Seis em cada dez profissionais de marketing B2B no Brasil afirmam que a aquisição de novos clientes é um dos principais desafios do setor para 2024. Metade dos entrevistados em uma pesquisa da Intelligenzia ainda aponta a necessidade de fomentar o branding dos negócios. Mas o que o estado atual do marketing B2B pode dizer para sua empresa?
Veja mais dados em destaque:
- mais de 60% dos negócios aumentaram o investimento;
- gerar leads de qualidade é prioridade para quase 80% das marcas;
- mais de 40% das equipes de marketing têm cinco pessoas ou mais;
- três em cada quatro empresas B2B praticam o marketing de conteúdo.
Acompanhe a leitura para descobrir também como melhorar seus resultados com as dicas do Negócios SC.
1) Mais investimento no marketing B2B no Brasil
A pesquisa “O Status do Marketing B2B no Brasil 2024”, da Intelligenzia, mostra que seis em cada dez empresas B2B começaram 2024 com um orçamento de marketing maior do que haviam iniciado o ano de 2023. Enquanto 47,4% do total tiveram um aumento entre 1% e 24%, outros 14% registraram acréscimos acima de 25%.
Essa é uma boa notícia para a comunicação do setor. O maior orçamento permite que as empresas B2B levem as marcas a novos patamares. Mas um dado ainda mais interessante diz respeito à forma como estão investindo.
De acordo com a pesquisa, os negócios estão dando ao branding uma importância muito próxima da geração de leads. Isso é ótimo porque, para vender mais, é preciso investir no fortalecimento da marca.
Principais áreas em que a verba de marketing está sendo alocada:
- Geração de leads: 66,2%
- Branding: 64,9%
- Geração de demanda: 40%
Lembre-se disso ao montar sua estratégia. Fortalecer o branding é o melhor investimento que você pode fazer no marketing B2B ao longo prazo.
Leia também: O sucesso das vendas B2B depende de uma marca forte

Empresas brasileiras ampliam investimento no marketing B2B. (Foto via Freepik)
2) Gerar leads de qualidade é a maior prioridade
Ainda podemos analisar essa questão dos investimentos de uma forma mais específica, considerando os objetivos da empresa para o médio prazo. As maiores prioridades são:
- Gerar mais leads em qualidade: 78,5%
- Trabalhar a marca institucional: 63,3%
- Melhorar a retenção e o engajamento: 53,2%
- Dar mais visibilidade aos produtos e serviços: 50,6%
- Posicionar a empresa em outros mercados: 41,8%
Dois desses itens têm relação direta com o branding, reforçando a importância de se investir na própria marca. Entretanto, o principal objetivo de médio prazo continua sendo a geração de leads.
Nesse sentido, é preciso incluir o vídeo na estratégia de marketing B2B. O formato tem uma relação direta com tal objetivo. A Brightcove mostra que, para 95% dos compradores, o vídeo teve um papel relevante na jornada de compra. E a Wyzowl destaca que 87% das empresas conseguiram gerar leads com essa tática.
Leia também: Marketing B2B: como áudio e vídeo podem alavancar as vendas?
3) As equipes de marketing B2B estão maiores
O “Status do Marketing B2B no Brasil” aponta para uma grande mudança nas equipes do setor. Entre 2019 e 2023, o número de profissionais em cada time cresceu. Em 2019, por exemplo, 30% das empresas tinham apenas uma pessoa atuando na área. Em 2023, o trabalho individual foi utilizado por apenas 15,2% dos negócios.
Por outro lado, o percentual de empresas B2B com 5 a 8 profissionais de marketing subiu de 11% para 25,3% nesse mesmo período.
Além disso, mais organizações estão recorrendo a fornecedores externos para cuidar das tarefas de marketing. O número cresceu de 65% em 2021 para 73,4% em 2023. Isso permite delegar partes da estratégia a parceiros especializados em cada função.
Um exemplo disso é o Estúdio NSC Branded Content. Quando o assunto é criar conteúdo patrocinado no maior ecossistema de comunicação de Santa Catarina, a expertise da própria NSC conta muito. Um time de especialistas então cuida de todas as etapas do conteúdo — planejamento, criação e distribuição — de acordo com os objetivos da marca.
Leia também: Branded content: o que é e por que fazer com a NSC?
4) Marketing de conteúdo é a tática mais utilizada
Falando em conteúdo, outro dado importante sobre o marketing B2B no Brasil refere-se justamente a essa área. Segundo a Intelligenzia, o marketing de conteúdo é praticado por 74,7% das empresas do setor.
Principais táticas utilizadas pelas marcas B2B:
- Marketing de conteúdo: 74,7%
- Divulgação orgânica nas redes sociais: 68,4%
- Divulgação paga nas redes sociais: 64,6%
- E-mail marketing: 60,8%
- Eventos físicos: 60,8%
Depois, ainda aparecem assessoria de imprensa, mídia paga, marketing de influência, mídia programática, podcasts, entre outras ações de comunicação.
Aí está uma boa oportunidade para descobrir novas possibilidades de conteúdo além do blog e das redes sociais. Por exemplo, você sabia que é possível fazer conteúdo na televisão e na rádio para milhares de pessoas? Essa é outra oportunidade que a NSC oferece para impulsionar o marketing B2B.
Leia também: Impulsione sua estratégia de marketing de conteúdo com a NSC
Leve estes dados com você
Como as empresas estão investindo no marketing B2B?
Seis em cada dez negócios do setor aumentaram os investimentos em marketing. As principais áreas são a geração de leads e o branding, de acordo com a pesquisa da Intelligenzia.
Como lidam com as crescentes demandas da comunicação?
Além de contarem com equipes maiores, a prática de adotar fornecedores e parceiros externos está se fortalecendo.
Qual é a estratégia de marketing mais utilizada?
O marketing de conteúdo lidera as práticas de comunicação mais usadas pelas empresas B2B. Mas há muitas outras oportunidades nesse campo além do blog e das redes sociais.
Descubra agora as soluções do Estúdio NSC Branded Content com um portfólio cheio de informação e inspiração para seu negócio.