5 vantagens de ter a mídia externa (OOH) na sua estratégia

11/02/2025

Marketing

5 vantagens de ter a mídia externa (OOH) na sua estratégia

A mídia externa responde por 11,2% do investimento publicitário no Brasil, como aponta o relatório Cenp-Meios do primeiro semestre de 2024. Na comparação com o mesmo período de 2023, ela participava de 9,2% do total. 

Quer saber o que motiva esse crescimento? Mostraremos, a seguir, cinco razões para isso e explicaremos por que sua marca também deve considerar investir na mídia OOH — out of home, ou fora de casa.

Dados importantes sobre a mídia externa no Brasil:

Acompanhe mais detalhes sobre o assunto na explicação abaixo.

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5 vantagens da mídia externa (OOH)

1. Alcance

A mídia externa recebe o terceiro maior investimento publicitário no Brasil, de acordo com o Cenp-Meios, atrás da televisão e da internet. Entretanto, em termos de consumo de mídia, ela tem o segundo maior alcance dos meios de comunicação no País.

Dados da Kantar IBOPE Media revelam que a publicidade OOH fala com 89% dos brasileiros. Apenas a TV aberta alcança mais pessoas, chegando a 99,2% da população, como ressalta o levantamento Inside Video 2024.

Por sinal, sobram oportunidades para os brasileiros consumirem mídia externa. A própria Kantar IBOPE Media informa que 96% das pessoas no País usam algum transporte ao longo da semana. Uma pesquisa conjunta de Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae vai além e diz que os moradores das capitais estaduais passam cerca de duas horas por dia no trânsito, em média. Isso equivale a 21 dias por ano.

Como comparação, os brasileiros passam quase o mesmo tempo diariamente ouvindo plataformas áudio na internet, como indica o relatório Digital Brazil: 2024.

Veja como e por que usar a mídia exterior na comunicação.

2. Visibilidade

Vimos acima que a mídia externa tem um enorme alcance. Mas será que as pessoas reparam nesses anúncios? Diferentes pesquisas nos permitem dizer que, sim, há um efeito real no público consumidor.

De acordo com a Kantar IBOPE Media, por exemplo, 68% dos brasileiros impactados por OOH já compraram ou pesquisaram algum produto ou serviço depois de ver o anúncio. 

Já um estudo feito em aeroportos pela JCDecaux, em parceria com o Datafolha, destaca que nove em cada dez consumidores notaram a publicidade nesses ambientes. Em meio a tal grupo, 84% tinham a intenção de interagir com as mensagens exibidas.

3. Mercado potencial

A RZK Digital, empresa de mídia exterior digital (DOOH), fez um estudo na região metropolitana de São Paulo para entender melhor o poder de consumo do público impactado pelos anúncios fora de casa.

Considerando apenas os passageiros de ônibus, a audiência tem um potencial de gastar quase R$ 29,7 bilhões de reais em supermercados ao longo de um ano. Eles também pretendiam consumir R$ 10,8 milhões em educação, R$ 4,5 bilhões em beleza e higiene, e R$ 4,4 bilhões em turismo.

Os dados confirmam a relevância desse mercado potencial. Está aí mais um bom motivo para sua empresa incluir a publicidade OOH no plano de mídia.

Marketing vs branding: entenda a diferença e por que ela importa.

4. Proximidade do ponto de venda

Outra vantagem de investir em mídia externa é a capacidade de segmentar geograficamente a comunicação.

Um fato destacado pela pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo” — de CNDL, SPC Brasil e Sebrae — é que a maioria dos brasileiros evita grandes deslocamentos para comprar. A busca por comodidade e agilidade faz com que 76,8% comprem com maior frequência perto de casa e 7,6% façam a maior parte das compras perto do trabalho.

Ou seja, há uma boa chance de que a maioria do seu público esteja nos arredores do ponto de venda. Daí a importância de ter mídias segmentadas nessa direção.

5. Experiências marcantes

Quando falamos de mídia externa, há uma gama de formatos disponíveis. Entram aí banners, outdoors, backbus, empenas, telas digitais, painéis interativos, projeções, envelopamentos, entre outras possibilidades. Mas também é importante lembrar que, além dos formatos, a publicidade OOH pode estar associada a uma experiência do público.

Esse é o caso dos projetos especiais da NSC. Mais que eventos, eles são espaços de diversão, emoção e união, portanto bastante propícios para o posicionamento da marca diante de uma audiência qualificada. A mídia externa, então, não é só uma forma de destacar as marcas apoiadoras. É uma maneira de contextualizar o negócio dentro de uma memória positiva para os consumidores.

Baixe agora o guia One Stop Shop NSC e conheça algumas oportunidades para levar experiências marcantes aos consumidores catarinenses.

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