a transformação digital passou a ser uma agenda essencial, estratégia e de garantia de competitividade das empresas”. Isso porque as maiores vantagens associadas ao investimento nessa área são o crescimento da receita da empresa e o aumento do engajamento do consumidor.
Quais são os benefícios esperados com a transformação digital no varejo?
- Aumento da receita da empresa: 77%
- Aumento do engajamento do consumidor: 77%
- Aumento da rentabilidade: 69%
- Aumento do valor da empresa: 65%
- Reinvenção do modelo de negócio: 27%
Essa expectativa é reforçada por dados da McKinsey, que indicam um crescimento até três vezes maior nas empresas líderes digitais em comparação com as demais.
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Como se preparar para esta nova era do varejo no Brasil?
Aqui estão os dados essenciais sobre a transformação digital do varejo no País, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Quais são os principais investimentos dos varejistas em tecnologia?
E-commerce, ferramentas de CRM, omnicanalidade, gestão de dados, operações e inteligência artificial são alguns dos maiores investimentos nessa área.
Como o varejo brasileiro está investindo em inovação?
O investimento ainda é baixo, segundo a SBVC, mas 48% dos varejistas têm planos de aumentar o valor destinado à transformação digital dos negócios.
Por que investir na transformação digital do varejo no Brasil?
Esse investimento é fundamental para assegurar a competitividade das empresas, com vantagens diretamente ligadas ao aumento da receita e do engajamento do consumidor.
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