Prepare-se para a transformação digital no varejo do Brasil

27/05/2024

VAREJO

Prepare-se para a transformação digital no varejo do Brasil

O varejo de bens de consumo é responsável por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e teve um volume de vendas na casa dos R$ 2,23 trilhões em 2023. Mas esses dados trazidos pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) poderiam ser ainda melhores com um maior investimento na transformação digital. Quer saber mais?

Veja os destaques da transformação digital no varejo:

Descubra, a seguir, outros dados relevantes sobre o varejo no Brasil com a análise do Negócios SC.

Panorama da transformação digital no varejo do Brasil

A 6ª edição do estudo “Transformação digital no varejo brasileiro”, realizado pela SBVC em parceria com OasisLab e parceria de Cielo, mostra que 85% das empresas do setor possuem e-commerce. No entanto, ter um comércio on-line já não é o bastante para uma verdadeira transformação.

De acordo com o estudo, por exemplo, apenas 32% dos varejistas consideram ter as atividades da empresa razoavelmente automatizadas. A boa notícia é que os negócios sabem que precisam fazer mais nesse sentido.

Para seis em cada dez entrevistados pela SBVC, a transformação digital é uma prioridade da empresa. Nesses casos, há um plano estratégico para acelerar a adoção de novas tecnologias. Outros 30% revelam já ter iniciativas formalizadas de investimento na digitalização.

As principais áreas de investimento em transformação digital no varejo são:

A partir daí, nota-se a prioridade de investimento na experiência direta do consumidor: e-commerce, CRM e omnicanalidade. Contudo, não podemos esquecer a importância da inovação nos bastidores do varejo. A automatização das operações impacta igualmente a experiência do público. 

Além disso, vale destacar que 96% dos entrevistados concordam que a transformação digital no varejo passa pela loja física. Afinal, não há como falar de uma verdadeira jornada de compra omnichannel sem evoluir o PDV junto. Essa coexistência do físico e digital é uma das maiores tendências do setor.

Leia também: Conheça o perfil do e-commerce no Brasil em dados

O público busca experiências digitais igualmente na loja física. (Imagem via Freepik)

O investimento em transformação digital no varejo ainda é baixo

O estudo da SBVC aponta que o principal desafio para a implementação da transformação digital no varejo é, justamente, o investimento necessário. Esse tem sido um obstáculo maior que a cultura organizacional, os processos internos ou a falta de tempo.

O reflexo disso está no baixo percentual de investimento. Apenas 8% das empresas investem mais de 1% do faturamento bruto do negócio em tal área.

Quanto o varejo no Brasil investe em transformação digital?

Por outro lado, 48% dos entrevistados pretendem investir mais em transformação digital. Outros 48% devem manter o nível atual de investimentos, enquanto apenas 4% planejam reduzir o valor investido.

Leia também: Pare de cometer estes 5 erros que afetam as vendas no varejo

Vantagens de investir na transformação do varejo

Como ressalta Eduardo Terra, presidente da SBVC, “a transformação digital passou a ser uma agenda essencial, estratégia e de garantia de competitividade das empresas”. Isso porque as maiores vantagens associadas ao investimento nessa área são o crescimento da receita da empresa e o aumento do engajamento do consumidor.

Quais são os benefícios esperados com a transformação digital no varejo?

Essa expectativa é reforçada por dados da McKinsey, que indicam um crescimento até três vezes maior nas empresas líderes digitais em comparação com as demais.

Leia também: Tech SC impulsiona o ecossistema de inovação catarinense na TV

Como se preparar para esta nova era do varejo no Brasil?

Aqui estão os dados essenciais sobre a transformação digital do varejo no País, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Quais são os principais investimentos dos varejistas em tecnologia?

E-commerce, ferramentas de CRM, omnicanalidade, gestão de dados, operações e inteligência artificial são alguns dos maiores investimentos nessa área.

Como o varejo brasileiro está investindo em inovação?

O investimento ainda é baixo, segundo a SBVC, mas 48% dos varejistas têm planos de aumentar o valor destinado à transformação digital dos negócios.

Por que investir na transformação digital do varejo no Brasil?

Esse investimento é fundamental para assegurar a competitividade das empresas, com vantagens diretamente ligadas ao aumento da receita e do engajamento do consumidor.

Por sinal, você sabia que a NSC tem uma solução inteligente para ajudar na comunicação da sua marca? O Simulador de Campanha otimiza seu planejamento de mídia de maneira rápida e prática. Impulsione sua mensagem para milhares de consumidores em Santa Catarina com essa ferramenta!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui