Para 2025 é esperada uma evolução muito mais significativa na televisão do que foi a chegada do sinal digital. Vem aí a TV 3.0, com a previsão de ser implementada no Brasil no futuro próximo, após decisão presidencial, para estar completamente pronta até a transmissão da Copa do Mundo de Futebol Masculino em 2026. Mas é importante que seu negócio esteja atento desde já, porque a novidade traz mudanças importantes ao mercado de mídia.
O que você precisa saber sobre o futuro da televisão:
- a TV 3.0 oferecerá uma experiência digital e interativa ao público;
- DTV+ é o padrão tecnológico que permitirá essa transformação;
- a novidade vai mudar completamente a forma de anunciar na televisão;
- enquanto isso, vem crescendo o consumo da TV Conectada no Brasil.
Saiba os detalhes do assunto com a explicação que o Negócios SC traz a seguir.
TV 3.0 é o futuro da televisão
A TV do futuro, como está sendo chamada a novidade, vai transformar a maneira como os brasileiros consomem o conteúdo televisivo por meio de uma maior integração com o digital.
Tradicionalmente, a televisão oferecia um consumo passivo ao público. Depois, com o uso simultâneo de telas, o celular e as redes sociais permitiram que os telespectadores respondessem em tempo real ao que assistiam.
Agora a TV 3.0 une esses dois universos no mesmo dispositivo. Toda a interação poderá ser feita pela própria televisão, de forma gratuita e 100% digital. Basta que o aparelho tenha um adaptador para receber o sinal — mais precisamente, a tecnologia DTV+, o novo padrão adotado para a televisão digital. Entretanto, apenas para acessar o conteúdo, o telespectador não precisará estar conectado à internet, diferentemente do que acontece nos serviços de streaming.
Os canais da televisão aberta terão aplicativos para cada emissora. Eles oferecerão maior qualidade de imagem (até 8K), som imersivo e, o melhor de tudo, conteúdo personalizado. Isso será possível porque os usuários terão perfis individuais, a exemplo das jornadas on-line nas buscas ou nas redes sociais. Então, conforme a localização, os assuntos de interesse e a intenção de compra em determinadas categorias, os consumidores poderão ser impactados com intervalos comerciais diferentes em cada domicílio.
Descubra o que é TV 3.0 e como ela muda a publicidade.
Cresce o consumo da TV Conectada no Brasil
A transformação vem em um momento muito propício, quando 58% dos brasileiros já usaram a televisão para acessar a internet, como informa a pesquisa TIC Domicílios.
Em uma análise com mais de 19,4 milhões de smart TVs no País, a Samsung Ads, divisão de publicidade da empresa de tecnologia, revela que sete em cada dez usuários brasileiros aproveitam a TV Conectada para assistir à programação da televisão aberta. Notícias, esportes, novelas, filmes e séries são os tipos de conteúdos preferidos para consumir nesses dispositivos.
Para os anunciantes, isso quer dizer que o investimento em televisão aberta continuará sendo essencial. Até porque o meio se tornará cada vez mais eficiente na comunicação das marcas, já que ele permitirá uma medição de dados e uma segmentação muito mais precisas nesta nova era da TV digital.
Por que o consumo de TV Conectada é bom para sua marca?
Novas oportunidades para as marcas com a TV 3.0
A TV 3.0 retém todas as vantagens de anunciar na televisão. Esse continua sendo o meio mais popular e mais consumido entre os brasileiros. E o tempo de consumo também permanece elevado: de acordo com a Kantar IBOPE Media, são 5 horas e 14 minutos por dia, em média, na frente do televisor.
Além disso, a novidade traz uma série de benefícios extras para a publicidade. Destacamos os principais deles adiante.
Maior contexto para a publicidade
Conectar os pontos da jornada de conteúdo é hoje um dos maiores objetivos dos líderes de marketing, segundo o relatório “Media Trends & Predictions”. A TV 3.0 permite justamente isso, oferecendo a possibilidade de hipersegmentação dos anúncios em intervalos personalizados para cada perfil de consumidor.
Interatividade
Os telespectadores poderão responder enquetes em tempo real, mudar os rumos do conteúdo apresentado e reagir diretamente às ações das marcas na televisão. Isso gerará entre os anunciantes uma corrida por campanhas criativas que sejam capazes de provocar reações imediatas da audiência.
Compras pela televisão
É claro, uma das ações mais desejadas pelas marcas é a compra. O t-commerce então ganha um impulso a mais com a TV 3.0, como é chamado o comércio pela TV Conectada. Por exemplo, não será mais necessário ter um QR Code em tela, levando o telespectador para a loja virtual por meio de outro dispositivo. O televisor torna-se o próprio canal de vendas.
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