O mercado de publicidade está aquecido em 2024. Tanto que a agência global dentsu revisou a previsão de investimento publicitário em mídia para este ano. Em vez do crescimento de 4,6% estimado em dezembro de 2023, agora se espera uma alta de 5%. O Brasil ainda aparece acima da média internacional no levantamento.
Sua marca tem acompanhado o investimento publicitário?
- Os negócios devem investir US$ 754,4 bilhões em mídia em 2024.
- No Brasil, o investimento em mídia pode chegar a US$ 15,9 bilhões.
- Os anúncios de televisão ganham um mercado ainda maior no País.
- A NSC tem uma ferramenta para otimizar seu orçamento de mídia.
Fique por dentro dos detalhes com a explicação do Negócios SC.
Tendência global de alta no investimento publicitário
Em dezembro, a dentsu estimou que o investimento total em mídia no ano de 2024 chegaria a 752,8 bilhões de dólares. Isso representaria um crescimento de 4,6% em relação a 2023, de acordo com o relatório “dentsu Global Ad Spend Forecast”.
No entanto, os resultados deste ano têm sido tão positivos que obrigaram a agência a rever para cima a projeção. O crescimento do investimento publicitário em 2024 deve ser de 5% segundo os cálculos mais recentes, chegando a 754,4 bilhões de dólares.
No médio prazo, estima-se que a alta será um pouco menor, de 4,2% em 2025 e 2026. Com isso, o gasto em mídia alcançaria a marca de 819,1 bilhões de dólares daqui a dois anos.
O resultado é puxado principalmente pelas mídias virtuais na média global. Só o digital deve receber um investimento de 449,3 bilhões de dólares em 2024. A televisão se mantém no segundo lugar, com 170 bilhões de dólares.
Ainda vale destacar o papel da mídia exterior (OOH) nesse contexto. Até 2026, ela se tornará a terceira mídia com o maior valor investido em todo o mundo, tomando o lugar do áudio e dos impressos.
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O Brasil deve investir em mídia mais de US$ 19 bilhões em 2026. (Foto via Freepik)
O mercado publicitário no Brasil cresce acima da média
Entre 2022 e 2023, o investimento em mídia pelas marcas brasileiras aumentou mais que a média global. Enquanto o mundo subiu os gastos em 3,3%, o Brasil teve um desempenho 5,6% superior.
Agora em 2024, o resultado do País deve ser ainda melhor e continuar acima da média. A previsão para o globo é de +5,9%, de acordo com a dentsu, enquanto se espera que o mercado brasileiro chegue a +8,1%. Inclusive, o Brasil deve ter o maior crescimento neste ano entre os mercados analisados.
Já para os próximos dois anos, a expectativa é também positiva, ou até mais: o crescimento da mídia pode ficar perto dos 10%.
Investimento publicitário em mídia no Brasil segundo a dentsu:
- 2023: 14,7 bilhões de dólares (+5,6%)
- 2024: 15,9 bilhões de dólares (+8,1%)
- 2025: 17,4 bilhões de dólares (+9,8%)
- 2026: 19,1 bilhões de dólares (+9,7%)
A alta nos gastos com publicidade no País é impulsionado sobretudo pelos setores automotivo, farmacêutico e de bebidas. Mas também há uma contribuição relevante da televisão nesse total. Calcula-se que o investimento em TV crescerá 9% em 2024, alcançando os 7,6 bilhões de dólares, o que representará 48,2% do mercado brasileiro de mídia.
O Brasil então reverte uma tendência mundial. Por aqui, a televisão ganha a prioridade das marcas à frente da mídia digital.
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Uma ferramenta para otimizar seu investimento em mídia
O Brasil ainda pode crescer muito mais nesse sentido, porque investe menos por consumidor que a média dos mercados analisados pela dentsu.
Investimento em mídia per capita:
- Brasil: 77 dólares
- Média: 139 dólares
- Estados Unidos: 940 dólares
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Tire suas dúvidas sobre o investimento publicitário em 2024
Aqui está um resumo com as principais informações para você guardar.
Qual é a previsão para o mercado publicitário em 2024?
O investimento em mídia pelo mundo tem superado a previsão inicial da dentsu, que estima um crescimento de 5% neste ano. Com isso, o total investido deve chegar a US$ 754,4 bilhões no ano.
Como está o investimento em mídia no Brasil?
O mercado brasileiro tem crescido em ritmo mais acelerado que a média global, com alta projetada de 8,1% em 2024. Calcula-se que o valor chegue a US$ 15,9 bilhões neste ano.
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