Na otimização de sites para os mecanismos de busca (SEO), assim como na vida, as conexões que você faz têm impacto no seu futuro. Daí a importância de saber o que é link building e como essa estratégia influencia os resultados da sua marca na internet.
Mesmo se você já conhece a prática de “construção de links”, mas tem dúvidas se ela ainda funciona, recomendamos a leitura a seguir.
Vamos abordar neste conteúdo:
- o que é link building;
- o que podemos aprender com o Google;
- quais são as melhores práticas de link building;
- e como a NSC pode impulsionar sua estratégia de SEO.
Acompanhe a explicação para tirar suas dúvidas.
O que é link building?
Link building refere-se à tática de obter links de outros sites para suas páginas — chamados backlinks — como parte da estratégia de SEO. É uma das técnicas mais antigas de SEO off page, ou SEO além da página, porque os links recebidos são interpretados como endosso por buscadores como o Google.
É como se a fonte externa dissesse ao mecanismo de busca: esta página é relevante dentro de determinado assunto. A partir disso, o buscador passa a entregá-la em melhores posições nas pesquisas relacionadas.
Por exemplo, quando o blog da Hostgator publicou um artigo sobre o Instagram mencionando um conteúdo do Negócios SC a respeito, o Google entende que temos competência para falar sobre redes sociais.
Existem algumas formas de obter backlinks para suas páginas:
- menções espontâneas, como matérias na mídia;
- conteúdos patrocinados em publishers da internet;
- posts convidados em sites de terceiros;
- e backlinks em comentários de artigos.
Dessas opções, os backlinks em comentários são os que têm menos impacto e estão mais sujeitos a figurar como spam. Há maneiras mais eficientes de impulsionar seu posicionamento nas buscas on-line, como veremos adiante.
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Links são o tecido que amarra a internet como a conhecemos. (Foto via Freepik)
Link building ainda funciona para SEO?
Comentamos que a prática de link building é antiga. Mas será que ainda é válida?
De acordo com documentos vazados do Google recentemente, podemos dizer que sim. O buscador mais usado no mundo, inclusive, fornece algumas pistas sobre como fazer a construção de links de modo eficiente.
Em primeiro lugar, o link precisa ser útil para o usuário. Exagerar na quantidade ou, pior, tentar enganar o leitor pode acarretar em penalizações nas páginas de resultados.
Depois, quanto mais relevante o site que realiza o backlink, melhor para sua marca. Além disso, o conteúdo em si precisa ter relação com a página que ele abrirá. O Google tem algumas formas de determinar esse vínculo, seja pelas palavras usadas para criar o link, seja pelo texto ao redor.
Falando em palavras, a Backlinko recomenda evitar links com as palavras-chave exatas do seu negócio. Há o risco de isso parecer spam. Essa é uma dica interessante caso você queira escrever em outros sites sobre sua marca, os chamados “guest posts”.
Por exemplo, em vez de marcar o seguinte trecho:
“A XXXX é referência em tendências de moda masculina para quem procura comprar camisa social na Grande Florianópolis.”
Em vez disso, prefira:
“A XXXX é referência em tendências de moda masculina para quem procura comprar camisa social na Grande Florianópolis.”
Apenas se lembre de que o conteúdo deve ser informativo, não comercial.
Mas há uma lição ainda importante nesses documentos. Ela diz que sites de notícias recebem mais atenção do Google. A explicação para isso é que o buscador valoriza conteúdos com autoridade e qualidade.
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Como a NSC pode ajudar na sua construção de links?
A NSC tem o maior ecossistema de conteúdo digital em Santa Catarina. São mais de 91 milhões de visualizações de páginas por mês, em sites com elevado índice de autoridade na internet.
Então, ter um backlink para seu site em um portal como o NSC Total ou o G1 SC representa, primeiramente, uma ótima oportunidade para atrair visitantes. A visibilidade da matéria, por si só, já vale a pena. Melhor ainda, essa tática é ótima para a estratégia de SEO.
Mas como ter um backlink nos portais da NSC?
Aí entra o papel do branded content, ou conteúdo patrocinado. A NSC tem uma equipe especializada em criar conteúdo de valor para marcas, o Estúdio NSC Branded Content. Esse time multidisciplinar produz contextos altamente informativos para inserir os backlinks para seu site, com o peso de ser um veículo de notícias relevante.
Foi assim que a Cavese Scania chegou ao topo do digital. Contando com uma estratégia de conteúdo patrocinado nos portais da NSC, a marca emplacou matérias nos primeiros lugares dos resultados com palavras-chaves relacionadas ao negócio.
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Tire suas dúvidas sobre link building
Veja um resumo do que apresentamos acima.
Afinal, o que é link building?
É uma tática de SEO que consiste em atrair links de sites com autoridade na internet, chancelando com isso a relevância do próprio conteúdo para buscadores como o Google.
Essa estratégia é realmente útil?
Sim, desde que se procure seguir as boas práticas de link building. Isto é, evitar spam, ter o link em conteúdos relevantes para o negócio e, preferencialmente, em sites de notícias.
Por que fazer link building com a NSC?
A NSC não só produz conteúdos para engajar com seu público-alvo, como é capaz de distribuí-los no maior ecossistema de informação digital em Santa Catarina.
Baixe o guia de Branded Content da NSC e saiba mais!