Confiança na mídia: como ela impacta a sua publicidade?

17/07/2024

Comunicação

Confiança na mídia: como ela impacta a sua publicidade?

Foi notícia recente o fato de que os brasileiros estão entre os que apresentam maior confiança na mídia. Os dados do Statista Consumer Insights mostram que apenas 14% dos entrevistados no País desconfiam dela. Enquanto isso, Estados Unidos, França, Canadá e Alemanha registraram percentuais superiores.

Esse é um bom sinal para as marcas, porque a confiança na mídia está diretamente relacionada à sua publicidade. Quer saber como?

Fique por dentro do assunto:

Veja a seguir outros dados em destaque sobre o tema.

Como se constrói a confiança na mídia?

Uma pesquisa da agência Latam Intersect PR revelou que os latino-americanos confiam mais na mídia tradicional, incluindo aí televisão, rádio, sites de notícias e jornais impressos, que nas redes sociais. O estudo Eurobarometer, realizado na Europa, também aponta que a TV, a rádio e os portais de notícias são percebidos como mais confiáveis pelo público geral.

Essa é, de fato, uma tendência global. Quem ressalta isso é a pesquisa “Truth Quest”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Novamente, os maiores índices de confiança na mídia estão nos sites de notícias, no jornalismo impresso, na televisão e na rádio.

Contudo, mesmo dentro de um canal específico, existem diferentes níveis de confiança. Aí surge a questão: como ela se constrói na mente do público? 

A resposta para isso está em um relatório do Instituto Reuters com a Universidade de Oxford. Ele destacou os fatores que levam a audiência a confiar em determinado veículo. Nesse sentido, a familiaridade com a empresa e a tradição dela são muito relevantes para os entrevistados no Brasil, nos Estados Unidos, na Índia e no Reino Unido.

O que chama a atenção do público no jornalismo?

Não à toa, os veículos da NSC são líderes de audiência e relevância em Santa Catarina. O maior ecossistema de comunicação no Estado foi construído ao longo de décadas de presença diária na vida dos catarinenses.

A proximidade do público e a cobertura local, inclusive, estão entre os fatores que mais contribuem para aumentar o interesse e a confiança na mídia, indicam outros estudos.

Além disso, sensacionalismo e matérias caça-cliques são malvistos pelo público. O jornalismo da NSC tem o compromisso de evitar essas práticas em respeito à audiência e à qualidade do conteúdo.

Leia também: Portais de notícias e televisão lideram confiança na mídia

Na hora de buscar informações verdadeiras, o público prefere as mídias tradicionais. (Foto via Freepik)

Como a confiança na mídia impacta a publicidade?

A credibilidade é o fator mais importante para 53% dos brasileiros na hora de escolher um site de notícias para ler. Isso é o que revela uma pesquisa da Teads em parceria com a CNN Brasil.

Então, o primeiro impacto da confiança na mídia é a visibilidade. Veículos confiáveis atraem o público, o que aumenta o alcance da publicidade para os anunciantes. Essa é uma boa forma de impulsionar a descoberta da marca, seus produtos ou serviços, considerando que 96% dos internautas brasileiros leem notícias on-line, segundo a Comscore.

Mais ainda, meios de confiança do público atraem maior atenção para os anúncios. Essa atenção é determinante para o sucesso da marca. Ela contribui para aumentar a lembrança da publicidade e a consideração de compra pelo consumidor.

Tudo isso agrega valor à comunicação. Os atributos positivos associados ao veículo são emprestados ao anunciante. Isso faz uma enorme diferença para as marcas que desejam se destacar da concorrência, especialmente aquelas ainda pouco conhecidas.

Leia também: Como anúncios em sites de notícias ajudam sua marca?

O jornalismo de confiança da NSC

Como explicamos, credibilidade e visibilidade da mídia andam juntas. O jornalismo da NSC é prova disso.

Na televisão, por exemplo, o telejornalismo local da NSC TV alcança 84% do público na TV aberta. A cada dez televisores ligados de manhã na Grande Florianópolis, oito acompanham o Bom Dia Santa Catarina, de acordo com a Kantar IBOPE Media.

Na rádio temos a CBN, que está presente há 25 anos na vida dos catarinenses tocando notícias diariamente. São mais de dez horas de programação local por dia e milhares de ouvintes sintonizados. Tanto que a CBN Floripa é líder de audiência no radiojornalismo da capital.

Enquanto isso, já na internet, a NSC tem o maior ecossistema de conteúdo digital em Santa Catarina. São mais de 100 milhões de visualizações de página por mês. Só o NSC Total recebe mais de 61 milhões de visualizações e mais de 16 milhões de usuários mensais.

Leia também: Exclusivo: veja a audiência do jornalismo da NSC TV em dados

Informações para levar com você

Aqui está um resumo do que abordamos neste artigo.

Os brasileiros confiam mais na mídia tradicional ou nas redes sociais?

Tanto os brasileiros quanto pessoas do mundo todo confiam mais nas mídias tradicionais, como televisão, rádio, sites de notícias e jornais impressos, que nas redes sociais. Esse dado está presente em diferentes estudos, entre eles o “Truth Quest” da OCDE.

Por que os brasileiros têm mais confiança em algumas mídias que outras?

Tradição, familiaridade, reputação, imparcialidade e exatidão dos fatos são alguns dos fatores que levam as pessoas a escolher um veículo ou mídia para confiar.

Como a confiança na mídia impacta sua publicidade?

Ela atrai mais visibilidade para os anunciantes, mais atenção para os anúncios e mais valor para a comunicação de um modo geral. Isso impulsiona os resultados da marca.

Saiba mais sobre o jornalismo líder da NSC e as oportunidades para você anunciar baixando o guia One Stop Shop.

Fontes:
Kantar IBOPE Media | Florianópolis | Maio/2024 | Domiciliar, segunda a domingo | Shr% — considerando as cinco principais emissoras de TV aberta.
Kantar IBOPE Media — EasyMedia4 | FLO | JAN/24 A MAR/24 | 05-05 | TODOS OS DIAS | FLO – CBN FLORIPA FM/WEB.
O número de visualizações é o somatório de acessos dos portais locais (NSC Total, G1 SC, GE SC) com os acessos aos portais nacionais (G1, GE e Gshow) provenientes de Santa Catarina. Google Analytics | NSC Total (54,1 milhões), G1 SC (4,9 milhões), GE SC (1,2 milhão), G1 acessos SC (12,2 milhões), GE acessos SC (17,6 milhões), Gshow acessos SC (1,5 milhão) | DEZ/23.
IVC | acessos NSC Total | Fevereiro/2024.
Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui