A pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, do Sebrae, revela que 73% dos pequenos negócios no Brasil estão presentes nas redes sociais. Mas, para quem tem uma equipe reduzida ou um orçamento limitado, a produção de conteúdo e a gestão dos perfis são dois grandes desafios no dia a dia. Felizmente, existem ferramentas para facilitar.
Descubra a seguir as melhores ferramentas de redes sociais envolvendo:
- sites e aplicativos para criação de conteúdo;
- sistemas de gestão das redes;
- ferramentas de social listening;
- e outras soluções para seu negócio.
Ao todo, selecionamos dez recursos para otimizar sua estratégia digital. Acompanhe as dicas!
Ferramentas de redes sociais focadas em produção de conteúdo
Vamos começar com o básico. Não existe estratégia de rede social sem a produção de conteúdo com regularidade. Então, aqui estão algumas sugestões de ferramentas para criar posts no Instagram, no Facebook, no LinkedIn, entre outras plataformas.
ChatGPT
O ChatGPT é nossa primeira escolha porque ele funciona como uma inteligência artificial que cria textos, mas também como um auxiliar de planejamento digital. Ele pode ajudar você a ter ideias para publicações, a criar textos ou a reaproveitar conteúdos para postar nas redes sociais.
O segredo para ter melhores resultados com o ChatGPT — ou qualquer outra IA generativa — é entender os fundamentos de engenharia de prompt. Isso porque os comandos inseridos fazem toda a diferença no texto entregue pela ferramenta.
Canva
O Canva é uma ferramenta de criação de visuais atraentes para quem não sabe mexer com programas de design. Na plataforma existem modelos para diversas finalidades, de Stories do Instagram a logotipos. A ferramenta oferece até um plano gratuito, mas na versão paga você encontra algumas vantagens extras, como 100 milhões de elementos disponíveis, colaboração e edição em equipe.
CapCut
É uma boa ideia apostar no vídeo para as redes sociais. Mas esse formato pode ser intimidante ao produzir pela primeira vez. Aí entra o CapCut, que permite editar vídeos de graça e com facilidade pelo site ou pelo aplicativo. A ferramenta de edição é intuitiva, basta arrastar os elementos em tela.
Uma das melhores funções do CapCut é a criação de legendas automáticas com base no áudio do vídeo. Esse recurso é importante, considerando que a maioria das pessoas assiste a Stories e outros vídeos curtos com o som desativado.
Influency.me
Quer encontrar os influenciadores certos para suas campanhas nas redes sociais? Então vale conhecer a Influency.me.
A plataforma de gestão de campanhas com influenciadores digitais permite que você encontre produtores de conteúdo alinhados com seu negócio, usando filtros específicos para isso, faça o planejamento da ação, contrate profissionais, monitore publicações e gere relatórios do trabalho.
Bit.ly
“Links são o tecido que amarra a internet”, já escrevemos aqui no blog. Um bom link deve ser curto, direto e facilmente acessível. Para isso, o Bit.ly é a solução.
No site, você pode criar links customizados, QR Codes e até landing pages de graça. A ferramenta ainda oferece um painel básico com informações dos cliques do público.
Leia também: 10 ferramentas de produtividade que vão melhorar seu dia

Com os recursos certos, você e sua equipe podem fazer muito mais. (Foto via Freepik)
Ferramentas de redes sociais voltadas para gestão e agendamento de posts
Depois de criar o conteúdo, é hora de programar a publicação e fazer a gestão das redes sociais. Isso pode ser feito por meio das próprias redes, como no Facebook Ads Manager. Ou, melhor ainda, você pode integrar as plataformas em uma só ferramenta.
Hootsuite
A Hootsuite é uma ferramenta de redes sociais tudo em um. Ela permite criar, programar, publicar e impulsionar posts, elaborar um calendário de postagens, ter acesso a um acervo de imagens, integrar com o Canva, centralizar as caixas de mensagem e ver relatórios de desempenho.
mLabs
A mLabs é outra opção para a gestão completa das redes. Além do planejamento e agendamento de posts, que salva tempo para sua empresa, a solução é integrada ao Canva, gera relatórios de resultado, analisa concorrentes, oferece insights para otimização da estratégia e tem um fluxo de trabalho com aprovação das publicações.
Buffer
A Buffer é uma ferramenta para Instagram, Facebook, LinkedIn, X, TikTok, YouTube e várias outras redes sociais. Importe seus arquivos do Canva ou da nuvem, programe postagens conforme seu cronograma e analise seus resultados individualmente ou no geral.
Sprout Social
O Sprout Social compartilha muitas das funcionalidades de outras ferramentas de redes sociais que listamos acima. Rascunhe, agende e publique posts, reúna todas as mensagens em um só lugar, promova publicações e receba relatórios de desempenho. Mas também acrescenta um foco necessário em social listening: plataforma monitora perfis, palavras-chave e locais de interesse do seu negócio.
Buzzmonitor
Social listening é a atividade de monitorar comentários e conversas relevantes para a marca no meio digital. Isso abrange desde menções diretas até palavras-chave do setor. Mas como fazer isso? Com uma ferramenta como a Buzzmonitor, que mostra como o público se sente em relação ao seu negócio, quais são os horários de maior engajamento, entre outros detalhes.
Leia também: Descubra qual é o melhor horário para postar no Instagram
Dicas das melhores ferramentas para redes sociais
Quer otimizar a produção de conteúdo e a gestão da sua estratégia digital? Aqui estão as dicas resumidas.
Quais são as ferramentas para usar na produção de conteúdo?
Você pode combinar o ChatGPT para criação de textos, o Canva para visuais impressionantes e o CapCut para a edição de vídeos.
Como fazer a gestão das redes sociais de maneira integrada?
Experimente as soluções oferecidas por Hootsuite, mLabs, Buffer, Sprout Social, entre outras plataformas que permitem o agendamento de publicações, impulsionamento, respostas a mensagens e comentários, análise de resultados e outras funções.
E quais ferramentas permitem fazer social listening?
Sugerimos uma ferramenta como a Buzzmonitor ou mesmo o Sprout Social para essa atividade. Mas há muitas outras opções disponíveis no mercado.
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