O Instagram e o TikTok disputam a mesma audiência digital de vídeos curtos. Mas qual é a plataforma mais usada pelos brasileiros para consumir esse tipo de conteúdo? A resposta pode mudar completamente a estratégia de marketing dos negócios. Então, analisamos o uso das redes sociais no Brasil para responder a essa questão e trazer outros insights para sua estratégia.
Destaques sobre o uso de Instagram e TikTok no Brasil:
- 93% do público no Instagram passa por ali diariamente;
- 82% deles seguem alguma marca na rede de vídeos curtos;
- 78% dos usuários do TikTok abrem o app todos os dias;
- e 70% acham que as marcas devem estar nas redes sociais.
Você verá os dados completos na explicação a seguir.
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Instagram ou TikTok: qual é a rede mais usada no Brasil?
Não há dúvida: o Instagram é a rede social mais usada no Brasil não só para vídeos curtos, como no geral.
Podemos citar nesse sentido o relatório Digital 2024: Brazil, de We Are Social e Meltwater. Ele diz que 91,2% dos usuários de internet no País com idade entre 16 e 64 anos acessam o Instagram. Já o TikTok é usado por 65,1% dos respondentes.
Enquanto isso, o Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de Apps no Brasil, de abril de 2024, destaca o fato de que 36% dos brasileiros conectados passam a maior parte do tempo on-line no Instagram. Por outro lado, apenas 4% podem dizer o mesmo do TikTok.
A rede social da Meta, portanto, não perderá a liderança tão cedo. Mas isso não quer dizer que ela seja inalcançável. Há uma preocupação dos usuários em relação às novas políticas anunciadas por Mark Zuckerberg, a percepção de que a rede pode fazer mal à saúde mental e a franca ascensão do concorrente chinês.
Curiosamente, há um único dado em que o TikTok vem à frente do Instagram. O relatório “TikTok no Brasil 2025”, do Opinion Box, mostra que 41% dos usuários preferem assistir a vídeos de curta duração por ali. O Instagram vem logo atrás, com 40%. Tal número sugere que o app da ByteDance oferece uma experiência igual ou melhor com esse tipo de conteúdo e tem potencial para destronar o líder no futuro.
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Instagram está presente em 90% dos smartphones no Brasil
O Panorama Mobile Time/Opinion Box traz outro dado expressivo do Instagram no Brasil. O aplicativo está instalado em nove a cada dez aparelhos de smartphone. Apenas o WhatsApp apresenta maior distribuição no País.
O Instagram lidera em mais um quesito: é um aplicativo que os brasileiros abrem com maior frequência. De acordo com o Opinion Box, 93% acessam o app ao menos uma vez ao dia e 57% o fazem várias vezes diariamente.
Há também uma maior proximidade com as marcas na rede social da Meta. No Instagram, 82% dos brasileiros seguem alguma empresa. Inclusive, 72% já compraram algum produto ou serviço descoberto por ali.
Os usuários do Instagram ainda são bastante propensos a compartilhar os conteúdos vistos na plataforma. Oito em cada pessoas ouvidas na pesquisa “Instagram no Brasil 2025” revelaram o hábito de repassar as publicações a outras pessoas. Mas quais são os conteúdos favoritos do público?
Estes são os temas preferidos dos perfis que os brasileiros acompanham:
- Viagem e turismo: 52%
- Saúde e fitness: 44%
- Gastronomia e receitas: 42%
- Humor: 42%
- Finanças: 37%
- Música: 35%
- Moda: 33%
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TikTok é usado como fonte de distração e diversão
Apesar de 70% dos usuários no TikTok concordarem com a afirmação de que as marcas devem estar presentes nas redes sociais, o público ali tem uma relação diferente com os negócios. Por exemplo, apenas 45% seguem perfis comerciais, bastante abaixo dos 82% no Instagram.
Uma consequência disso é um percentual menor de conversão direta no TikTok. Pouco mais de um terço do público (36%) já comprou algum produto ou serviço descoberto na rede social da ByteDance, como informa o “TikTok Brasil 2025”.
Podemos explicar essa diferença pelo fato de que o TikTok é usado acima de tudo como fonte de entretenimento. O aplicativo é procurado para distração por 62% dos usuários e para diversão por 53%. Não à toa, conteúdos com temas de humor e descontração fazem maior sucesso.
Essa procura por entretenimento é diária, por sinal. Oito em cada dez brasileiros ouvidos pelo Opinion Box abrem o TikTok ao menos uma vez por dia.
Veja os tipos de conteúdos que mais atraem o público nacional:
- Humor: 57%
- Viagem e turismo: 50%
- Saúde e fitness: 46%
- Gastronomia e receitas: 37%
- Música: 37%
- Notícias: 35%
- Finanças: 32%
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