O investimento em mídia da sua empresa tem acompanhado as tendências do mercado brasileiro? Pelo quarto ano consecutivo, o valor investido em publicidade cresceu no País, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Então, veja os dados que o Negócios SC reuniu para você e não fique para trás.
Destaques do investimento em mídia no Brasil:
- o valor investido cresceu 8% em 2023 frente ao ano anterior;
- 68% dos negócios pretendem investir mais em 2024;
- somente no meio digital, o investimento subiu 47,7% desde 2020;
- a NSC conecta sua marca com milhares de consumidores.
A seguir, você encontrará muitos outros números surpreendentes. Fique por dentro do assunto!
Alta do investimento publicitário em mídia no Brasil
Na 40ª edição do relatório Data Stories, a Kantar IBOPE Media trouxe um panorama geral do investimento em mídia no Brasil ao longo de 2023. Os dados confirmam a trajetória de crescimento do mercado publicitário brasileiro, com alta de 8% em relação a 2022. Mais precisamente, o valor total de compra de mídia em 2023 chegou a R$ 80 bilhões.
Cinco setores concentram mais da metade do investimento em mídia no País. Juntos, eles somam 51% do total. São estes:
- Comércio: 18%
- Serviços: 9%
- Financeiro: 9%
- Mídia: 7%
- Beleza: 7%
Para 2024, o objetivo é aumentar ainda mais o orçamento destinado. Nove em cada dez líderes de marketing entrevistados pela Kantar IBOPE Media indicaram que investirão mais ou manterão o investimento frente ao ano anterior. Inclusive, 68% pretendem investir mais em mídia.
A estratégia cross-media é outro ponto em destaque no investimento publicitário. Diversificar os meios é uma prática que gera bons resultados para a comunicação. Tanto que as dez marcas mais valiosas no Brasil investem em sete meios diferentes, em média.
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Redes sociais dominam o investimento publicitário na internet. (Foto via Freepik)
O investimento em mídia digital ganha força no País
Já no relatório Digital AdSpend 2023, a Kantar IBOPE Media traz dados específicos sobre o investimento em mídia digital para a IAB Brasil.
O meio virtual acompanhou o ritmo de crescimento total do mercado publicitário brasileiro e também registrou alta de 8% na comparação com 2022. O valor investido em 2023 alcançou a marca dos R$ 35 bilhões. Isso representa um aumento de 47,7% frente a 2020.
Como era de se esperar, o segundo semestre acumulou a maior parte do investimento digital em 2023. Entre julho e dezembro, o valor acumulado foi de R$ 18,9 bilhões. As maratonas de Black Friday e Natal nessa época do ano explicam essa maior concentração. Além disso, é a última chance para as marcas baterem as metas do ano.
O investimento em mídia digital é destinado principalmente para as redes sociais, que receberam 52% dos R$ 35 bilhões. Em seguida, aparecem as buscas pagas, com 29%, e publishers e verticais, com 19%.
Mas você sabe qual é o meio favorito dos brasileiros para a descoberta de novas marcas, produtos e serviços na internet? De acordo com o estudo “Digital 2024: Brazil”, de We Are Social e Meltwater, os anúncios em sites lideram nesse quesito. Aí está uma ótima oportunidade para anunciar nos portais da NSC, o maior ecossistema digital de Santa Catarina.
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O papel da mídia digital na relação entre público e marcas
O Digital AdSpend 2023 ainda destaca o porquê de a mídia on-line estar em crescimento no mercado publicitário. Para os brasileiros, ela é fundamental na relação com as marcas.
O relatório demonstra que 67% dos consumidores baseiam as decisões de compra em anúncios da internet. Inclusive, mais da metade do público, ou 52%, declara que frequentemente usa a internet no planejamento das compras.
Enquanto isso, o “Digital 2024: Brazil” ressalta o papel específico das redes sociais nesse processo. Seis em cada dez consumidores brasileiros utilizam tais plataformas para pesquisar informações sobre marcas e produtos. Além disso, como completa a Kantar IBOPE Media, 42% costumam seguir as marcas nas redes sociais.
Não à toa, 92% dos anunciantes pretendem manter ou aumentar os investimentos em mídia digital agora em 2024.
As oportunidades da NSC nesse sentido são as mais diversas. Ao lado dos portais de notícias, destacamos igualmente as redes sociais, nas quais os veículos da NSC têm milhões de seguidores e perfis que se encaixam perfeitamente em diferentes estratégias de marketing. Isso permite anunciar para um público enorme, com efetividade e com a chancela da maior empresa de comunicação de Santa Catarina.
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Principais informações para levar deste assunto
Quanto o mercado publicitário investe em mídia no Brasil?
Só no ano de 2023, foram investidos R$ 80 bilhões, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Isso representou uma alta de 8% em relação a 2022.
E qual foi o investimento em mídia digital em 2023?
Também segundo a Kantar IBOPE Media, os anunciantes gastaram R$ 35 bilhões apenas no meio digital. O destaque é o valor investido em redes sociais: 52% do total.
Por que a mídia digital é tão importante para as marcas?
O consumidor brasileiro usa com frequência a internet para pesquisar e descobrir novas marcas, além de os anúncios digitais terem uma grande influência na decisão de compra.
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