Como a publicidade impulsiona os resultados da sua empresa?

26/06/2024

Comunicação

Como a publicidade impulsiona os resultados da sua empresa?

Novos dados da Kantar IBOPE Media reforçam a importância do investimento em mídia pelas marcas. A publicidade, como veremos, influencia a decisão de compra dos consumidores brasileiros. Essa presença na vida do público gera relevância para o negócio e, consequentemente, melhores resultados.

Saiba como a publicidade impulsiona sua marca:

Outros dados a respeito e a análise completa você pode ver a seguir. Aproveite! No fim, ainda mostraremos uma ferramenta inteligente para otimizar seu investimento em mídia.

O impacto da publicidade na decisão de compra

Como aponta a Kantar IBOPE Media na 41ª edição do Data Stories, 96% dos brasileiros prestam atenção à publicidade em algum meio. Mas não é só isso. Uma pesquisa da Offerwise para a Globo destaca o fato de que 77% do público nacional já se interessou por produtos ou serviços que viu em propagandas.

O interesse leva à decisão de compra, segundo os dados da Kantar IBOPE Media. Tanto que seis em cada dez entrevistados afirmam ter algum meio como fonte para decidir o que comprar. Mais precisamente, 38% dos consumidores dizem que a publicidade influencia diretamente as decisões de compras.

A atenção que o público dá aos meios de comunicação e, por consequência, às propagandas é determinante para o sucesso das marcas. Quanto maior a capacidade de um anúncio reter essa atenção, melhores os resultados da publicidade.

Um estudo de Teads e Lumen já apontou que a consideração de compra cresce 27 pontos percentuais quando o tempo de visualização do anúncio sobe de um segundo para dez segundos.

A evolução dos meios ainda tem encurtado cada vez mais a distância entre a atenção e a ação desejada. Os QR Codes em anúncios de televisão são prova disso. Como ressalta a Offerwise, 81% dos consumidores já apontaram a câmera do celular para escanear algum código do tipo.

Leia também: Descubra todo o poder da publicidade em Santa Catarina

O investimento em mídia aumenta a consideração de compra do público. (Foto via Freepik)

Contexto é essencial para os resultados da empresa na publicidade

O que faz um anúncio se destacar? Em primeiro lugar, é preciso escolher os meios e veículos certos para a comunicação da marca.

Ao anunciar na internet, por exemplo, considere que 59% dos consumidores prestam mais atenção aos anúncios em sites em que confiam, segundo o Data Stories. Além disso, a Offerwise traz outros dados interessantes a respeito:

O contexto gera relevância. A relevância amplia o interesse. E o interesse leva a melhores resultados com a publicidade da marca.

Leia também: Como anúncios em sites de notícias ajudam sua marca?

Os segredos das campanhas de sucesso

O contexto é um dos segredos das campanhas de sucesso. Mas o que mais pode ajudar sua empresa a ter mais retorno na publicidade?

Do ponto de vista técnico, frequência e constância dos anúncios, assim como uma boa segmentação, são fundamentais para ter uma campanha bem-sucedida.

Já sob o aspecto criativo dos anúncios, a Kantar internacional sugere cinco elementos de campanhas de sucesso. Vale destacar:

Isso quer dizer que criar uma campanha de sucesso é um misto de ciência e arte. Ela requer uma habilidade analítica e um planejamento de mídia cuidadoso, enquanto se baseia na capacidade de contar narrativas envolventes.

Leia também: Como a atenção do público determina o sucesso da sua marca?

Saiba como impulsionar sua marca

Tire suas dúvidas com as principais respostas que apresentamos neste conteúdo.

Por que o investimento em mídia é importante para seu negócio?

Os dados da Kantar IBOPE Media mostram que a maioria dos consumidores está atenta à publicidade. Mais ainda, os anúncios têm uma influência direta na decisão de compra para uma parcela considerável do público.

Como aumentar o impacto da publicidade?

O contexto em que os anúncios aparecem é determinante para o sucesso da campanha. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo e fazer um bom planejamento de mídia para alcançá-lo.

O que mais é importante para o sucesso da campanha?

A capacidade de contar histórias envolventes é um diferencial. A Kantar sugere cinco elementos de storytelling para usar nas suas campanhas: coragem, emoção, sinceridade, consistência e humor.

Para finalizar, aqui está uma dica imperdível para otimizar sua estratégia de mídia. O Simulador de Campanha da NSC é uma ferramenta com inteligência artificial que oferece sugestões personalizadas para sua marca anunciar. Gostou da ideia? Experimente agora esta solução.

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