Nove em cada dez brasileiros sabem identificar um QR Code, segundo uma pesquisa divulgada pela Globo. Esses códigos têm ajudado a conectar negócios e consumidores de muitas formas, entre elas a publicidade. Mas como gerar um QR Code na sua comunicação? A explicação você encontra a seguir.
Vantagens de usar o QR Code na publicidade:
- 44% dos usuários já iniciaram uma compra ao escanear o código;
- 26% se cadastraram para participar de uma promoção;
- 63% do público brasileiro espera códigos em todos os anúncios na TV;
- você pode gerar QR Codes com ferramentas gratuitas.
Vamos mostrar mais vantagens dessa tecnologia e como você pode usá-la. Acompanhe!
A presença do QR Code na vida do consumidor
De todos os brasileiros que sabem identificar um QR Code, 92% já apontaram a câmera do celular para escanear um código. Isso é o que revela a pesquisa da Behup para a Globo.
A tecnologia dos QR Codes existe há três décadas, mas pouca gente faz ideia do que o nome quer dizer. Então explicamos: QR Code significa “código de resposta rápida”, ou quick response code, em inglês. Essa capacidade de o usuário reagir rapidamente é uma das grandes vantagens do recurso.
Os brasileiros têm usado QR Codes para as mais variadas tarefas, com destaque para as transações financeiras. Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box — Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, de setembro de 2023, 82% das pessoas conectadas no Brasil já haviam feito pagamentos por meio dessa tecnologia. Em 2020, eram apenas 35%.
A pesquisa para a Globo mostra outras formas de usar QR Code:
- iniciar uma compra: 44%
- ter mais informações de um produto ou serviço: 37%
- cadastrar-se em uma promoção: 26%
- resgatar uma recompensa exclusiva: 20%
- ler matérias ou conteúdos extras: 17%
Essas tarefas estão diretamente relacionadas a como o consumidor interage com as marcas. Inclusive, 27% do público inicia compras por QR Code ao menos uma vez por semana.
Oito em cada dez consumidores acreditam que esse é um recurso relevante para os anunciantes fornecerem mais informações sobre os produtos delas. Então, o que acontece quando a marca faz a publicidade com QR Code na televisão, o meio de conteúdo mais consumido pelos brasileiros?
Leia também: Brasileiros veem mais de 5 horas de televisão por dia

O consumo simultâneo de telas é um hábito dos brasileiros. (Foto via Freepik)
As vantagens dos QR Codes em comerciais de televisão
Usar QR Codes na publicidade televisiva encaixa-se em sua estratégia de várias maneiras. Em primeiro lugar, conecta o consumo de conteúdo on-line e off-line. Segundo, acelera a jornada de compra no meio de maior visibilidade para os anunciantes. Além disso, os próprios consumidores esperam encontrar mais essa tecnologia nos anúncios.
Um estudo da LG Ad Solutions mostra que 53% dos proprietários de TVs inteligentes nos Estados Unidos gostariam de que todos os anúncios tivessem uma opção rápida de compra. Enquanto isso, aqui no Brasil, a Globo revela que 77% do público acha interessante ver um produto na televisão e poder comprá-lo por meio de QR Code. Mais ainda, 63% dos espectadores são a favor dos códigos em todos os comerciais.
Como prova disso, 43% da audiência da TV brasileira já escaneou um QR Code em propaganda.
Ainda podemos acrescentar entre as vantagens da publicidade com QR Code a medição dos resultados. Os códigos oferecem uma resposta imediata que pode ser acompanhada pelos negócios. Saiba, assim, quantos telespectadores interagiram diretamente com o anúncio — só não se esqueça de que o retorno da televisão vai muito além disso.
Leia também: QR Codes geram grandes ações e resultados na televisão
Como gerar QR Code?
Tudo começa com um link. Esse link passa por um processo de codificação, que atribui o valor de símbolos ou caracteres a uma mensagem por meio de algoritmos, segundo a pesquisadora Júnia Oliveira. Os dispositivos então podem ler e interpretar essa codificação com o simples gesto de apontarmos a câmera do celular.
Felizmente, você não precisa saber os detalhes desse processo para gerar um QR Code. Deve apenas selecionar um link de destino e usar uma ferramenta para convertê-lo em código de resposta rápida. Existem muitas opções gratuitas para realizar essa tarefa. Inclusive, até ferramentas de marketing que talvez já use, como o Canva e o Bit.ly, têm essa função.
Aqui vamos mostrar como criar um QR Code com o QR Code Generator. É uma solução grátis, em português e que não precisa de cadastro.

Tela inicial da ferramenta gratuita QR Code Generator. (Divulgação)
Veja como usar:
- Acesse o site https://br.qr-code-generator.com.
- Selecione “URL” entre as opções disponíveis.
- Insira o link no espaço indicado.
- Clique no botão “CRIAR QR CODE”.
- Na tela seguinte, escolha entre baixar o arquivo em JPG (fundo branco) ou vetor (qualidade de impressão).
Isso vai gerar um QR Code básico em preto e branco. O QR Code Generator ainda oferece mais opções de moldura e cor. Outra possibilidade é incluir o logotipo da marca no centro do código. Nesse caso, é preciso criar uma conta na ferramenta.
Leia também: Saiba como ter o melhor resultado com QR Codes na TV
Tire suas dúvidas sobre o uso de QR Codes na publicidade
Quais são as vantagens de usar um QR Code nos anúncios?
Resposta direta e imediata, conexão entre a mídia on-line e off-line, jornada de compra facilitada para o consumidor e análise de resultados mais precisa para as marcas.
O consumidor realmente escaneia esses códigos?
Segundo uma pesquisa da Behup, 92% das pessoas familiarizadas com essa tecnologia já escanearam algum código do tipo. Mais ainda, 44% iniciaram uma compra dessa forma.
Como criar um QR Code?
Você pode usar uma ferramenta gratuita como o QR Code Generator para isso ou gerar o código no Canva, no Bit.ly, entre tantas outras opções.
Descubra mais oportunidades para destacar sua marca na televisão baixando o mídia kit da NSC TV.