Um CRM de marketing e vendas é uma ferramenta que permite às empresas gerenciar e automatizar o relacionamento com os clientes. Em um único software, você pode centralizar as informações de cada contato não somente no nível de perfil, mas também registrando todas as interações e preferências. Isso oferece uma visão completa de cada indivíduo para criar estratégias de negócio mais eficientes.
No entanto, de acordo com o estudo “A maturidade digital nas empresas B2B”, apenas 33% das empresas brasileiras usam uma ferramenta de CRM.
Aqui está o que você precisa saber a respeito:
- o que é um CRM de marketing e vendas;
- em quais tarefas essa ferramenta pode ajudar;
- algumas dicas de CRM gratuitos;
- e alternativas pagas se deseja ter mais recursos.
Acompanhe as dicas que o Negócios SC traz agora para você.
O que faz um CRM de marketing e vendas?
A sigla CRM vem de customer relationship management. Em português, significa gestão de relacionamento com o cliente.
Essa é uma poderosa ferramenta tanto de marketing quanto de vendas. No marketing, ela permite fazer o gerenciamento de leads, a automação de fluxos de e-mails personalizados e a criação de campanhas segmentadas conforme o comportamento do consumidor.
Já para o time de vendas, o CRM é ótimo porque armazena em um só lugar todos os dados dos clientes, pode indicar o melhor momento para a abordagem dos vendedores e ainda gerencia o suporte pós-venda. Algumas ferramentas incluem até soluções em inteligência artificial generativa que criam mensagens personalizadas de acordo com o perfil do consumidor.
Para completar, o CRM é uma ferramenta de inteligência de negócio. Isso porque ele reúne os resultados de marketing, vendas e atendimento ao cliente em painéis que facilitam a tomada de decisão pelos gestores. Ou seja, é uma solução completa para as empresas. Mas qual das opções disponíveis no mercado é a melhor?
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O preço de um CRM completo pode chegar a algumas centenas de reais por mês. (Foto via Freepik)
Conheça 5 das melhores ferramentas de CRM gratuito
Selecionamos a seguir algumas das melhores alternativas de CRM grátis — com suas respectivas versões pagas — para ajudar na gestão da sua empresa.
1) Agendor
O Agendor é grátis para até três usuários e permite o cadastro de até 10 mil pessoas. Essa é uma ótima ferramenta de CRM para fazer a gestão de leads na sua empresa.
As principais funcionalidades incluem:
- extensão para o WhatsApp;
- aplicativo para Android e iOS;
- geração de leads;
- funil de vendas com filtros inteligentes;
- histórico de interações com clientes;
- gravação automática de e-mails;
- calendário de atividades;
- lembrete de tarefas e reuniões;
- mapa de clientes para visitas externas;
- importação e exportação de dados;
- suporte por e-mail.
Se deseja um CRM para marketing e vendas mais robusto, a versão paga do Agendor é mais indicada. Ela tem múltiplos funis de venda, automação de tarefas, relatórios e métricas, além da integração com mais de mil softwares.
2) RD Station CRM
O RD Station CRM oferece tudo que um bom CRM deve ter: armazenamento, gestão, automação, análise e colaboração da equipe. Ele permite criar funis de venda com todos os processos comerciais organizados.
A versão gratuita disponibiliza:
- um único funil de vendas,
- lembrete de tarefas e follow-up;
- CRM para vendas por WhatsApp;
- telefone virtual;
- disparo de emails;
- e histórico de interações.
Já as versões pagas oferecem múltiplos funis de vendas, gestão de equipes, relatórios de resultados e outras outras funções importantes na gestão de marketing e vendas.
3) Zoho CRM
O Zoho CRM gratuito traz uma série de vantagens. A primeira delas é o fato de ser gratuito para até três usuários, sem período de avaliação e sem custos ocultos.
O software oferece:
- automação de leads;
- automação de regras de fluxo de trabalho;
- dez modelos para automação de e-mail;
- um formulário web por módulo;
- mensagens diretas entre a equipe;
- relatórios padrão;
- entre outras funções.
Os planos mais avançados — e pagos — disponibilizam ainda a automação de e-mails em massa, a gestão de redes sociais, uma maior integração da equipe, o gerenciamento de estoque, o apoio da inteligência artificial e muito mais.
4) HubSpot CRM
Outra opção de CRM gratuito é o da HubSpot. Ele conta com uma série de recursos, incluindo a visualização em tempo real de todo o pipeline de vendas em um painel simples.
O HubSpot CRM grátis tem:
- gerenciamento de contatos, negócios e tarefas;
- notificações de rastreamento de e-mail e engajamento;
- modelos e agendamento de e-mails;
- compartilhamento de documentos;
- agendamento de reuniões;
- chat ao vivo;
- orçamentos de vendas;
- entre outros recursos.
Enquanto isso, a plataforma de CRM completa da HubSpot traz também ferramentas para conteúdo, redes sociais, geração de leads, SEO, automação e muito mais com a ajuda da inteligência artificial. Essas funções extras estão disponíveis na versão paga.
5) Bitrix24
Completamos nossa lista de CRM gratuitos com a dica do Bitrix24. Ele aceita usuários ilimitados no plano Free, mas com limite de 5 GB de armazenamento. Por sinal, o espaço para armazenar arquivos é um fator importante a considerar ao escolher o melhor CRM de marketing e vendas.
O Bitrix24 disponibiliza:
- contatos ilimitados;
- um pipeline de vendas;
- conexão com chat das redes sociais;
- automação de vendas com base em gatilhos;
- calendário sincronizado;
- diferentes modos de tarefas;
- e muito mais.
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O essencial sobre as ferramentas de CRM
O que é um CRM?
O software de customer relationship management (CRM) permite gerenciar de forma centralizada o relacionamento com o público da empresa, automatizando tarefas de marketing e vendas e integrando as equipes.
Por que usar um CRM na sua empresa?
Ter as informações dos consumidores centralizadas otimiza o contato e permite personalizar a comunicação com eficiência. A economia de tempo com as automações é outra vantagem da ferramenta.
Quais são as opções de CRM grátis?
Entre os melhores softwares de CRM com versões gratuitas, podemos destacar: RD Station CRM, Zoho CRM, HubSpot CRM, Agendor e Bitrix24.
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